VAMOS LEMBRAR DO CASO CLÍNICO? 

  • Vamos revisitar o caso do Sr. João da Silva (68 anos, aposentado). Os limiares audiométricos e o limiares de desconforto para orelha direita (U) constam a seguir




Instrumento COSI (Escala de Melhoria Segundo o Cliente)

Situações de maior importância para melhorar sua audição, nesta ordem de prioridade: 

  • (1) Entender melhor sua esposa 
  • (2) Entender os familiares (filho, netos) em conversas como almoço ou jantar em família
  • (3) Entender o que o filho e netos falam ao telefone (telefone fixo)
  • (4) Compreender a conversa com os amigos quando "falam todos juntos" (jogo de baralho)
  • (5) Entender o que é dito na televisão (jornal e jogo de futebol).


Características estruturais e acústicas do molde auricular. 

  • Características do molde auricular: Molde tipo invisível simples, de acrílico, com ventilação de 2 mm.  


Características do AASI 

  • Características físicas: verificamos que foi selecionado um AASI do tipo mini-retroauricular. 
  • Características eletroacústicas: também discutimos que é necessário considerar quais as características eletroacústicas do AASI (ganho, resposta de frequencia, e saída máxima) que podem compensar as características da perda auditiva do paciente.  Comentamos que a seleção do ganho e resposta de frequencia é feita a partir dos limiares tonais, por meio da aplicação de métodos prescritivos.  A seleção da saída máxima é feita com base nos limiares de desconforto exibido na audiometria e convertidos em dB NPS. Métodos prescritivos também podem ser utilizados para calcular a saída máxima a partir dos limiares tonais, quando estes limiares de desconforto não estiverem disponíveis. 
  • Características da compressão: para este paciente é indicado o uso de compressão WDRC, que tenha, pelo menos, dois canais. 
  • Outras características:  com base nas necessidades do paciente apontadas no instrumento COSI verificamos que existe necessidade de melhorar a comunicação ao telefone - logo, é desejável que o aparelho em questão tenha uma "bobina telefônica" (telecoil). Também observamos que  ele tem dificuldade de compreensão em situações onde há ruído de fundo (almoços com a família, jogo de baralho) e por esta razão necessitará de recursos como um microfone direcional.  Veremos mais adiante nesta disciplina como selecionar estas características. O importante neste momento é que você compreenda que há um conjunto de "requisitos" que o AASI para este paciente deve ter.  

 
As especificações técnicas 


A fim de identificarmos quais as características físicas, eletroacústicas e outros recursos que um dado aparelho possui, é necessário interpretarmos a sua especificação técnica (ficha técnica). 

Estas fichas apresentam as características eletroacústicas do AASI obtidas por meio de medidas feitas em acopladores (acoplador de 2 cc) ou simulador de ouvido.  Estas informações são expressas por meio de gráficos e tabelas conforme o exemplo abaixo. 
Nesta parte da disciplina vamos conversar sobre estas medidas e a interpretação das fichas técnicas 









Zuletzt geändert: Sonntag, 18. September 2022, 15:28