Características Estáticas da Compressão


As características estáticas da compressão correspondem ao limiar de compressão, a razão de compressão e a região de compressão.

  • O limiar de compressão (sinônimos: ponto de joelho, TK) é a intensidade do sinal de entrada a partir da qual o sinal será comprimido. (Mueller e Hall, 1998; Dillon, 2001).
  • A razão de compressão corresponde à quantidade de compressão exercida sobre o sinal. Este valor é calculado observando-se o aumento da intensidade do som de entrada em relação ao aumento resultante na saída. 
  • A região de compressão é a região que está sofrendo a compressão do sinal. Ela é compreendida entre o limiar de compressão e o ponto de saturação do AASI.  (Menegoto e Iório, 1996).


Vamos exemplificar

A figura 1 mostra o gráfico de entrada e saída de um aparelho hipotético. No eixo x pode ser visualizado o sinal de entrada, medido em dB nível de pressão sonora (NPS). No eixo y visualiza-se a saída do AASI, também medido em dB nível de pressão sonora.

Pode ser observado que para quando o som de entrada é 0 dB NPS, a saída é igual a 20 dB NPS. Sendo a saída igual ao som de entrada mais o ganho (S=E+G), pode ser deduzido que o ganho deste AASI é de 20 dB.  Para um som de entrada de 40 dB NPS, a saída é igual a 60 dB NPS - novamente temos um ganho igual a 20 dB.  Verifiquem que o ganho nesta região é constante - esta é uma característica da região (amplificação) linear.

Vamos observar a variação do sinal de entrada (eixo x).  De 20 a 40 dB o sinal está variando 20 dB. Se observarmos o eixo y (saída) também existe uma variação de 20 dB (40 a 60 dB NPS).  Desta forma pode ser dito que para uma variação de 20 dB no sinal de entrada (20 dB para 40 dB NPS) observa-se uma correspondente variação de 20 dB na saída (40 dB para 60 dB NPS). 

Isto pode ser expresso pela seguinte proporção 20:20 - para cada 20 dB de aumento no sinal de entrada, ocorre 20 dB de aumento na saída.   É o mesmo que dizer que para cada aumento de 1 dB na entrada, existe um aumento correspondente de 1 dB - ou seja, 1 para 1 (1:1). 


compressao io

Figura 1: Curva de entrada e saída de um AASI hipotético, com compressão.  


Pode ser observado também na figura 1 que a partir do nível de entrada de 50 dB NPS a inclinação da reta muda. Isto ocorre porque a partir de 50 dB NPS a compressão começa a atuar. Desta forma, dizemos que o limiar de compressão deste aparelho hipotético é igual a 50 dB NPS. 

Quando a compressão começa a atuar, haverá uma redução do ganho do AASI. Observe que quando entra 60 dB NPS, a saída é de 75 dB NPS - ou seja, o ganho passa a ser igual a 15 dB. 

Vamos observar a variação do sinal de entrada  (eixo x).  De 60 a 80 dB o sinal está variando 20 dB. Se observarmos o eixo y (saída) uma variação de 10 dB (75 a 85 dB NPS).  Desta forma pode ser dito que para uma variação de 20 dB no sinal de entrada (60 dB para 80 dB NPS) observa-se uma variação de 10 dB na saída (75 dB para 85 dB NPS). 

Isto pode ser expresso pela seguinte proporção 20:10 - para cada 20 dB de aumento no sinal de entrada, ocorre 10 dB de aumento na saída.   É o mesmo que dizer que para cada aumento de 2 dB na entrada, existe um aumento correspondente de 1 dB na saída - ou seja, 2 para 1 (2:1).  Esta é a razão de compressão do aparelho (2:1).

Por fim, observa-se que a partir da entrada de 90 dB NPS (eixo x), aumentos sucessivos do som de entrada não acarretam um aumento da saída. Isto ocorre porque o aparelho atingiu a saturação. Se observarmos o gráfico, podemos dizer a região de compressão  vai de 50 dB NPS a 90 dB NPS, ou seja, do limiar de compressão até o ponto de saturação. 


Fique atento!

Observe novamente a figura 1.   Veja que é possível visualizar bem a mudança do ângulo da reta, em 50 dB NPS (limiar de compressão) e também em 90 dB NPS.  

Agora observe a figura 2.  O gráfico mostra uma configuração semelhante a um arco. A distinção entre a região linear e a região de compressão não é abrupta. O limiar de compressão é mais dificil de ser observado. Esta é a chamada compressão "curvilínea". 

Algumas vezes o valor da razão de compressão de um aparelho não é fixo.  Ele pode aumentar gradativamente conforme aumenta o sinal de entrada. Veja na figura 2 que para um som de entrada de 70 dB a razão de compressão é de 1.2:1.  Para um sinal de entrada de 80 dB NPS a razão de compressão é maior, igual a 2:1 e assim, sucessivamente a razão de compressão vai aumentando.  Isto é o que gera este formato de arco. 


curvilinea

Figura 2:Compressão curvilínea. Fonte: Starkey. The compression handbook. 1997 


Assista a videoaula no link abaixo 

https://drive.google.com/file/d/1t4u18kV2RoUvBsSto3eeoeqUqFv062sd/view


Última atualização: sexta-feira, 16 set. 2022, 12:47