Aqui vão as questões que vão conduzir nossa conversa na próxima aula.


1. Vamos começar fazendo uma síntese do que é o principal resultado do estudo. Em sua apresentação, tente apontar qual a principal novidade que o trabalho trouxe, e como ele pôde chegar a essa conclusão. Vamos emendar essa apresentação num momento de tirar dúvidas mais técnicas sobre o trabalho.

2. Talvez o ponto nevrálgico de um estudo como esse é o grau das simplificações envolvidas, tornando um problema complexo suficientemente simples para ser estudado com expressões analíticas. Os alunos do ano anterior identificaram inúmeras simplificações que o modelo assume que são, nas palavras de alguns alunos "duvidosas". Lanço dois desafios: (a) você consegue identificar pressupostos que foram usados, que acham que deviam ser mudados ou substituídos por uma abordagem que melhor contempla a complexidade do processo? (b) De modo geral você vê esse modelo simplificador utilizado como tendo sido produtivo, ou acha que foi "longe demais", ao deixar de fora a realidade biológica relevante. 

3. Uma pergunta que apareceu em discussões sobre o trabalho, em anos anteriores, foi sobre a relação entre a teoria apresentada e a "análise de dados" propriamente dita. Qual sua visão sobre o uso (ou falta de uso) de análise de dados neste trabalho? Você consegue propor uma análise de dados específica que seria aparentemente interessante de ser feita?

4. Com base nos achados descritos no trabalho, há um "próximo passo" natural, em termos de modelagem ou análise de dados, que lhes parece o mais natural e promissor a seguir. Essa pergunta foi também proposta na leitura do Lynch, e é natural que seja assim, pois ao final de um bom trabalho científico há ganho de conhecimento, novas questões em aberto que são identificadas, e consequentemente indicações de desenvolvimentos futuros.




Última atualização: sexta-feira, 4 dez. 2020, 09:53