Programação
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Documento com ideias para trabalho final [aqui]
Link para aulas síncronas: https://meet.google.com/mbv-
ozrp-cfi -
Preparação:
Venham com ânimo!
Aula:
- Apresentação da disciplina
- Questões motivadoras [Quizz]
- Modelos em biologia evolutiva [Quizz]
- Entrevista com Charbel Niño El-Hani sobre modelos [video]
- Discussão
- Link da aula síncrona
Material adicional:
Entrevistas com Charbel Niño El-Hani:
- Evolução é "só uma teoria"? [video]
- Evolução é um fato? [video]
- Sugestões para alunos de biologia [video]
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Preparação:
- Vídeo definição de alelos [video] (para quem precisar revisar alguns conceitos de genética)
- Vídeo Frequências alélicas [video]
- Vídeo modelo Hardy-Weinberg [video]
- Vídeo testes do modelo de Hardy-Weinberg [video]
- Questões para discussão sobre Hardy-Weinberg [arquivo]
Aula:
- Discussão de exercícios, liderado por grupos
- Um quizz
- Tirar dúvidas
- Link da aula síncrona
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Preparar:
- Video: introdução do conceito de deriva genética [video]
- Video: Modelos matemáticos de deriva genética [video]
- Leituras opcionais do Ridley: Capítulo 6: 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5.
- Questões para discussão sobre deriva genética [link]
A aula:
- Discussão das questões propostas
- Quizz [aqui]
- Um breve comentário sobre probabilidades binomiais
- Discussão de dúvidas
- Link da aula síncrona
Leituras complementares:
1. Um artigo curtinho e acessível sobre deriva genética [aqui]
2. Uma introdução acessível sobre deriva e tamanho efetivo (em inglês) [aqui]
- Video: introdução do conceito de deriva genética [video]
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Preparar para aula:
- Video de seleção natural [parte 1] [parte 2]
- Questões para discussão sobre seleção natural [aqui]
- Leitura para consulta: Ridley 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 5.6.
A aula:
- Discussão das questões propostas
- Dúvidas
- Link da aula síncrona.
1. Um verbete simples sobre modelos de seleção [aqui] -
Preparar:
- Video: Deriva com mutação e teoria neutra [video parte 1] [video parte 2 ]
- Video: Tamanho efetivo populacional [aqui]
- Vídeo: Entrevista com Carlos Schrago (UFRJ) sobre teoria neutra [aqui]
- Leituras do Ridley: 5.6, 5.7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.6.
- Questões para discussão [aqui]
A aula síncrona:
- Discussão das questões propostas.
- Tirar dúvidas
- Link da aula
Leituras complementares:
1. Artigo de divulgação sobre a teoria neutra (em inglês) [aqui]
2. Artigo sobre a teoria neutra escrito por Tatiana Torres [aqui]
3. Um resumo acessível sobre a teoria neutra [aqui] -
Vamos discutir a importância da evolução não-adaptativa. Para isso vamos explorar uma surpreendente ideia de que as principais características que moldaram a evolução dos genomas são consequência do acaso, e não da seleção natural.
Uma matéria na Revista FAPESP com Lynch, autor do artigo, pode ajudar a enxergar com mais clareza a ideia central do trabalho.
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Nesta aula vamos discutir o texto "Cliff-edge model of obstetric selection in humans" (abaixo). Ele trata de como a seleção atuou moldando dois traços: o tamanho da cabeça dos bebês e a largura da pelve das mães. Tem implicações sobre como o uso de cirurgias cesáreas pode impactar o curso de nossa evolução.
Preparar para a aula: