Um dia, quando Martin retornou ao calabouço, ele achou o dragão esfregando seus olhos, como se ele tivesse acordado de um longo sono.

" Eu tive um sonho muito curioso, " disse o dragão. "Era um sonho recursivo de fato. Você gostaria de ouvi-lo ? "

Martin estava aturdido, procurando encontrar algo no dragão que justificasse o seu bom humor. Ele esqueceu tudo a respeito do último problema que o alquimista lhe deu. "Sim, por favor conte-me a respeito do seu sonho, "disse ele.

" Muito bem, " começou o dragão. " na noite passada eu estava olhando para um grande pão de forma, e eu imaginei em quantos fatias eu poderia dividir deste pão de forma. Para responder à minha pergunta eu cortei uma fatia do pão de forma. Eu tinha, agora, uma fatia e um pedaço de pão de forma insignificante menor, mas nenhuma resposta. Eu tentei entender o problema até adormecer ".

" E foi isto que aconteceu quando você teve este sonho ? " Martin perguntou.

" Sim, um sonho muito curioso. Eu sonhei com um outro dragão que tinha um pedaço de pão de forma como eu também tinha, exceto que o dele era menor que o meu. E ele também queria saber quantos pedaços seu pão de forma poderia ter, mas ele teve o mesmo problema que eu. Ele cortou uma fatia, como eu, e ficou com o resto do pão, como eu, e então adormeceu como eu adormeci também. "

" Então nenhum de vocês encontrou a resposta," Martin disse desapontado. " Você não sabe qual é o tamanho do seu pão de forma, e você não sabe qual é o tamanho do pão de forma do outro dragão, exceto que é uma fatia menor que o seu. "

" Mas eu ainda não terminei, " disse o dragão. "Quando o dragão do meu sonho adormeceu, ele teve um sonho. Ele sonhou sobre - se você pode imaginar isto - um dragão cujo pão de forma era uma fatia menor que o seu próprio pão. E este dragão também queria saber quantas fatias seu pão de forma poderia ter, e ele tentou achar a resposta cortando uma fatia, mas isto não deu a resposta, então ele adormeceu pensando nisto. "

" Sonhos dentro de sonhos !! " exclamou Martin. "Você está fazendo minha cabeça nadar. O último dragão também teve um sonho ? "

" Sim, e ele não foi o último. Cada dragão sonhou com um dragão que possuia um pão de forma uma fatia menor que o seu. Eu estava empilhando uma bela e profunda pilha de sonhos. "

" Como você fez para acordar ? " perguntou Martin.

" Bem ," disse o dragão, " eventualmente um dos dragões sonhou com um dragão cujo pão de forma era tão pequeno que não estava mais lá em si. Você deve chamar isto de 'o pão de forma vazio' . O dragão pôde ver seu pão de forma contendo nenhuma fatia, então ele soube que a resposta para a sua questão era zero; ele não adormeceu."

" Quando o dragão, que sonhou com o dragão que não adormeceu, finalmente acordou, ele soube que, desde que o seu pão de forma tinha uma fatia maior, ele só poderia ser dividido em um pedaço. Então ele acordou sabendo a resposta da sua pergunta. "

" E , quando o dragão que sonhou com o dragão que acordou, também acordou ele soube que seu pão de forma poderia ser dividido em duas fatias, desde que ele tinha uma fatia a mais que o dragão do seu sonho. E quando o dragão que sonhou com este acordar ... "

" Eu entendo ! " disse Martin. " Ele adicionará um a quantidade de fatias do pão de forma do dragão com o qual ele sonhou, e isto responderá a sua própria pergunta. E quando você finalmente acorda, você tem a resposta sobre quantas fatias o seu pão poderá ser dividido. Quantas fatias o seu pão de forma pode ter ? "

" Vinte e sete, " disse o dragão. "Foi um sonho muito longo. "

=============

Conto de David S. Touretzky, traduzido e adaptado pelo Prof. Ruiter Caldas (UFAM)

Última atualização: sexta-feira, 4 set. 2020, 14:58