Formato e Métodos de Avaliação
Organização Geral
A Matéria está dividida em 6 blocos principais: Ética, Coleta de Dados e Privacidade, Viés Algorítmico, Tecnologia e Política, Autoria e Propriedade Intelectual e Ética Profissional.
Cada um é composto de 2 ou 3 aulas abordando aspectos mais específicos do tema geral. Cada bloco possuirá um fórum específico, que será aberto na semana da primeira aula do bloco, e permanecerá aberto até o final da disciplina. Essa separação tem como objetivo orientar as discussões e facilitar tanto a correção quanto a participação.
Roteiro das Aulas
Excetuando-se as aulas da Semana 1 e 7, a dinâmica será:
13h00 - 13h20: Relatoria das Leituras Obrigatórias
13h20 - 14h10: Exposição do(a) Palestrante Convidado(a)
14h10 - 14h40: Debate com a Turma
A Relatoria serve para apresentar as leituras. Os alunos podem, de maneira voluntária, fazer esta apresentação.
Avaliação
Essa matéria foi pensada inicialmente tendo a discussão e o debate entre os participantes como um componente principal. Devido a situação atual, esse aspecto da disciplina teve que ser
adaptado e os métodos de avaliação repensados. As discussões nas aulas ainda irão ocorrer e estimulamos a participação de vocês, mas a presença será dada pela nota de participação, definida abaixo.
A avaliação será composta majoritariamente por uma monografia individual ao final do semestre sobre um dos temas abordados durante a disciplina. A Média Final (MF) será dada por:
MF = 0.7 * NM + 0.3 * NP
NP = 0.5 * Nrel + 0.5 * Nfor
Onde Nrel = Nota dos Relatórios e Nfor = Nota do Fórum. Abaixo explicamos cada uma dessas notas. Se alguma das notas NP ou NM for menor do que 5 (cinco), a menor das duas será tomada como MF.
Nota dos Relatórios
A cada semana, um grupo de alunos será responsável por submeter seu relatório individual das leituras obrigatórias da semana. A relatoria consiste em um texto resumindo os pontos principais de cada leitura e que demonstre um entendimento básico do material.
Cada aluno(a) realizará 2 (duas) relatorias ao longo do semestre, as quais foram sorteadas e serão divulgadas em uma planilha na primeira semana de aula.
Em seu relatório, tente abordar as seguintes perguntas, além de expor o que mais achar relevante:
- Quais os pontos principais dos textos apresentados?
- Qual a minha opinião sobre os pontos apresentados?
- Em quais momentos o texto apresentou algo que eu desconhecia?
- Eu relacionei a leitura à outros textos que já li?
- Tive dificuldade com algum conceito? Fiz uma pesquisa que supriu ou ainda restam dúvidas?
Os relatórios devem ser entregues no campo Relatório no respectivo tópico do e-disciplinas. Em formato pdf, com os seguintes campos no cabeçalho: Nome, nUSP, semana a qual ela se refere.
O prazo de entrega é sempre até as 12:59 da quarta-feira da aula na qual os textos serão discutidos.
PS.: A Semana 1 (02/08) - Introdução ao Curso e Semana 7 (14/10) - Estudos de Casos não terão relatórios
Nota do Fórum
Cada aluno(a) será atribuído(a) à dois blocos, nos quais terá que obrigatoriamente participar nos respectivos fóruns, nas semanas em que as aulas do bloco estarão sendo dadas. A participação deverá consistir de:
-
criar 2 (duas) postagens, iniciando a discussão sobre um assunto ou tópico relacionado ao tema geral do bloco.
-
participar em 3 (três) postagens contribuindo para o debate com uma opinião embasada, seja nas leituras da disciplina ou em outras com as quais o(a) aluno(a) teve contato.
A avaliação dos tópicos será feita baseada nos critérios apresentados em Critérios de Avaliação do Fórum.