Sobre os Debates
A presente página expõe o objetivo fundamental desta modalidade de ensino ativo (debates) e os resultados que são esperados no desenvolvimento das atividades. No dia da introdução ao curso, 22/02/2019, conduziremos a distribuição de grupos de estudantes por debate calcado em cada conteúdo de aula listado na página do moodle do curso.
Elementos Fundamentais de um Debate:
- Discussão de argumentos opostos: conteúdo substantivo dos argumentos e justificativas teóricas subjacentes
- Foco na interação e contraposição de posições: comparação entre argumentos concorrentes
- Avaliação por uma terceira parte: audiência (participação dos demais alunos e professor)
- Foco em conteúdo e estilo: força do argumento lógico, apelo emocional e credibilidade
Conteúdo dos debates:
Os conteúdos seguem a discussão fundamental apresentada pelos textos obrigatórios e complementares de cada aula do curso. O tema é bastante genérico mas objetivo ao mesmo tempo, sendo estruturado de forma a conduzir o debate em torno de uma posição contrária e outra favorável. Os estudantes devem na aula introdutória escolher, na medida do possível, um tópico em que será efetuado o debate de seu grupo.
Objetivos Gerais dos Debates
- Estimular o interesse (ensino ativo)
- Permite a mobilização de conteúdo aprendido durante o bacharelado
- Trabalho de equipe e esforço individual (a estratégia argumentativa deve ser feita em grupo e cada membro desempenha-la)
- Incentiva a pesquisa do tema debatido, além de trabalhar questões lógicas propícias ao desenvolvimento de hipóteses e argumentos científicos
- Comunicação verbal e fala em público: desenvolve a capacidade de retórica e persuasão argumentativa, sendo excelente ferramentas na formação profissional
Objetivos específicos (Análise de Política Externa)
- Intersecção entre distintos tópicos e abordagens teóricas
- Leitura da literatura
- Auxiliam a instrumentalizar as teorias
Resultados Esperados
- Utilização da bibliografia do curso (é esperado que os textos sejam citados)
- Pesquisa sobre outros textos não inseridos no curso
- Utilização de casos empíricos na argumentação
- Apresentação oral sem leitura nem consulta
- A audiência (demais estudantes) deve fazer perguntas ao término do debate
- Defesa coerente de um conjunto de argumentos
Estrutura dos debates
Orador 1: introduz o tópico (afirmativo ou negativo) e faz um ou dois argumentos substantivos a favor da resolução
Oradores 2,3...: reconstrução do argumento inicial e refutação dos argumentos dados pelo outro grupo, realizar ao menos um novo argumento substantivo
Orador Final: resume o debate, compara os argumentos favoráveis e contrários e esclarece o argumento mais forte do grupo
Regras do debate:
- Uma fala por vez
- 5 minutos cada fala
- Falas alternadas entre grupos