Elementos Fundamentais de um Debate:

  • Discussão de argumentos opostos: conteúdo substantivo dos argumentos e justificativas teóricas subjacentes
  • Foco na interação e contraposição de posições: comparação entre argumentos concorrentes
  • Avaliação por uma terceira parte: audiência (participação dos demais alunos e professor)
  • Foco em conteúdo e estilo: força do argumento lógico, apelo emocional e credibilidade

Conteúdo dos debates:

Os conteúdos seguem a discussão fundamental apresentada pelos textos obrigatórios e complementares de cada aula do curso. O tema é bastante genérico mas objetivo ao mesmo tempo, sendo estruturado de forma a conduzir o debate em torno de uma posição contrária e outra favorável. Os estudantes devem na aula introdutória escolher, na medida do possível, um tópico em que será efetuado o debate de seu grupo. 

Objetivos Gerais dos Debates

  • Estimular o interesse (ensino ativo)
  • Permite a mobilização de conteúdo aprendido durante o bacharelado
  • Trabalho de equipe e esforço individual (a estratégia argumentativa deve ser feita em grupo e cada membro desempenha-la)
  • Incentiva a pesquisa do tema debatido, além de trabalhar questões lógicas propícias ao desenvolvimento de hipóteses e argumentos científicos
  • Comunicação verbal e fala em público: desenvolve a capacidade de retórica e persuasão argumentativa, sendo excelente ferramentas na formação profissional

Objetivos específicos (Análise de Política Externa)

  • Intersecção entre distintos tópicos e abordagens teóricas
  • Leitura da literatura
  • Auxiliam a instrumentalizar as teorias

Resultados Esperados

  • Utilização da bibliografia do curso (é esperado que os textos sejam citados)
  • Pesquisa sobre outros textos não inseridos no curso
  • Utilização de casos empíricos na argumentação
  • Apresentação oral sem leitura nem consulta
  • A audiência (demais estudantes) deve fazer perguntas ao término do debate
  • Defesa coerente de um conjunto de argumentos

Estrutura dos debates

  • Orador 1: introduz o tópico (afirmativo ou negativo) e faz um ou dois argumentos substantivos a favor da resolução

  • Oradores 2,3...: reconstrução do argumento inicial e refutação dos argumentos dados pelo outro grupo, realizar ao menos um novo argumento substantivo

  • Orador Final: resume o debate, compara os argumentos favoráveis e contrários e esclarece o argumento mais forte do grupo

Regras do debate:

  1. Uma fala por vez
  2. 5 minutos cada fala
  3. Falas alternadas entre grupos  


Última atualização: quarta-feira, 19 dez. 2018, 17:36