Programação
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Esta disciplina tem por objetivo introduzir o aluno às abordagens teóricas que orientam o estudo das relações internacionais. A disciplina concentra-se nas abordagens teóricas clássicas – aquelas que guardam uma conexão direta com a Teoria Política Clássica a partir das origens do Estado moderno, em 1648, até meados do século XX. A disciplina tem por objetivo examinar a contribuição dos autores clássicos para o estudo das relações internacionais, na forma como os temas contemporâneos são colocados. Com esta finalidade, leituras complementares (obrigatórias) buscam reforçar a conexão entre a literatura clássica e os problemas que o aluno de relações internacionais confronta no dia-a-dia.
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Nesta primeira aula assistiremos o documentário do diretor José Padilha sobre antropologia, guerra entre os Yanomami, produção científica em ciências sociais, construção de teoria, ética na ciência e aspectos metodológicos das humanidades. O foco nas causas da guerra será de particular interesse para as discussões nas teorias clássicas de relações internacionais.
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Link do google drive para o arquivo em vídeo do documentário que será aprsentado em sala de aula
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28.8 Mb Documento PDF
Texto Obrigatório - Páginas 375 a 398
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Texto Obrigatório (Páginas 1 a 28)
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Texto Complementar
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Texto Obrigatório - Páginas 279 a 301.
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Texto Obrigatório
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Texto Complementar
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Texto Complementar
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Texto Obrigatório - Páginas 3-28 e 49-85
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Texto Complementar
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Texto Complementar
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Texto Complementar
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Texto Obrigatório - Páginas 135 a 188
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Texto Complementar (Buzan)
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2.1 Mb Documento PDF
Texto Obrigatório Kaplan (1966)
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Texto Complementar
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Texto Complementar (Kaplan, 1961)
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Texto Obrigatório - Páginas 7 a 64
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Texto Complementar
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Texto Complementar
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186.1 Kb Documento PDF
Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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481.2 Kb Documento PDF
Texto Complementar
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Texto Obrigatório - Páginas 5 a 48
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Texto Obrigatório - Páginas 399 a 412.
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Texto Complementar
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Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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Texto Complementar
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Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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Lista com os nomes dos estudantes para formação dos grupos de debate
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Sobre os Debates
A presente página expõe o objetivo fundamental desta modalidade de ensino ativo (debates) e os resultados que são esperados no desenvolvimento das atividades. No dia da introdução ao curso conduziremos a distribuição de grupos de estudantes por debate calcado.
Elementos Fundamentais de um Debate:
- Discussão de argumentos opostos: conteúdo substantivo dos argumentos e justificativas teóricas subjacentes
- Foco na interação e contraposição de posições: comparação entre argumentos concorrentes
- Avaliação por uma terceira parte: audiência (participação dos demais alunos e professor)
- Foco em conteúdo e estilo: força do argumento lógico, apelo emocional e credibilidade
Conteúdo dos debates:
Os conteúdos seguem a discussão fundamental apresentada pelos textos obrigatórios e complementares de cada aula do curso. O tema é bastante genérico mas objetivo ao mesmo tempo, sendo estruturado de forma a conduzir o debate em torno de uma posição contrária e outra favorável. Os estudantes devem na aula introdutória escolher, na medida do possível, um tópico em que será efetuado o debate de seu grupo.
Objetivos Gerais dos Debates
- Estimular o interesse (ensino ativo)
- Permite a mobilização de conteúdo aprendido durante o bacharelado
- Trabalho de equipe e esforço individual (a estratégia argumentativa deve ser feita em grupo e cada membro desempenha-la)
- Incentiva a pesquisa do tema debatido, além de trabalhar questões lógicas propícias ao desenvolvimento de hipóteses e argumentos científicos
- Comunicação verbal e fala em público: desenvolve a capacidade de retórica e persuasão argumentativa, sendo excelente ferramentas na formação profissional
Objetivos específicos
- Intersecção entre distintos tópicos e abordagens teóricas
- Leitura da literatura
- Auxiliam a instrumentalizar as teorias
Resultados Esperados
- Utilização da bibliografia do curso (é esperado que os textos sejam citados)
- Pesquisa sobre outros textos não inseridos no curso
- Utilização de casos empíricos na argumentação
- Apresentação oral sem leitura nem consulta
- A audiência (demais estudantes) deve fazer perguntas ao término do debate
- Defesa coerente de um conjunto de argumentos
- As notas não serão dadas em termos comparados ao outro grupo debatedor
Estrutura dos debates
Orador 1: introduz o tópico (afirmativo ou negativo) e faz um ou dois argumentos substantivos a favor da resolução
Oradores 2,3...: reconstrução do argumento inicial e refutação dos argumentos dados pelo outro grupo, realizar ao menos um novo argumento substantivo
Orador Final: resume o debate, compara os argumentos favoráveis e contrários e esclarece o argumento mais forte do grupo
Regras do debate:
- Uma fala por vez
- 5 minutos cada fala
- Falas alternadas entre grupos
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A prova diz respeito a todo o conteúdo da disciplina.
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