Essas questões dizem respeito ao conteúdo dos dois textos. Refira-se a eles conforme achar apropriado.

1. Uma visão comum entre leigos é que a seleção natural sempre leva a uma "melhoria" dos organismos numa população. Usando os conhecimentos acumulados no curso e nesses textos, dê sua opinião a respeito dessa visão. Use exemplos envolvendo populações humanas e suas doenças, e argumente usando princípios da genética de populações.


2. Uma outra ideia muito difundida é a de que, por conta de mudanças culturais (óculos, comida abundante) e a medicina (antibióticos, tratamentos), nossa espécie tornou-se além do alcance da força da seleção natural, e portanto numa condição em que não há mais mudança evolutiva. Como você argumentaria diante desse ponto de vista?

3. De que formas as características demográficas atuais de nossa espécie (expansão populacional, miscigenação) podem impactar suas tendências evolutivas?

4. Você consegue propor uma análise (empírica ou teórica) que poderia contribuir para investigar os temas de um desses papers (ou seja, os efeitos da seleção sobre o surgimento de doenças, e a possiblidade de fazer previsões sobre evolução humana no futuro)?




Última modificación: martes, 4 de diciembre de 2018, 22:22