• RCC0430 Ementa


Instrutor: Dutra,JDO, Ph.D., Pos-Doc UIUC-Illinois-EUA
E-Mail: dutra@usp.br
Endereco:
Sala 34 - Bloco C
Av. Bandeirantes 3900 • Monte Alegre • CEP 14040-900
Tel/Fax: 16.3603.3902
Horario de atendimento: Hora marcada

Descricao do Curso

Utilizar, na solução de problemas e elaboração de informações relacionadas com o processo de planejamento e controle econômico-financeiro, gerenciadores de banco de dados para microcomputadores

back to top

Objetivos de Apredizagem

Apos completar o curso, os aprendizes serão capaz de:

    1. Compreender os conceitos básicos sobre Banco de Dados
    2. Identificar os diversos modelos de dados existentes
    3. Projetar um Banco de Dados utilizando o SGBD Access

back to top

Conteudo:

    1. Sistema de Banco de Dados;
    2. Modelo de Banco de Dados;
    3. Modelo E/R;
    4. Projeto de Banco de Dados;
    5. Access - Tabelas/Consultas e Relacionamento;
    6. Access - Formulário e Relatórios;
    7. Access - Introdução ao Vba;

      back to top


      Livro Texto


back to top

Atividades

Atividade

Frequencia (# of submissao)

Pontos max por submissao

Auto-avaliação

4

sem pontuação

Avaliação em grupo no Wiki

0-10

Pesquisa sobre Wiki (Individual)

4

5 cada

Projeto Final (em grupo)

1

0-60 (30 conteudo + 30 apresentação individual)

Total de Pontos

120

Respondendo todas pesquisas Wiki

1 pto média final


  • Auto-Avaliação:
    Recomenda-se que os alunos facam uma autoavaliação após cada módulo com o objetivo de avaliar a evolução do seu aprendizado em relação ao conteudo do modulo.
  • Avaliação em grupo no Wiki:
    Acada quinzena o gupo irá discutir um assunto proposto e postado no Moodle. Esta atividade permite aos alunos um trabalho colaborativo com sua equipe por meio de leituras e pesquisas.
  • Pesquisa quinzenal sobre Wiki:
    Esta atividade quinzenal ajuda o aluno a refletir e gerenciar as suas atividades em grupo. Os alunos devem responder em relacao ao seu nivel de interação, carga cognitiva e nivel de motivação. O mesmo demora cerca de 10-15 minutos e é feito online. Ao terminar a pesquisa os alunos recebem o maximo de pontos atribuidos a esta tarefa. Caso respondam todas as pesquisas do curso (4) levam 1 ponto adicional na média final.
  • Projeto Final:
    O projeto final será desenvolvido em grupo e ira incorporar os conceitos trabalhados durante todo o curso em um caso real. Na programação da disciplina, voce poderá encontrar as atividades associadas ao projeto e suas datas limites.

Notas

9-10 = 90% ou superior
7- 9 = 80% - 89% do total de pontos
5- 7 = 70% - 79% do total de pontos
<5 = 69.99% ou inferior

back to top

Rubrica utilizada na avaliação das atividades/tarefas

1. Síntese da leitura usando Wiki

Critério

Excelente (81%~100%)

Bom

(21%~80%)

Pode melhorar

(0%~20%)

Leitura

(2 pontos)

Síntese aborda toda a leitura sugerida.

Síntese aborda parte da leitura sugerida.

Síntese não aborda leitura sugerida.

Evidências de pensamento critico

(3 pontos)

Questões reflexivas relevantes a leitura sugerida foram identificadas na síntese.

Questões reflexivas irrelevantes a leitura sugerida foram identificadas na síntese.

Não foram identificadas questões reflexivas na síntese.

Completou o survey

(3 pontos)

Completou 100%

Completou 50% ou mais

Não Completou

2. Projeto final

Excelente

(80%~100%)

Bom

(21%~79%)

Pode melhorar

(0~20%)

Aparência geral do projeto

(5 pontos)

Interface de fácil navegação e uso de multimídia.

Interface de fácil navegação e SEM o uso de multimídia.

Interface de difícil navegação e sem uso de multimídia.

Objetivos de aprendizagem definidos

(5 pontos)

Claros e mensuráveis e alinhados com o problema e contexto.

Objetivos não mensuráveis e não eram relevantes ao problema e ao contexto.

Não foram definidos os objetivos de aprendizagem.

DER definido

(20 pontos)

Todos os componentes do DER foram definidos incluindo atributos e chaves.

DE realizado masfaltando elementos fundamenais.

Não foi encontrada o DER do projeto.

Tabelas

Padronização dos nomes realizada.

Padronização dos nomes realizada parcialmente

Padronização inexistente ou não segue model proposto.

Fomulários

Foram desenvovidos a partir de uma consulta

Relatórios

Foram desenvolvidos a partir de ma consulta.

Uso do VBA

Usou pelo menos um exemplo de VBA em seu projeto está funcionando.

VA encontrado , mas não está funcinando corretamente.

NenhumVBA en contrado no Projeto

6. Apresentação projeto final

Categoria

4

3

2

1

Tempo

(10 pontos)

25-30

30 -35

20-25

< 20 ou maior que 35

Atenção

(20 pontos)

Prende atenção da audiência durante todo o tempo.

Prende atenção da audiência em alguns tópicos.

Prende atenção da audiência em apenas 1 tópico.

Não desperta atenção da audiência.

Abrange todos os componentes do módulo

(10 pontos)

Abrange 100% dos componentes do módulo

Abrange 75% dos componentes do módulo

Abrange 50% dos componentes do módulo

Abrange menos que 50% dos componentes do módulo

Organização

(10 pontos)

Nível extremo

Nível alto

Nível adequado

Nível inadequado

Respostas

(10 pontos)

Respostas com embasamento

Respostas com embasamento parcial

Respostas sem embasamento

Sem resposta (não sei)

back to top

Última atualização: quinta-feira, 29 out. 2009, 16:48