1) Introdução

Objetivos. O objetivo da disciplina "Oficina de Inovação" é incentivar a capacidade empreendedora dos alunos tendo em vista a criação de start-ups e spin-offs acadêmicas.  Para isto, ao longo do semestre os alunos realizarão projetos que compreendem o ciclo completo de desenvolvimento de um novo empreendimento, incluindo técnicas e ferramentas como “design thinking” e “lean startup”.

2) Estrutura organizacional da disciplina. 

2.1 - Dinâmica das aulas:

•Aulas presencias aos sábados (mensais)
Calendário previsto: 02/09, 23/09, 21/10, 11/11 e 02/12
Horário: Das 09h30 às 14h30
Local: Bloco C – EESC – Campus 1 – São Carlos

•Aulas a distância (ambiente Bota Pra Fazer – Endeavour)

•Entregas de trabalhos e comunicação via Moodle E-Disciplinas USP
https://edisciplinas.usp.br/    

EESC-180- Código da Disciplina1800117 - Oficina de Inovação (2017)

2.2 - Equipe de acompanhamento

Cada grupo contará com apoio de uma equipe de acompanhamento que constará um professor e um tutor. O papel desta equipe será de auxiliar o grupo no desenvolvimento das entregas por meio de acompanhamento agendado antes de cada entrega (4 entregas de projeto) para o andamento do projeto final.


2.3 Atividades dos alunos

Os alunos farão duas entregas no intervalo de cada encontro presencial da disciplina. Uma entrega do grupo do projeto final e uma entrega individual das atividades da plataforma online Bota pra Fazer.

3) Infraestrutura. Os alunos possuem espaços de trabalho para reuniões da equipe de projeto e encontro com os tutores. Os encontros serão em lugares preestabelecidos e comunicados aos grupos.

4) Sistema de avaliação. Nota Final = 80% nota do projeto + 20% nota dos exercícios “Bota pra Fazer” .

 5) Política de presença.  A presença precisa ser superior a 70% nas aulas presenciais (1 falta apenas).  As atividades do tipo acompanhamento são horários preestabelecidos pela equipe de acompanhamento e grupos de alunos e precisará ter no mínimo 3 alunos do grupo na participação. A presença será obrigatória na apresentação final.

6) Comunicação. Todas as entregas de documentos para a disciplina serão feitas EXCLUSIVAMENTE por intermédio deste site.  As questões acadêmicas devem ser dirigidas ao monitor acadêmico (Gisele) e a equipe deve estabelecer um plano de comunicação prévio, mais adequado a todos.


Última atualização: domingo, 27 ago. 2017, 11:44