Engenharia de Produção
Introdução aos conceitos básicos de contabilidade e seu uso para orçamento de projetos.
O objetivo geral deste curso é prover o aluno de ferramentas técnicas para compreender e analisar a organização econômica de uma sociedade moderna e emergente, como a brasileira. Este objetivo se complementa com os seguintes objetivos específicos: • Que os alunos se familiarizem com a terminologia própria da disciplina econômica, • Que os alunos acompanhem, com espírito crítico, os temas econômicos cotidianos nacionais e internacionais, • Que os alunos possam entender os principais modelos e supostos econômicos que influenciam as decisões micro e macro econômicas.
Provocar, entre os alunos participantes, debate e avaliação crítica sobre a literatura disponível nas bases referenciadas, com o objetivo de levantar o estado da arte sobre: modelagem organizacional, organizações do conhecimento, indústria 4.0, sistemas complexos, teoria da complexidade e o inter-relacionamento e transversalidade entre esses temas. Serão tratados os diversos aspectos relacionados ao potencial de informatização de empresas tanto no que se refere à tecnologia, quanto aos relacionados à inteligência, estrutura e cultura organizacional, relatados na literatura como resultado das pesquisas recentes.
Objetivos didáticos: provocar discussões sobre a tecnologia da informação e comunicação (TIC) no contexto estratégico das organizações e trabalhar os conceitos relacionados ao desenvolvimento e uso de sistemas de informação Objetivos instrucionais: ao final, o aluno deverá ter adquirido o conhecimento dos conceitos relacionados aos sistemas informatizados, modelos, TIC e de uma metodologia para o desenvolvimento de um sistema de informação. Deverá também ser capaz de fazer uma análise crítica e estratégica do uso da TIC no contexto das organizações. Habilidades: na condução dessa disciplina pretende-se também desenvolver e trabalhar algumas habilidades necessárias à vida profissional do aluno, tais como: comunicação oral e escrita, estruturação de problemas, desenvolvimento de liderança e trabalho colaborativo/cooperativo por meio da valorização do trabalho em equipe.
Fornecer oportunidade de aplicação de conhecimentos fundamentais da Engenharia de Produção Mecânica no projeto, implementação e aperfeiçoamento de sistemas produtivos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP