1- Em mercados como os de cereais matinais e biscoitos a competição se dá pelo lançamento de novas variedades. Para cada lançamento muitos recursos são investidos em propaganda. 
a. É possível avaliar o número ideal de variedades no mercado empregando um modelo de consumidor representativo?
b. É possível que o lançamento de uma nova variedade seja lucrativo para uma empresa,  mas reduza o bem-estar social?

2 - Para Ilustrar a proliferação de marcas considere a demanda por produto X  e seu substituto próximo Y. A demanda por X é dada por : 
          PX= 10-2X-Y, 
O custo marginal de X é constante R$1. 
a) Não havendo livre entrada, o monopolista considera a possibilidade de  introduzir a venda também de Y, cuja demanda é:
          PY= 10-2Y-X, 
O custo marginal é constante e igual a R$1, mas ele incorre num custo fixo de R$4. Seira interessante para o monopolista produzir a variedade?
        a) Calcule a quantidade, preço e lucro do monopolista quando ele produz apenas X e as quantidades, preços e lucro do monopolista se ele introduzir o substituto próximo Y. Haveria ganho para a sociedade (analise a variação no excedente do consumidor)?
        b) Considerando que houvesse a livre entrada, haveria um plano lucrativo de entrada para um produtor de Y? (Considere que o novo produtor também incorreria no custo fixo de R$ 4 e Cmg de R$1 por unidade).
        c)Diante do cenário de livre entrada, qual seria a melhor estratégia da firma estabelecida? Ela produziria Y também? (Lembre-se que se ela produzir as duas marcas ela fará a maximização conjunta dos produtos).

Última atualização: quinta-feira, 19 set. 2013, 18:01