Política de colaboração

Traduzido e adaptado de Collaboration policy, COS226, Princeton

Esta disciplina permite muitas formas de colaboração, inclusive com colegas de classe, monitores e professores. No entanto, você deve ter o cuidado de colaborar apenas conforme autorizado abaixo. Aqui está um resumo executivo.

atividademonitorescolegascolegas da turmaoutros
discutir conceitos com sim sim sim sim
admitir colaboração com sim sim sim sim
expor soluções para sim sim não não
ver soluções de não não não não
plagiar código de não não não não

Suas soluções

Você deve desenvolver individualmente todas as suas soluções. O termo soluções refere-se a qualquer um dos produtos criados ao completar uma tarefa de programação, como o código-fonte (incluindo comentários). Inclui produtos acabados e inacabados, independentemente da exatidão ou integridade.

Você nunca deve dar ou expor suas soluções de uma tarefa de programação (ou variante de uma tarefa) para qualquer pessoa que esteja cursando esta disciplina agora ou quem possa cursá-la no futuro. Por exemplo, você não deve colocar suas soluções em um local público (como um site, um repositório de código público ou uma impressão deixada em um laboratório). Se você deixar seu computador sem vigilância, certifique-se de protegê-lo com uma senha.

Você nunca deve receber ou visualizar as soluções de outra pessoa para uma tarefa de programação (ou variante de uma tarefa) enquanto as tarefas estejam abertas para entrega. Por exemplo, você não deve baixar soluções para uma versão Coursera da tarefa da web.

Gostaríamos que você se lembrasse dessas regras no futuro, ao conversar com suas/seus colegas e reutilizar ou mostrar as suas soluções, mesmo após o fim do semestre.

Mostrar seus códigos pode prejudicar o aprendizado da/do sua/seu colega:

  • depois de a/o sua/seu colega ter visto o seu código, será muito mais difícil para ela/ele imaginar uma solução original;
  • a/o sua/seu colega não entenderá realmente o problema: a compreensão passa pela feitura dos tarefas e não pela imitação/cópia.

Colaboração com a equipe do curso

É possível discutir suas soluções com os membros da equipe do curso, como monitores e professores, em plantões de dúvidas ou através de mensagens privadas. Não publique ou envie seu código por e-mail. Em vez disso, envie suas soluções através do sistema de submissão da disciplina para que a equipe possa acessar seu código.

Colaboração com colegas

Encorajamos a discutição de preocupações comuns com seus colegas, seja por meio de interações pessoais ou publicamente no fórum do e-Disciplinas. Essas discussões devem ser mantidas em um nível geral, sem expor suas soluções.

Colaboração com colegas que já cursaram a disciplina

Você está autorizado a mostrar suas soluções a qualquer pessoa que tenha concluído a disciplina com sucesso. Então, por exemplo, você pode receber ajuda de monitores para depurar seu código (encontrar erros). É evidente que você ainda deve compor suas soluções individualmente. Assim, por exemplo, você não deve permitir que outro indivíduo escreva, digite ou dite o código; levá-lo passo a passo através de qualquer parte da tarefa; ou comunicar soluções (incluindo suas soluções de uma edição anterior da disciplina). Outras pessoas podem ajudá-lo nas mesmas condições, desde que não estejam cursando a disciplina e não venha a fazê-lo no futuro.

Confirmação de colaboração

Você deve reconhecer toda e qualquer colaboração no cabeçalho das suas tarefas.

Fontes externas e citações

Copiar ou adaptar o código que não é seu é permitido somente se vier dos materiais apresentados em aula e/ou na página da disciplina. Se você fizer isso, você deve citar qualquer código que você tenha copiado ou adaptado, com exceção do código que está incluído no enunciado da própria tarefa. Para isso há um campo no cabeçalho de cada tarefa.

Plágio.

Programação é um trabalho criativo e os regulamentos acadêmicos que se aplicam à prosa plagiante também se aplicam ao código plagiado. Direitos, Regras e Responsabilidades definem o plágio como “o uso de qualquer fonte externa sem reconhecimento apropriado”. Ele varia de “cópia textual” (por exemplo, cut-and-paste) para “parafraseamento completo”, por exemplo, alterando nomes de variáveis ​​ou rearranjando o código. Usamos ferramentas sofisticadas para detectar o plágio e nossa equipe docente leva a questão muito a sério.

Sobre plágio, leia ainda o texto Plágio em disciplinas de Computação por Arnaldo Mandel.

Penalidades.

O Departamento de Ciência da Computação recomenda que as alunas e os alunos envolvidos em casos de plágio sejam reprovados na disciplina em questão, e que o ocorrido seja relatado à Comissão de Graduação para as demais providências. Veja também o Artigo 23, parágrafo II do Código de Ética da USP, que reproduzimos abaixo:

    Artigo 23 - É vedado aos membros do corpo discente e demais alunos da Universidade: 
    [...]
    II - lançar mão de meios e artifícios que possam fraudar a avaliação
         do desempenho, seu ou de outrem, em atividades acadêmicas, culturais, artísticas, desportivas e
         sociais, no âmbito da Universidade, e acobertar a eventual
         utilização desses meios.
Última atualização: quinta-feira, 9 mar. 2023, 10:58