O conduto auditivo é dinâmico, ou seja, sua dimensão e formato se modifica com os movimentos da mandíbula realizados durante a fala ou mastigação. Em particular, a porção ântero-posterior do conduto, entre a primeira e segunda curva, aumenta quando a mandíbula está aberta (Dillon, 2001).

 

A figura abaixo mostra uma imagem de videotoscopia, exibindo o conduto auditivo de um paciente quando a mandíbula está aberta (A) e fechada (B). Observe a alteração no tamanho da luz do conduto. Em alguns casos o aumento do diâmetro do conduto auditivo pode chegar a 20%.



A movimentação da parede do conduto pode ser observada por meio da otoscopia, sendo solicitado para o paciente movimentar a mandíbula (abrir e fechar a boca) enquanto a  inspeção do conduto auditivo é realizada.

Como resultado disto, deste movimento pode ocorrer uma quebra da vedação do conduto auditivo pelo molde auricular e da retenção do molde auricular.



A figura mostra a diferença no volume do conduto auditivo externo quando a moldagem foi realizada com a mandíbula aberta e com a mandíbula fechada. A seta vermelha indica a região onde houve o aumento do volume. Este aumento causa a quebra da vedação ou da retenção do molde auricular. Fonte: Pirzanski, 2004. 


Em função desta dinâmica do conduto auditivo alguns autores recomendam a realização da pré-moldagem com a mandíbula do paciente aberta.  Para realização da impressão com a boca aberta, deverá ser utilizado um material chamado mouth prop (abridor de boca), encontrado em lojas especializadas de material para pré-moldagem.

 


Pacientes que tenham desordens de ATM não devem realizar o procedimento com a mandíbula aberta.

O mouth prop é descartável. Não pode ser reutilizado.


Para a realização da pré-moldagem com a mandibula aberta devem ser seguidos os seguintes passos:

- Inspeção otológica

- Inserção do tampão

- Inserção do mouth prop

- Inspeção otológica

- Inserção do material de impressão

- Aguardar secagem do material de impressão e remover o mouth prop.

- Remover o pré-molde da orelha.


A realização da pré-moldagem com a mandíbula aberta pode ser realizada para tentar resolver as seguintes queixas do paciente

− Quando houver presença de feedback acústico quando o paciente abre a boca para falar ou mastigar.

− Quando o paciente mencionar a diminuição da amplificação do AASI no momento da movimentação da mandíbula.

− Problema de retenção do molde auricular em função da impressão inadequada do conduto auditivo. 

Última atualização: quinta-feira, 13 ago. 2020, 15:56