Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

C

DA

Color blindness ou Color blind racism

por Dalila Amaral Abreu de Lima e Silva - sábado, 17 jun. 2023, 00:00
 

Originalmente o termo color blindness refere-se ao daltonismo - condição médica na qual o indivíduo é acometido por uma cegueira parcial para cores.

Color blind racism diz respeito a narrativas que reforçam a ideia de cegueira de raça/cor, identificado em falas como: "eu não vejo negro ou branco; eu vejo todos como iguais". Embora, a princípio, pareçam discursos bem intencionados, tratam-se, na verdade, de uma resistência em participar de diálogos sobre questões raciais - uma das marcas da fragilidade branca - e resultam na anulação do debate sobre raça.
Argumentos pautados por color blind racism negam o racismo estrutural a que pessoas negras estão submetidas, o que num país como o Brasil, que em diversos momentos da História adotou o mito da democracia racial como capital político, pode ser lesivo à construção de ações para evoluir a pauta negra e perpetuar o silenciamento dessa população.



Leituras recomendadas:
Quem vê cor, não vê luta: https://mundonegro.inf.br/quem-nao-ve-cor-nao-ve-a-luta/
A Grande Fraude: https://www.redalyc.org/journal/770/77065180019/movil/


LS

Colorismo

por Líryo Leti Salesi Pereira - terça-feira, 14 fev. 2023, 19:02
 
O termo colorismo foi usado pela primeira vez pela escritora Alice Walker, conhecida no Brasil pelo romance A cor púrpura, adaptado para o cinema, em 1985, por Steven Spielberg.  No ensaio em que a escritora reflete sobre o colorismo, If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like? (Se o presente parece com o passado, como será o futuro?), publicado no livro In Search of Our Mothers Garden (1982).

A autora elabora sobre as diferenças no tratamento de pessoas pretas, com base em seu tom de pele, e constata numa maior inferiorização de pessoas retintas. No Brasil, contudo, o conceito do colorismo também inclui características como cabelo crespo, nariz largo, diastema, entre outras. Ou seja, dependendo dos traços atribuídos a pessoa, ela vai experienciar o racismo de formas diferentes.

Essas diferenças no tratamento de pessoas pretas com base em seu tom de pele e suas características físicas reflete o preterimento de pessoas mais escuras e uma falsa inclusão da população negra. O colorismo contudo não é um problema exclusivo da interação entre a branquitude e o sujeito negro dos mais variados tons na sociedade, ele gera conflito também dentro da comunidade negra.

A tolerância do sujeito negro de pele clara pela branquitude (que privilegia, mas não o livra do racismo), cria por vezes uma rivalidade entre estes e os negros de pele escura. Surge então, um sentimento de injustiça que pode intensificar a falsa ideia de que as pessoas pretas de pele clara não seriam negras, já que têm o „mesmo“ acesso e desfrutam da mesma liberdade de locomover-se em todos os espaços como as pessoas brancas. Esse acesso e tolerância levam também muitas pessoas negras de pele mais clara a duvidar de sua negritude, enquanto as pessoas negras de pele escura passam a entender suas vivências mais desveladas do racismo como uma reafirmação e prova da originalidade de sua negritude.



SA

Cuidado Transcultural

por Samia Ahmad Ghandour - quinta-feira, 1 jun. 2023, 16:23
 

Teoria criada pela enfermeira norte-americana Madeleine Leininger que propõe que o cuidado deve ser planejado e implementado levando em consideração as crenças, valores e cultura individuais do paciente. A autora define como necessário correlacionar os aspectos socioculturais de cada indivíduo para entender as repercussões em saúde. O mesmo vale para os diferentes grupos sociais, devendo as práticas assistenciais se adequarem ao modo de viver de cada um. Dessa forma, os profissionais prestariam um cuidado culturalmente congruente, se tornando mais eficiente e significativo e refletindo em resultados benéficos