Aperçu des sections

  • Semana 1 - 29/02

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a tarefa é assistir ao vídeo:

         

      E, realizar a entrega da leitura comentada antes da próxima aula, dia 07/03 às 14:19.





  • Semana 2 - 07/03

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura indicada para a semana é da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

      A entrega deverá ser feita até 14/03 às 14:19.


    • Sugestão de leitura complementar: Educação após Auschwitz - Theodor Adorno

  • Semana 3 - 14/03

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões para serem realizadas no bate-papo com a Profa. Erikah Alcântara.

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a atividade deve ser baseada no documentário Transversais.

      A entrega deverá ser feita até 21/03 às 14:19.



  • Semana 4 - 21/03

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura indicada para a semana é da Como os alunos são representados na escola - José Eduardo Evangelista Lanuti e Maria Teresa Égler Mantoan

      A entrega deverá ser feita até 04/04 às 14:19.



  • Semana 5 - 04/04

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura indicada para a semana é O perigo da supervalorização do diagnóstico: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo - Silvia Ester Orrú

      A entrega deverá ser feita até 11/04 às 14:19.



    • Imagine você, professor(a) de Matemática (ou outra disciplina, caso sejam alunos de outra licenciatura) de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental 2 com 35 alunos. Dentre os seus 35 alunos, está a Isis, uma aluna com síndrome de Down. A escola providenciou uma professora de apoio para auxiliar no processo educacional da aluna.

      Você terá que preparar uma aula de matemática para essa turma.

      Ítens da proposta de aula:

      Título da aula, tema, objetivos de aprendizagem, componentes curriculares, duração, metodologia, descrição da atividade, recursos pedagógicos e materiais utilizados, critérios e estratégias de avaliação.



  • Semana 6 - 11/04

  • Semana 7 - 18/04

    • Imagine você, professor(a) de Matemática (ou outra disciplina, caso sejam alunos de outra licenciatura) de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental 2 com 35 alunos. Dentre os seus 35 alunos, está a Isis, uma aluna com síndrome de Down. A escola providenciou uma professora de apoio para auxiliar no processo educacional da aluna.

      Você terá que preparar uma aula de matemática para essa turma.

      Ítens da proposta de aula:

      Título da aula, tema, objetivos de aprendizagem, componentes curriculares, duração, metodologia, descrição da atividade, recursos pedagógicos e materiais utilizados, critérios e estratégias de avaliação.



  • Semana 8 - 25/04

    • Seguir as orientações do trabalho final e fazer a entrega das etapas:

      • Capa (disciplina, estudantes, professor, tema, ano);

      • 1 - Introdução (apresentação do trabalho, indicando a finalidade do estudo, a disciplina em que está sendo realizado e aspectos gerais sobre Educação Inclusiva);

      • 2 - Fundamentação Teórica (descrição da temática e suas especificidades – o grupo deverá elaborar um texto fazendo as devidas referências aos materiais que estudou sobre o assunto).

      Entrega: 02/05

  • Semana 9 - 02/05

  • Semana 10 - 09/05

  • Semana 11 - 16/05

  • Semana 12 - 06/06

  • Semana 13 - 13/06

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      A leitura indicada para a semana é Ensino desenvolvimental e deficiência intelectual: rotas e convergência - Anna Augusta Sampaio de Oliveira

      A entrega deverá ser feita até 20/04 às 14:19.



    • Para conhecer mais: @qer.mat no instagram

  • Semana 14 - 20/06

  • Semana 15 - 27/06

  • Trabalho Final

    • A Educação Inclusiva é um campo de estudos amplo e um grande desafio para a atualidade, quando consideramos salas de aula plurais, em que as diferenças não sejam apenas respeitadas, mas valorizadas. Considerando estes pressupostos, no trabalho de aprofundamento que será desenvolvido em grupos, vocês deverão realizar um estudo detalhado da temática selecionada, bem como, elaborar uma proposta de aula considerando uma sala de aula plural e que tenha alunos dentro da especificidade apontada.

      O trabalho deverá seguir as orientações apresentadas na sequência:



      • Capa (disciplina, estudantes, professor, tema, ano);

      • Sumário;

      • 1 - Introdução (apresentação do trabalho, indicando a finalidade do estudo, a disciplina em que está sendo realizado e aspectos gerais sobre Educação Inclusiva);

      • 2 - Fundamentação Teórica (descrição da temática e suas especificidades – o grupo deverá elaborar um texto fazendo as devidas referências aos materiais que estudou sobre o assunto);

      • 3 - Descrição do ambiente imaginado (descrever uma sala de aula em toda a sua multiplicidade, imaginando a estrutura física, o ano escolar, localidade e os estudantes que compõem a turma);

      • 4 - Plano de aula inclusivo (partindo do cenário imaginado, deverá ser proposta uma aula de matemática em uma perspectiva inclusiva que contemple a participação de todos os estudantes, contemplando os seguintes itens: título da aula, justificativa, tema, objetivos de aprendizagem, componentes curriculares, duração, metodologia, descrição da atividade, recursos pedagógicos e materiais utilizados, critérios e estratégias de avaliação);

      • 5 - Prática de acordo com o Desenho Universal para Aprendizagem (fazer considerações de como a perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem foi contemplada na proposta de aula);

      • 6 - Considerações Finais (Aspectos gerais que foram aprendidos e comentários gerais acerca da elaboração do trabalho);

      • Referências.


      O trabalho deverá ser entregue até a data estabelecida por apenas um dos integrantes do grupo.

      Os critérios de avaliação estão descrito a seguir:


      • Seguir a estrutura do trabalho e utilização de elementos pré e pós textuais [0,5];

      • Fundamentar teoricamente o trabalho de forma adequada com as devidas referências de busca [1,0];

      • Elaborar o plano de aula de forma coerente e exequível [1,5];

      • Apresentar reflexões sobre a perspectiva do Desenho Universal em relação a proposta de aula [0,5];

      • Refletir acerca de aspectos gerais do processo de desenvolvimento do trabalho nas considerações finais [0,5].


  • Cine Inclusão

    • A apresentação deverá ser feita sempre no início das aulas, com duração de 10 minutos.

      Não há um modelo estabelecido previamente, mas é interessante que conte com capturas de tela que auxiliem no entendimento do que está sendo apresentado.

      Na apresentação, bem como em um arquivo escrito, deverão ser respondidas as seguintes questões:


      1. Sobre o que este filme fala?
      2. Que questões ou curiosidades surgiram enquanto assistia? (escolher de 3 à 5).
      3. Qual a relação do filme com a temática da Inclusão?
      4. Trechos que chamaram a atenção (escolher 2).
      5. Relatar a opinião pessoal acerca do filme e da temática.


      Deverão ser evitados spoilers dos filmes. O objetivo da apresentação é narrar brevemente o que aprendeu com o filme e instigar os colegas a assistirem também. No dia da apresentação, deverá ser entregue virtualmente o arquivo escrito (com as respostas às perguntas) e slides (caso tenha utilizado na apresentação).


      Critérios de avaliação:


      • Apresentar dentro do tempo estabelecido e de acordo com as diretrizes (0,5)

      • Contemplar as questões obrigatórias de forma consistente (1,0)

      • Entrega completa do trabalho escrito com coesão e coerência (0,5)