Trabalho Final
A Educação Inclusiva é um campo de estudos amplo e um grande desafio para a atualidade, quando consideramos salas de aula plurais, em que as diferenças não sejam apenas respeitadas, mas valorizadas. Considerando estes pressupostos, no trabalho de aprofundamento que será desenvolvido em grupos, vocês deverão realizar um estudo detalhado da temática selecionada, bem como, elaborar uma proposta de aula considerando uma sala de aula plural e que tenha alunos dentro da especificidade apontada.
O trabalho deverá seguir as orientações apresentadas na sequência:
Capa (disciplina, estudantes, professor, tema, ano);
Sumário;
1 - Introdução (apresentação do trabalho, indicando a finalidade do estudo, a disciplina em que está sendo realizado e aspectos gerais sobre Educação Inclusiva);
2 - Fundamentação Teórica (descrição da temática e suas especificidades – o grupo deverá elaborar um texto fazendo as devidas referências aos materiais que estudou sobre o assunto);
3 - Descrição do ambiente imaginado (descrever uma sala de aula em toda a sua multiplicidade, imaginando a estrutura física, o ano escolar, localidade e os estudantes que compõem a turma);
4 - Plano de aula inclusivo (partindo do cenário imaginado, deverá ser proposta uma aula de matemática em uma perspectiva inclusiva que contemple a participação de todos os estudantes, contemplando os seguintes itens: título da aula, justificativa, tema, objetivos de aprendizagem, componentes curriculares, duração, metodologia, descrição da atividade, recursos pedagógicos e materiais utilizados, critérios e estratégias de avaliação);
5 - Prática de acordo com o Desenho Universal para Aprendizagem (fazer considerações de como a perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem foi contemplada na proposta de aula);
6 - Considerações Finais (Aspectos gerais que foram aprendidos e comentários gerais acerca da elaboração do trabalho);
Referências.
O trabalho deverá ser entregue até a data estabelecida por apenas um dos integrantes do grupo.
Os critérios de avaliação estão descrito a seguir:
Seguir a estrutura do trabalho e utilização de elementos pré e pós textuais [0,5];
Fundamentar teoricamente o trabalho de forma adequada com as devidas referências de busca [1,0];
Elaborar o plano de aula de forma coerente e exequível [1,5];
Apresentar reflexões sobre a perspectiva do Desenho Universal em relação a proposta de aula [0,5];
Refletir acerca de aspectos gerais do processo de desenvolvimento do trabalho nas considerações finais [0,5].