Programação
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4801700 - Educação Especial - Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares (2023)
Docente: Rosângela Gavioli PrietoObjetivos:
Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos:
- Propiciar à/ao estudante conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.
- Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.
- Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de estudantes com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação.
- Propiciar à/ao estudante contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
Programa da disciplina:
Princípios, conceitos e concepções do campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; políticas educacionais, legislação brasileira e declarações internacionais; planos, programas e ações de sistemas de ensino brasileiro para o atendimento educacional especializado; práticas pedagógicas, formação da/o professora/or e atuação da/o professora/or especializada/o em diferentes formas de provimento do atendimento educacional especializado.Dinâmica de trabalho:
Aulas expositivas dialogadas, socialização de trabalhos e discussões acerca dos conteúdos a partir de leituras prévias e projeção/apreciação de vídeos, áudios, imagens, seguidos de debates.
Critérios de Avaliação:
A avaliação será processual e contínua.
A aprovação na disciplina tem dois critérios: presença e desempenho nas atividades realizadas.
A exigência legal é de 73% de presença, o que significa presença obrigatória em 11 das 15 aulas.
Os instrumentos utilizados para a avaliação serão os seguintes: 1) desenvolvimento de cinco atividades escritas distribuídas ao longo do semestre (com nota máxima 5.0). O critério central para sua avaliação é atender ao(s) objetivo(s) propostos na atividade. Devem ser realizadas individualmente e terão o prazo de uma semana para sua postagem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA); e 2) leitura na íntegra do livro: Educação inclusiva de bolso: os desafios de não deixar ninguém para trás (Liliane Garcez e Gabriela Ikeda) e elaboração do trabalho com quatro ideias centrais de um dos cinco capítulos previamente atribuídos a cada grupo de estudantes, incrementada com a sua fundamentação e apresentação em aula.
Práticas com componentes curriculares (PCC):
A realização de atividades abaixo arroladas corresponderá a 20h:
- Levantamentos bibliográficos extraclasse de produções a respeito de temas desenvolvidos na disciplina
- Assistência a um filme que aborde a temática pessoa com deficiência
- Pesquisa sobre recursos didáticos existentes na unidade educacional (na sala de recursos multifuncionais e/ou na classe comum e em outros espaços - biblioteca, aulas de educação física, por exemplo) e outros disponíveis no mercado (objetivo, indicações de uso, fabricante, preço)
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Comunicação com a professora: ao enviar e-mail (rosangel@usp.br) informar o seu nome completo, NUSP, nome da disciplina e período.
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