Kursthemen

  • Informações gerais da disciplina

    Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura

    Código: SHS0614

    Duração: Semestral

    Créditos Aula: 3

    Carga horária total: 45h

    Justificativa: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a  atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

    Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.

    Critério de avaliação:

    30% - Exercícios em sala de aula

    70% - Relatório final  (trabalho final escrito)

     

  • Tema 1 - Áreas Verdes

    Grupos:

    1. Sistema de Áreas Verdes C1
    Ana Carolina de Faria Almeida
    Fabiana Granusso
     
    2. Sistema de Espaços Verdes
    Tito Augusto Barbieri Longhini
    Kaio Stragliotto
    Beatrice Volpato Teixeira
     
    3. Sistema de Espaços Verdes C2
    Mayra Bianconi
    Julia Lot Silva
    Beatriz Frota
    Patrícia Peruchi
    4. Sistema de Espaços Verdes C1
    Bruno Henrique Gotardo de Lima
    Laureane Danielle Andreassa
    Thiago Henrique Rotta Loureiro
     
    5. Áreas verdes C1 e entorno
    Natalia Vieira de Castro Carli
    Daniela Uttemberghe
    Ayrton de Andrade Diniz
    Giuliana Sperotto

    Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).


  • Tema 2 - Mobilidade

    Grupos:

    6. Mobilidade C2
    Jessica Sayaka Komori
    Jeanne Alves Vilela
    Vinicius Okada Micheletto de Moraes D'Amico
    Carlos Eduardo Bruel Wellichan
     
    7. Mobilidade
    Eduardo Augusto da Costa Cordeiro
     Laura Adami
    Rafaella Pereira Amarante
     
    8. Mobilidade
    Lucas Goncalves Vecchia
    Giovanni Venturini Bussaglia
    Cristiano Giansante
     
    9. Mobilidade
    Isadora Santilli Neves
    Giuliana Serrano Sperotto
    Jose Vitor dos Santos Coelho



    Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).


     

  • Tema 3 - Edificações Sustentáveis

    Grupos:

    10. Edificações sustentáveis
    Brunieli Ferreira Mori
    Juliana Maria Fernandes de Oliveira
    Mayara Maruiti Serra
     
    11. Edificações sustentáveis
    Gabriele de Campos Trombeta
    Marina Della Libera Torteli
    Fernanda Itkes Vale
     
    12. Edificações sustentáveis (água) C2
    Daniela Mortatti Miyahara
    Murieli Pereira Tiengo
     
    13. Restaurante Universitário
    Amanda Halda
    Gabriela Henriques Camelo
    Monique Malvestio de Santi




  • Aula 1 - 6 de março

    Integração IAU

  • Aula 2 - 13 de março

    - Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina

    - Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.


    Questionário de Sustentabilidade

    https://www.youtube.com/watch?v=Z8FJwQAOyYQ

  • Aula 3 - 20 de março

    -  Continuação da apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    - Vídeo 1: "Metrópole do futuro". 

    A aplicação do vídeo “Metrópole do futuro” propicia discussão do texto didático, e trará essa problemática para o contexto real ao trabalhar as questões no município de São Paulo e Grande SP.

    Atividade realizada: aplicação da ferramenta P.E.I.R. com base no que foi apresentado no vídeo.


    Para leitura:

    Livro: Educação ambiental e sustentabilidade / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental ; editores Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicioni. Barueri : Manole, 2011, 2009, c 2005.

    Capítulo: 4.


    Livro: Saneamentosaúde e ambiente : fundamentos para um desenvolvimento sustentável / editado por Arlindo Philippi Jr. Barueri : Manole, USP, 2005.

    Capítulo 1.

  • Aula 4 - 27 de março

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”

    Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.

    Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).

    - Vídeo 2:  “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo. 


    Quadro de apoio da atividade realizada

  • Aula 5 - 3 de abril

     - Atividade orientada: 1o atendimento aos grupos .


    Tema 1: 09:30 - 10:00

    Tema 2: 10:00 - 10:30

    Tema 3: 10:30 - 11:00




    Questionário de Sustentabilidade

    https://docs.google.com/forms/d/1DrBeS0q7pqAyQQ6G-hENm_3LCiM_zCLdhcT3EKS7oHY/viewform?c=0&w=1

  • Aula 6 - 17 de abril

    - Atividade de campo 


    Entrega da 1ª etapa dos Projetos da disciplina (Problematização, enfoque previsto, objetivos e dados preliminares já levantados).


  • Aula 7 - 24 de abril

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – - Drenagem Urbana e Áreas verdes"


    Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será na questão da drenagem urbana e no sistema de áreas verdes.

    - Exercício "Cidades Sustentáveis"

  • Aula 8 - 8 de maio

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias"

    Esta aula trabalha o  tema Saneamento Ambiental com enfoque no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias.

    * importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil

    * etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.


  • Aula 9 - 15 de maio

    - Atividade orientada: Atendimento aos grupos.


    Grupos    -                                               Horário

    Tema   Áreas Verdes                             9h30 – 10h10

    Tema   Mobilidade                                 10h10 – 10h50

    Tema    Construções Sustentáveis     10h50 – 11h30



  • Aula 10 - 22 de maio

    * saneamento em pequenas comunidades

    * saneamento em áreas de pobreza



    - Entrega da 3ª etapa dos Projetos da disciplina.

  • Aula 11 - 29 de maio

     - Atividade orientada: Atendimento aos grupos.


    Grupos                                                      Horário
    Tema 1 Áreas Verdes                                10h15 – 10h45
    Tema 2 Mobilidade                                  10h45 – 11h15
    Tema 3 Construções Sustentáveis        11h15 – 11h45

  • Aula 12 - 5 de junho

    Ajustes no projeto da disciplina.

  • Aula 13 - 12 de junho

    - Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade 

    Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.

    Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).

  • Aula 14 - 19 de junho

    - Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade 

    Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.

    Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).

  • Aula 15 - 26 de junho

    Avaliação Final - apresentação dos trabalhos

     Grupos:

    Grupo 1

    8h30 – 8h45

    Grupo 2

    8h45 – 9h00

    Grupo 3

    9h00 – 9h15

    Grupo 4

    9h15 – 9h30

    Grupo 5

    9h30 – 9h45

    Grupo 6

    9h45 – 10h00

    Grupo 7

    10h00 – 10h15

    Grupo 8

    10h15 – 10h30

    Grupo 9

    10h30 – 10h45

    Grupo 10

    10h45 – 11h00

    Grupo 11

    11h00 – 11h15

    Grupo 12

    11h15 – 11h30

    Grupo 13

    11h30 – 11h45




  • Aula 16 - 3 de julho

    Entrega do relatório final dos Projetos da disciplina.


    Data limite: 3 de julho (12h)