Aperçu des sections
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Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.
Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador
Atividades a serem desenvolvidas
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Não deixem de vir à aula. Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.
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O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão.
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O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem.
Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento
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Força de resistência ao rolamento dos pneus.
Força de resistência do ar.
Inércia dos componentes da transmissão.
Eficiência da transmissão
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Motor mapeado.
Embreagem.
Caixa de mudança de marchas.
Diferencial.
Eficiência da transmissão.
Força de tração líquida nas rodas.
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30/03 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo.
Diagramas de desempenho função potência instalada no motor. Limites de desempenho dos pneumáticos no veículo. Limites gerais de desempenho do veículo em um determinado pavimento
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Prova
Determinação da posição do centro de gravidade
Dinâmica de um pneumático.
Forças atuantes em um veículo na curva.
Diagramas de desempenho
Limites de desempenho pneus x pavimento
Limites de desempenho do veículo em um determinado pavimento.
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Sistemas de freios
Torque de atrito de frenagem nas rodas.
Eficiência na frenagem
Segurança
Normas
Temperatura nos freios
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Aprendendo a usar o MatLab Simulink.
Modelagem de um veículo 4 x 2 na tração e na frenagem.
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BASE DE DADOS SIMULADOR BASICO Fichier
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SIMULINK BASICO SLX Fichier
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SIMULINK BASICO mdl Fichier
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Continuando a modelar o veículo 4 x 2 no Simulink
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1. Como se obtém a posição de centro de massa de um veículo.
2. Pneus: coeficiente de adesão longitudinal e lateral, elipse de aderência, gradiente de esterçamento, escorregamento parcial (slip ratio)
3. Forças de resistência: como se calcula a força de resistência do ar, como se calcula a força de resistência ao rolamento, como se calcula a resistência do peso em um aclive, o que considera o fator gamab.
4. Sistema de tração: motor, volante do motor, embreagem, caixa de mudança de marcha, diferencial.
5. Diagrama força de tração x velocidade e forças de resistência x velocidade. Limites de desempenho que podem ser obtidos neste gráfico (aclive máximo, velocidade máxima, aceleração maxima, força de tração máxima)
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O professor auxiliará o aluno na simulação do veículo que ele escolheu. O relatório de desempenho na tração e frenagem pode ser realizado também na sala de aula
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Segurança na frenagem
Eficiência
Normas técnicas
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FRENAGEM Fichier
FRENAGEM_MATERIAL_ALUNOS
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Incluindo frenagem no simulador - FREIO A DISCO NA FRENTE E TAMBOR TRASEIRO
Desenvolvendo uma aplicação no simulador
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Frenagem com foco na segurança
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Prova frenagem
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