Programação
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Espaço destinado ao envio de notícias e avisos pelas professoras e monitoras às alunas do curso.
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Espaço destinado à apresentação de dúvidas relacionadas a aspectos formais ou questões operacionais da disciplina. Caso seja necessário apresentar a dúvida de modo privado, envie um e-mail para direitoeequidadedegenero2020@gmail.com
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Objetivos gerais: sensibilizar para a problemática de gênero; promover e fortalecer a cultura de equidade de gênero na FD; incentivar a naturalização da liderança feminina lideranças na academia e no mercado de trabalho.
Objetivo específicos: espera-se ao final do curso que os alunos e alunas:
· Tenham compreendido os principais conceitos relacionados a relações de gênero no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho na área jurídica (SABER)
· Desenvolvam olhar crítico para compreender desigualdades de gênero e estratégias eficientes para ampliar a naturalização da liderança feminina (OLHAR/FAZER)
· Desenvolvam empatia (OLHAR/FAZER)
· Desenvolvam capacidade de colaboração interpessoal e em grupo (OLHAR/FAZER)
· Possam multiplicar os aprendizados para outros ambientes, especialmente o acadêmico, por meio de práticas e projetos (FAZER)
Metodologia: a disciplina será oferecida por meio de aulas expositivas, palestras com convidadas externas com projeção em suas áreas de atuação, discussões e elaboração de projeto sobre equidade de gênero.
Atividades assíncronas: atividades individuais a serem inseridas com o prazo até o domingo anterior ao encontro. Deverão ser entregues atividades individuais através de um GoogleForms (link será especificado em cada encontro) com submissão do comprovante no Moodle. Para as alunas e alunos da UNESP não é necessário enviar o comprovante pelo Moodle.
Projeto: Elaboração de uma cartilha e/ou vídeo sobre equidade de gênero, a ser distribuída aos ingressantes de 2021 na FD. RESTRITO AOS MATRICULADOS.
Avaliação: participação nas aulas, nas atividades assíncronas e na elaboração do projeto. Não haverá provas.
15% - realização das atividades assíncronas
15% - autoavaliação (como eu avalio minha contribuição para a disciplina e especialmente para o projeto?)
20% - avaliação da monitora sobre o processo (como percebeu engajamento de cada estudante na elaboração do projeto e nos dias de monitoria?)
50% - avaliação das professoras sobre o produto final (como ficou o conteúdo e a apresentação da cartilha?)
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Indicar uma expectativa para o curso e preencher o formulário com sugestões de temas para a cartilha/vídeo (*excepcionalmente ATÉ SEXTA-FEIRA APÓS A AULA, 21/8).
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle excepcionalmente até esta sexta-feira (em geral, o prazo é domingo antes da semana da aula, até 23h59).
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
NEDER CEREZETTI, S. C. et al. Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: Um currículo oculto? São Paulo: Cátedra Unesco de Direito à Educação/Universidade de São Paulo (USP), 2019. (Apresentação p. 7 e Conclusão pp. 107-115). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367420?posInSet=1&queryId=dbc82b57-9314-42d3-b076-b43fdf424517&fbclid=IwAR2PHiSatzO3bPbciM8HwPRXOG5orxkls6lmPrMprJcmPrQoj2yaP2Rztnk
CAMPOS, Isabelle Oglouyan de.Mulheres na Academia: Desigualdades de Gênero no Corpo Docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2019). Tese de conclusão de curso. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. (Capítulos 5 e 6 – pp. 41-70).
Bibliografia complementar
MOSCHKOVICH, Marília; ALMEIDA, Ana Maria F. Desigualdades de gênero na carreira acadêmica no Brasil. Revista Dados, v. 58, n. 3, p. 749-789, 2015.
Moschkovich, Marília. “Teto de vidro ou paredes de fogo? Um estudo sobre gênero na carreira acadêmica e o caso da UNICAMP”. Dissertação de Mestrado. Unicamp.
Núcleo Direito, Discriminação e Diversidade. Que tal transformar o ensino jurídico? Princípios para uma pedagogia crítica e não discriminatória. 2016. Disponível em: http://biton.uspnet.usp.br/ddd/wp-content/uploads/2017/05/vf_Núcleo-Direito-Discriminacao-e-diversidade.pdf
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(Excepcionalmente, entrega até sexta-feira antes da aula, dia 21/8)
- Compartilhe conosco uma estória curta (sua ou de outra pessoa) que envolva um problema de gênero na sala de aula da Faculdade (ou do Ensino Médio, caso esteja no segundo semestre).
- O que você imaginaria que poderia ser feito para prevenir ou lidar com esse problema? (como aluna(o), docente e/ou instituição, etc.)
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
Pesquisa USP Mulheres "Interações na USP": http://uspmulheres.usp.br/wp-content/uploads/sites/145/2018/07/INTERAÇÕES-NA-USP_final_publicação2407.pdfPesquisa sobre percepção de assédio moral e sexual relativo a gênero na UFRGS - Relatório I - Junho de 2020
ALMEIDA, Heloisa B. Violência sexual e de gênero na universidade: do segredo à luta por reconhecimento.Bibliografia complementar
BASSO, Anna Terra Pereira. Violência de gênero na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense – Niterói, 2017.
HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. WMF Martins Fontes, 2013. Capítulos 7 (De mãos dadas com minha irmã), Capítulo 8 (Pensamento feminista na sala de aula agora) e Capítulo 9 (Estudos feministas). Pp. 127-172.
MAITO, Deíse Camargo. Parâmetros teóricos e normativos para o enfrentamento à violência contra as mulheres na Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2017.
Entrevista com Heloísa Buarque de Almeida: Para enfrentar a violência sexual nas universidades, o tripé: acolhimento, normas específicas e educação.
Dica de leitura
SCHINKE, Vanesssa Dorneles (org.) et. al. A violência de gênero nos espaços do direito: narrativas sobre ensino e aplicação do direito em uma sociedade machista. 2ª ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2017.-
Escrever uma prática que você considera importante para enfrentar desigualdades ou violências de gênero nas Faculdades de Direito.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES:
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
Manual da Caloura. Frente Feminista da USP. 2014: https://rizoma.milharal.org/files/2014/02/manual-2014-versc3a3o-online.pdf
Diretrizes sobre assédio moral, sexual, discriminação e desigualdade na Faculdade de Direito – PUC (Silvia Pimentel e Celso Campilongo).
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Escrever pelo menos duas características das alunas e alunos do primeiro ano, relacionando com necessidades que essas estudantes apresentam, e indicar pelo menos duas referências (artigos, livros, vídeos) de inspiração para a cartilha.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
HARAWAY, Donna. "Gênero" para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cad. Pagu, Campinas , n. 22, p. 201-246, June 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332004000100009&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000100009
SCOTT, Joan W.. O enigma da igualdade. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 13, n. 1, p. 11-30, Apr. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000100002&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000100002
Bibliografia complementar
RIBEIRO, Djamila. O que é o lugar de fala?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017. pp.37-53 (capítulo "Mulher Negra: o Outro do Outro").
Organização das Nações Unidas - Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 2016 http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Glossario-ODS-5.pdf
Sugestão de leitura
MOSCHKOVICH, Marília (2018): Feminist Gender Wars. The reception of the concept of Gender in Brazil and the production and circulation of knowledge in a global system. Tese de Doutorado. Unicamp, Campinas. Faculdade de Educação. Capítulos 1 e 2. No repositório de teses da Unicamp.
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Uma sugestão de livro/filme/podcast/música(ou outros formatos) sobre o tema da disciplina.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
AMARAL, Tabata – Nosso Lugar: o caminho que me levou à luta por mais mulheres na política. São Paulo, Companhia das Letra, 2020.
ARAÚJO, C. Gênero e o acesso ao poder Legislativo no Brasil: as quotas entre as instituições e a cultura. Revista Brasileira de Ciência Política, n.2, p. 23-60, jul./dez. 2009.
RAMOS, Luciana de Oliveira., DA SILVA, Virgílio Afonso (n.d.). The Gender Gap in Brazilian Politics and the Role of the Electoral Court. Politics & Gender, 2019, p. 1-29.
Bibliografia complementar
OKIN, Susan Möller. Gênero, o público e o privado. Revista Estudos Feministas, v. 16, n. 2, p. 305- 332, 2008.
RAMOS, Luciana de Oliveira. Os tribunais eleitorais e a desigualdade de gênero no Parlamento: ampliando ou reduzindo a representação de mulheres na política? 2014. 186 folhas. Tese de doutorado – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
UPDATE. Eleitas: Mulheres na política. Relatório de pesquisa e série de vídeos: 1-Mudança Cultural; 2- Violência Política de Gênero; 3- Paridade de Gênero. https://www.institutoupdate.org.br/eleitas/#serie
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Indicar uma mulher que admira e que atua no legislativo, e descreva brevemente sua atuação.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Diversidade e inclusão no mercado jurídico da advocacia: iniciativas e desenvolvimento
Prof. Roberto Quiroga (Mattos Filho)
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Bibliografia obrigatória
BONELLI, Maria da Gloria e OLIVEIRA, Fabiana Luci de. Mulheres Magistradas e a construção de gênero na carreira judicial. Novos estud. CEBRAP [online]. 2020, vol.39, n.1 [citado 2020-07-17], pp.143-163. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002020000100143&lng=pt&nrm=iso>. Epub 10-Jun-2020. ISSN 1980-5403.
CNJ. Diagnóstico da Participação Feminina no poder Judiciário. 2019. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/conteudo/arquivo/2019/06/42b18a2c6bc108168fb1b978e284b280.pdf
Bibliografia complementar
SEVERI, Fabiana Cristina. O gênero da justiça e a problemática da efetivação dos direitos humanos das mulheres / The court of gender and the problem of effective human rights of women. Revista Direito e Práxis , v. 7, p. 80-115, 2016.
Queiroz, Christina. Balança desequilibrada. Revista Pesquisa Fapesp dez/2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/balanca-desequilibrada/
Filme "A Juíza"
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Conversar ou ver alguma entrevista no Youtube com uma profissional mulher da área jurídica, identificar algum desafio que teve na carreira e como foi enfrentado.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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INSTRUÇÕES
A entrega deve ser feita por um(a) integrante do grupo em duas etapas:
1. Resposta ao formulário (https://forms.gle/TH2x3Zi3Qnm7XaKJA), contendo uma síntese do projeto: (1) público-alvo, (2) recorte do tema, (3) objetivos específicos, (4) formatos do projeto e (5) detalhamento da estrutura
2. Anexar no Moodle dois arquivos: (1) comprovante do formulário (2) o arquivo do projeto completo.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
Episódio 18 da série Explained da Netflix de 18 minutos, que trata sobre a mulher no mercado de trabalho e as diferenças salariais.
Podcast Maternidade e Carreira do Mamilos (https://podcasts.apple.com/br/podcast/mamilos/id942491627?i=1000437727035)
Bibliografia complementar
KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hélène; SENATIER, Danièle. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 595-609, set. /dez. 2007.-
Indicar um lugar em que gostaria de trabalhar e pesquisar se possui alguma política de diversidade.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES:
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
Prudente, Eunice Aparecida de Jesus Educação em Direitos - um caminho para a igualdade racial. IN Revista Brasileira de Filosofia, (Homenagem Professor Celso Lafer), ano 60,. N. 236, jan-jun, 2011, p. 35-69
RIBEIRO, Djamila – Pequeno Manual Anti Racismo
Bibliografia complementar
CARNEIRO, S. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA Empreendedores Sociais; Takano Cidadania (org.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Ed., 2003. p. 49-58.
COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo. Jan/Jun, 2017. V. 5, nº1, 2017.
CRENSHAW, Kimberlè. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Comunicação e Expressão, v. 7, n. 12, p. 171-188, jan./2002.
HOOKS, bell. Intelectuais Negras. Revista de Estudos Feministas, vol. 3, nº2, Florianópolis, UFSC, 1995, pp.464-478.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. p. 223-244.
HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais, Tempo Social, v. 26, n° 1, Jan-jun. 2014, pp. 61-74.
KERGOAT, Danielle. 2010. "Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais." Novos Estudos CEBRAP(86): 93-103.
KERNER, Ina. Tudo é interseccional? Sobre a relação entre racismo e sexismo. In Dossiê Teoria Crítica. Novoes Estudos, CEBRAP, Jul 2012, pp. 45-58.
MOUTINHO, Laura. Diferenças e desigualdades negociadas: raça, sexualidade e gênero em produções acadêmicas recentes. In Dossiê Antropologia, gênero e sexualidade no Brasil: Balanço e perspectivas. Cadernos Pagu, jan-jun 2014, p. 201-248.
ZAMBONI, Marcio. Marcadores Sociais da Diferença. Sociologia: grandes temas do conhecimento (Especial Desigualdades), São Paulo, v. 1, p. 14 - 18, 01 ago. 2014.
Indicação de vídeo: Sílvio Almeida – Racismo e educação no Brasil
Indicação de vídeo: "Aulas abertas: Estudos de gênero" ciclos de aulas abertas com docentes da linha de Estudos de Gênero do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp (PPGCS). Aula de Interseccionalidades e Consubstancialidades https://www.youtube.com/watch?v=4mDU_HJ45-w&t=2s
Indicação de TED - Kimberle Crenshaw “A urgência da interseccionalidade” https://www.ted.com/talks/kimberle_crenshaw_the_urgency_of_intersectionality?language=pt-BR
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Identificar um privilégio que pessoas brancas têm na sociedade brasileira e de que forma ele se manifesta na profissão jurídica ou no sistema de justiça.
Atividade complementar: realizar o exercício “mapa da interseccionalidade”, desenvolvido pelo Núcleo DDD da FDUSP, e escrever um comentário sobre a atividade.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Bibliografia obrigatória
Assistir ao vídeo documentário Exteriores: Mulheres Brasileiras na Diplomacia (< https://vimeo.com/303550770>)
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Identificar e descrever brevemente (entre 800 e 2000 caracteres) uma política pública implementada no Brasil que foi importante para a equidade de gênero.
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Bibliografia obrigatória
O Direito das mulheres no Brasil: https://linhasdotempo.fundacaofhc.org.br/direito-das-mulheres/
Bibliografia complementar
BARTHOLOMEU, Juliana S. S. 2019. "Sueli Carneiro". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: http://ea.fflch.usp.br/autor/sueli-carneiro>
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA Empreendedores Sociais; Takano Cidadania (org.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Ed., 2003. p. 49-58.
CARNEIRO, Sueli. Vídeo da participação da Sueli Carneiro em audiência pública no STF - 4 partes (Caso das Cotas Raciais - esta á a parte 1, mas a partir dele, é possível achar as demais partes):
PIMENTEL, Silvia: O direito das mulheres. Entrevista https://revistapesquisa.fapesp.br/silvia-pimentel-o-direito-das-mulheres/
SORJ, Bila - O FEMININO COMO METÁFORA DA NATUREZA https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/15806/14299-
Escrever um verbete (entre 800 e 2000 caracteres) sobre (i) uma mulher que lutou para conquistar/garantir/efetivar um direito no Brasil; ou (ii) um direito das mulheres, garantido ou sem proteção legal.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Entrega da primeira versão da cartilha
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Entrega da segunda versão da cartilha
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Projeto: Apresentação preliminar das cartilhas/vídeos (25/11) - com a participação do Prof. Conrado H. Mendes
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Identificar uma estratégia de divulgação da cartilha e enviar a nova versão dos produtos do grupo (incorporando os comentários das extensões).
Observação: É necessário que apenas um(a) integrante do grupo preencha o forms e submeta os demais arquivos, mas não haverá prejuízo caso tenham respondido individualmente.
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Caras alunas e caros alunos,
LEMBRETES
1. A resposta deve ser feita mediante login com o Mail USP;
2. A atividade deve ser realizada no Google Forms e o comprovante de envio de resposta deve ser anexado ao Moodle até o domingo anterior à semana da aula, até 23h59.
3. A atividade será avaliada segundo os seguintes critérios: (1) Entregue: Nota 10,0; (2) Entregue parcialmente (entregou apenas parte das atividades exigidas: Nota 5,0; (3) Não entregue: Nota 0.
Tenham uma ótima semana!
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Entrega dos produtos finais
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Preencher formulário de autoavaliação e submeter o comprovante de envio pelo Moodle:
https://forms.gle/EdFBoepmy9B55UJ76 -
Elaboração de um resumo da mensagem da sua cartilha em até 2 páginas, entregando via Moodle até dia 18/12.
Orientações: uma apresentação breve do que cada grupo considera mais relevante (objetivos, público-alvo, metodologia, síntese dos resultados e recomendações) para que possamos compilar tudo e promover uma ampla divulgação.
Formato: arquivo de Word, com texto corrido, fonte 12, espaçamento 1,5. Inclusão de pelo menos duas imagens representativas dos produtos finais e com referência aos links ou qr codes para o material completo.
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