Programação
-
Apresentação do plano de curso. Normas e diretrizes do Programa PAE/USP.
Proposta de projeto de estágio docente.
O papel da pedagogia na formação docente. Análise e discussão do texto 1.
-
Formação de professores no ensino superior. Discussão e contextualização.
-
Didática. Processo de ensino aprendizagem. A "sala de aula".
-
Discussão do texto 4 - Didática
Definição do projeto de estágio: Nome da disciplina em que desenvolverá o estágio. Contextualização da disciplina: curso em que é oferecida, semestre, pré-requisitos(se existirem); principais obstáculos ou dificuldades da disciplina. Não é para finalizar seu projeto apenas fazer uma pequena introdução.
O plano proposto deve envolver, obrigatoriamente, o treinamento em um ou mais tópicos do fazer pedagógico, a saber:
- Planejamento didático-pedagógico,
- Métodos da prática docente,
- Processos de ensino e aprendizagem,
- Processos Avaliativos, e
- Relações interpessoais no ambiente de ensino e aprendizagem;
-
Didática - aspectos complementares. Elaboração de plano de aula.
-
Texto para discussão:
Luz, A. A. (1997). A avaliação no ensino superior. UFPR: Educar, p-55-66
-
Tecnologias e Informação e Comunicação no Ensino Superior
Textos para discussão:
Santos, A. Tecnologias e Informação e Comunicação no Ensino Superior. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. 5, 2011.
Martinez, D. E.; Bizelli, J.L.; Inforsato, E. C. Tecnologias de informação e comunicação no enino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12 , n. esp. 2 , p. 1421 -1440 , ago./2017.
-
Palestra profa. Rosebelly - LES
Metodologias Ativas e Perspectiva STEAM
-
Palestra profa Vania - LES
O construtivismo no ensino superior e a teoria Piaget
-
Apresentação de aulas a nível de graduação. Planos de aula.
-
Aspectos gerais da Educação Superior no Brasil. Discussão inicial.
LDB-1996