Atividade Complementar 01
No dia 28 de abril, após nossas duas aulas sobre a origem dos eucariontes, das mitocôndrias e o grande grupo dos "Excavata", foi publicado o seguinte artigo com novos desenvolvimentos relativos à interpretação evolutiva dos eventos da endossimbiose da mitocôndria e surgimento do último ancestral em comum de todos os eucariontes:
Você pode obter uma cópia em PDF do artigo clicando no link acima.
De maneira resumida, estes pesquisadores fizeram uma reconstrução filogenética de todos os eucariontes utilizando 183 proteínas sabidamente de origem no domínio Archaea. Os principais resultados podem ser visualizados na Figura 3 do artigo:
Fig. 3. Um cenário passo a passo proposto para a origem de mitocôndrias e de organelas semelhantes a mitocôndrias.
]Instruções sobre o trabalho:
Utilizando os conhecimentos que você adquiriu até o momento nesta e em outras disciplinas do curso de Biociências, você deverá produzir um curto texto na forma de ensaio escrito que explique:
1. Qual a novidade em termos da topologia (relações filogenéticas) da árvore dos eucariontes?
2. Qual o critério na seleção dos genes utilizados para realizar a reconstrução filogenética, e por que foi utilizado este critério?
3. Qual a consequência desta nova topologia sobre as hipóteses de origem da mitocôndria? Você deve comparar e contrastar a hipótese trabalhada em aula e a nova hipótese levantada no artigo.
Regras de apresentação do ensaio
O ensaio deve ser feito respeitando as seguintes regras. Importante notar que você não deve simplesmente responder às 3 perguntas acima, mas sim, construir uma argumentação na forma de texto:
1. Você pode montar seu trabalho no word, google docs, libreoffice, LaTeX, o que preferir. O trabalho final DEVE ser entregue em PDF.
2. Não há regras de formatação limitando fonte, tamanho de fonte, margens etc. O trabalho deve ser apresentado de forma clara e objetiva, sem elementos de distração.
3. Título do texto, nome e número USP de todos os integrantes do trabalho deve aparecer no início da primeira página.
4. Limite máximo de palavras: 750.
5. Limite máximo de figuras: 3.
6. Limite máximo (total) de páginas: 2.
Entrega, grupos, notas
Esta atividade é OPCIONAL. Ou seja, a nota proveniente da atividade será ADICIONADA a sua média.
A entrega do ensaio deve ser feita até o dia 21 de maio, às 18:00. Envie o arquivo pela própria caixa de envio desta página.
Esta atividade PODE ser realizada em grupos de até 4 pessoas. Pode ser realizada individualmente também.
A atividade será avaliada em notas de 0 à 10. Nota 10 será equivalente a 0.5 pontos adicionados na sua média total (outros valores são calculados em regra de 3).
FAQ
Figuras possuem legendas. As palavras das legendas entram na contagem de palavras.
Conteúdo copiado de outros trabalhos deve ser citado apropriadamente como referencia bibliográfica. Inclusive figuras.
As referencias bibliográficas entram no limite de palavras e no limite de páginas.
Se você quiser fazer capa, a capa conta como uma página.
Texto preto em página branca é claro e objetivo. Texto laranja em página amarela não é claro, nem objetivo.
Existem estudos que podem te indicar quais tipos de fontes (Arial, Helvetica) são mais adequadas para cada tipo de trabalho. Pra quem se interessa por design, procure os trabalhos de Edward Tufte.
Ilustrações desnecessárias são consideradas distrações. Citações desnecessárias são consideradas distrações. Texto desnecessariamente colorido, grifado, são consideradas distrações.
A tecnologia atual permite diversos recursos que eram absolutamente impensáveis até pouco tempo atrás. Você pode traduzir textos usando tradutores online, pode produzir figuras e melhorar sua escrita usando inteligência artificial generativa. Para este exercício, a equipe docente ESTIMULA que você faça uso dos recursos à sua disposição.
Observações sobre o uso de tecnologias de inteligência artificial generativa
Durante os últimos meses, uma grande diversidade de recursos de IA baseados em "machine learning" foram disponibilizados. Nós entendemos que este caminho é sem volta, e o desafio no momento é descobrir quais as melhores maneiras de conviver com estes recursos.
Para trabalhos deste tipo, a principal ferramenta disponível é o chatGPT e outros modelos de linguagem similares. Este robô possui acesso a uma quantidade imensa de informações, porém apresenta enorme dificuldade em lidar com raciocínios científicos complexos e informação nova, como o desafio apresentado nesta atividade. Lembrem-se que os docentes tem acesso a estas ferramentas também, e já sabemos como elas respondem se apenas forem requisitadas para realizar a atividade. Em suma, o resultado não é bom. O robô confunde diversos conceitos, e acaba inventando informações e teorias. Ademais, para leitores experientes, é bastante trivial identificar uma resposta dada pelo robô e que foi simplesmente copiada e colada. Portanto, este não é o jeito que queremos que vocês utilizem a ferramenta.
Algumas dicas de utilização:
1. O robô é bastante bom em responder perguntas diretas, cuja resposta se baseia em informação factual (ex: o hidrogenossomo possui genoma?). Porém a resposta é tipicamente bastante superficial, e vai exigir que você cheque a resposta e guie o robô na direção de uma resposta melhor (no exemplo acima, ele responde que sim, quando na verdade a maioria dos hidrogenossomos não possem genoma próprio, com as exceções de Nyctotherus e Blastocystis). Este exercício de "pastorear" a inteligência artificial demanda tempo e exige grande atividade intelectual, então entendemos que apenas realizar esta atividade já é uma boa maneira de entender as teorias envolvidas na atividade.
2. O robô SEMPRE dá uma resposta, mesmo que não saiba de fato. Então é bastante importante checar a respostas em fontes confiáveis. O robô inclusive inventa referências bibliográficas imaginárias para sustentar suas hipóteses. Não caia nessa conversa!
3. Um excelente uso para o robô é pedir para ele "melhorar" um texto produzido por você. Esta atividade é boa por dois motivos: o primeiro é que você pode (e deve) comparar as escolhas de construção da escrita que o robô fez em relação as suas, e aprender métodos para produzir textos mais claros e objetivos; o segundo motivo é que você vai apresentar um texto mais limpo, o que é difícil no início da graduação. No entanto, tome nota: o robô produz textos bastante estéreis, "sem sal", corporativos. A escrita é uma das atividades mais importantes no processo de aprendizagem e construção de pensamento crítico. Nós estimulamos que vocês desenvolvam seus próprios estilos, e isso vem após muito treinamento. Nós entendemos que o recurso da IA está disponível para que você aperfeiçoe suas próprias habilidades.