💭 Atividade reflexiva 💭 Mentoria: conceitos-chave, elementos importantes e benefícios
1) Primeiramente, deverá elencar palavras-chave em mentoria e construir, em suas palavras, uma definição de mentoria, levando também em conta aquelas e aquelas envolvidas no processo.
Perguntas que podem ajudar no processo: quais as características de um(a) bom(boa) mentor(a)? O que precisa ocorrer para que a relação de mentoria ocorra de forma positiva? Quais são as principais características do processo (mentoria) e dos(as) agentes envolvidos (mentor(a) e mentorado(a))?
2) Um aspecto bastante importante em mentoria é refletir, constantemente, sobre o que nos motiva a ser um mentor ou uma mentora. Em um texto ou em itens, busque escrever quais seriam seus interesses genuínos em ser mentor(a), resgatando eventos passados onde você já foi mentor(a) ou mentorado(a).
Perguntas que podem ajudar no processo: Por que eu sou ou gostaria de ser mentor(a)? O que eu espero de um(a) mentorado(a)? O que eu preciso ser/fazer para ser um bom mentor(a)?
3) Assim como em todo processo ou relação, é esperado que as pessoas envolvidas reflitam sobre as vantagens de se estar nele ou nela. Isso vale tanto para os indivíduos, quanto para as instituições. Sendo assim, elenque quais os benefícios que você percebe como sendo os mais importantes em processos de mentoria, pensando no seu contexto.
Perguntas que podem ajudar no processo: Quais problemas ou situações cotidianas a mentoria poderia servir como uma ferramenta de suporte, em meu contexto? Quais benefícios eu julgo que uma relação de mentoria teria trazido na minha formação acadêmica?
A atividade pode ser enviada em formato Word ou PDF
Lembre-se de colocar seu nome e número USP, por gentileza
😄😄😄