PF2
Projeto Final - Protótipo de Alta Fidelidade (BigBlueButton - BBB)
O objetivo do projeto final é desenvolver um protótipo de alto nível utilizando técnicas contemporâneas de implementação de interfaces implementando as interfaces sugeridas nos protótipos de média fidelidade e incluindo as críticas e sugestões realizadas nas discussões em aula.
Um protótipo de alto nível deve ter a aparência e comportamento esperado do BBB que permita avaliar todas as melhorias sugeridas pelo seu grupo.
Descrição
O Relatório final deve ter como objetivo demonstrar as melhorias alcançadas.
Para isso, sugerimos a seguinte estrutura (observe que segue a estrutura previamente sugerida):
- Capa
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Introdução: 1 página
- Motivação, justificativa, descrição do problema (onde estamos)
- Foco nos problemas de IHC da ferramenta que seu grupo está desenvolvendo. Por isso desenvolver um app de enquete ou whiteboard não é o problema - é a solução (protótipo que será avaliado). Dizer que o problema é melhorar UX e usabilidade é muito genérico. Procure ser específico, deve ter relação com as necessidades que identificamos com os professores (e alunos).
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Objetivos da avaliação: 1 página
- descrever onde se quer chegar, com foco em IHC.
- Lembrem-se, de novo, que melhorar usabilidade e UX não é objetivo, é obrigação. Procure ser específico, como aumentar a eficiência (definir o que é isso, quanto mais específico melhor, como aumentar 20% de velocidade), ou participação dos alunos (definir …) para melhorar suas experiências, ou visualização do estado dos alunos para acompanhar sua evolução individual, etc.
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Cenários de uso para avaliação (ao menos 1 por elemento do grupo)
- Os cenários devem incluir uma descrição dos usuários e contexto.
- Não use “um professor” ou “um aluno”. Use uma persona.
- Descrever as tarefas (cenários/storyboards) que possam ser usados para avaliar os problemas (mas não definam a solução!)
- Avaliação: definir que métodos de avaliação de IHC devem ser usados para avaliar as melhorias de um protótipo na realização das tarefas descritas, ou seja, como medir que o protótipo alcança os objetivos propostos?
- Os cenários devem incluir uma descrição dos usuários e contexto.
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Protótipo (livre, sem limite de páginas, pode abusar nas figuras.)
- detalhamento dos problemas a serem resolvidos/avaliados pelo protótipo, justificar por que é um problema de IHC e sua relevância (é só cosmético ou é um fator que impede o uso da ferramenta pelo usuári@/contexto?)
- Figuras mostrando a solução
- Descrição do comportamento esperado, justificando a solução (melhorias alcançadas) com foco em IHC. Exemplo: se sua solução tem agora uma “lápis que muda de cor”, justifica por que isso resolve um problema.
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Implementação do protótipo (2 páginas)
- ferramentas de software usadas na implementação
- descrição das atividades. Deve descrever quem fez o que.
- descrever se houve desvios do plano e cronograma original e o que foi feito para “corrigir” a rota do plano original.
- link para o código fonte, com instruções de como instalar/usar o protótipo. Pode incluir algumas páginas a mais se desejarem incluir essas informações no relatório.
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Vídeo
- Entregar um link para um vídeo mostrando o protótipo sendo usando para a avaliação, usando os cenários e os métodos sugeridos. Se possível, mostrar também como a mesma tarefa seria feita usando a versão atual do BBB (como um teste A/B). Caso não tenha conseguido gerar um protótipo interativo, use um protótipo de média fidelidade.
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Resultados, Discussão, Conclusão: (livre)
- Mostrar os resultados e discutir se as melhorias foram alcançadas
- Descrever e listar novos problemas, caso existam.
- Discutir se, com seus novos conhecimentos e experiências, seu time faria algo diferente.
Avaliação
- 20% qualidade do relatório: formato (visualmente agradável), capricho (erros de ortografia, figuras), continuidade do texto, clareza, completude.
- 30% implementação: descrição das atividades, planejamento, código fonte, etc.
- 30% vídeo avaliando o protótipo. Caso não tenha conseguido gerar um protótipo interativo, use um protótipo de média fidelidade.
- 20% resultados e discussão, qualidade e relevância das melhorias.
- 20% parte opcional