T02C
Encontrando necessidades dos usuários: Parte C
Data de Entrega: Quarta, até as 12h59m de 29/04/2020. A apresentação será no mesmo dia durante a aula às 14:00 h.
Introdução
No exercício anterior, planejamos uma entrevista com usuários. Nessa etapa você deve conduzir uma entrevista com um professor do IME. A ideia é que cada aluno seja responsável por conduzir uma entrevista, com ajuda de seus colegas de grupo. Por exemplo, seus colegas podem ajudar fazendo perguntas durante as entrevistas, tomar nota caso o professor não permita a gravação, etc.
Posteriormente, você deve analisar a entrevista (gravacão e/ou anotações) que você conduziu para construir, individualmente, um mapa de empatia, com a sua lista de necessidades e intuições sobre a origem dos problemas do usuário.
Além de continuar a exercitar as etapas do design thinking, um segundo objetivo (mas não menos importante) desse trabalho é continuar o desenvolvimento de sua habilidade de trabalhar em grupo. Dessa vez leia o artigo Hitchhikers & Couch Potatoes da Professora Barbara Oakley.
Objetivos
- Aprender a conduzir uma entrevista.
- Construir um mapa de empatia (individual)
- Elaborar uma lista de insights e necessidades
Planejamento
Seu grupo vai receber uma lista de professores que vocês devem contactar para marcar uma entrevista. Você não deve compartilhar esses dados com ninguém fora de seu grupo.
Estude os seguintes documentos:
Durante a entrevista, cada aluno deve ser responsável por seguir o roteiro e ao menos um colega deve participar também para dar apoio ao responsável. A entrevista deve seguir o roteiro na medida do possível, mas lembre-se de explorar os sentimentos do usuário fazendo perguntas complementares, fora do questionário.
Antes da entrevista, procurem praticar com entre os membros do seu grupo, não apenas para treinar a entrevista mas também para saber aprender a usar a ferramenta de vídeo conferência. Sugerimos o Jitsi ou Google Meet, e a criação de um convite via Google Calendar.
Entreviste
Procure conduzir a entrevista baseado no método Interview for Empathy.
Se a pessoa entrevistada permitir, grave o vídeo. Se não for possível/permitido o vídeo, peça para gravar ao menos o áudio. Caso não seja possível gravar o áudio, fiquem preparados para fazer anotações manuais de informações que julgarem importantes da entrevista. Lembre-se também que a conexão pode ser ruim e por esse motivo recomendamos fazer anotações manuais dos pontos principais e trabalhar no mapa de empatia assim que possível logo após a entrevista, enquanto a conversa ainda estiver "fresca" na sua memória.
Dicas:
- prepare-se para a entrevista, faça a sua "lição de casa" antes de marcar a entrevista.
- Após confirmar o horário da entrevista, envie o termo de consentimento com seus nomes e assinado ao entrevistado(a) para que o entrevistado(a) possa se preparar.
- Ao iniciar a entrevista lembre-se de gravar o consentimento oral
- Durante a entrevista, tente entender de forma empática as necessidades (o que), as emoções (por que), os processos (como) e o contexto (onde).
- Siga o roteiro fornecido mas esteja preparado para adaptações antes e durante a entrevista.
- Uma entrevista é um momento de parceria com a pessoa entrevistada. Procure ser empático, aberto e compreensivo. Lembre-se de perguntar "por que e/ou como você se sente a respeito..." quando você achar interessante.
- Esteja preparado para caso suas convicções (desenvolvidas nos exercícios anteriores) não se confirmarem ou pior, sejam contrárias ao que você acredita. Jamais entre em discussão com o entrevistado(a), mas aproveite esses momentos para explorar os sentimentos e situação do usuário(a).
- Evite armadilhas comuns como induzir respostas e interromper a pessoa entrevistada.
- Mostre humildade, respeito, empatia, escuta ativa, curiosidade, empolgação e gratidão.
Pós entrevista: construa o Mapa de Empatia (individual)
Após conduzir sua entrevista, construa um mapa de empatia para organizar suas descobertas.
Seu mapa empatia deve ser dividido em quadrantes que descrevem o que seu entrevistado(a):
- FALA: quais são palavras marcantes e frases recorrentes ditas pelo seu entrevistado(a)?
- FAZ: quais ações e atitudes ele(a) tem tomado?
- PENSA: o que seu entrevistado(a) pode estar pensando? o que pode inferir sobre suas crenças e desejos?
- SENTE: o que tem sentido durante a adaptação de suas aulas?
Você deve elaborar também uma lista de necessidades e outra de intuições sobre possíveis formas de satisfazer as necessidades.
O que você deve entregar
Uma apresentação/relatório em PDF com slides contendo:
- capa: título, identificação, link para a gravação ou transcrição (texto) com suas anotações manuais.
- Relatório/apresentação com:
- introdução: resumo do conteúdo do trabalho. Deve permitir alguém que não participa do curso entender o seu propósito e o método.
- mapa de empatia: faz, diz, pensa e sente.
- lista com necessidades e outra lista com intuições.
- O número de slides é livre, mas sua apresentação deve ter 5 minutos de duração. Procure usar muitas figuras e pouco texto.
Avaliação do relatório/apresentação
-
O PDF da sua apresentação será seu "relatório".
- 10% Qualidade estética dos slides
- todos devem ser capazes de lê-los
- 15% organização e fluidez da apresentação
- Tempo: garanta que sua apresentação tenha 5 minutos de duração, mais ou menos 1 minuto.
- Clareza e objetividade na exposição: todos devem entender a mensagem.
- Conhecimento do trabalho: estar pronto para responder perguntas e apresentar detalhes sobre o trabalho.
- 25% condução do roteiro (mensagens, vídeo, anotações)
- 25% Qualidade dos mapas de empatia
-
25% Relevância das necessidades e insights encontrados,