T02B
Encontrando necessidades dos usuários: Parte B
Data de Entrega: Quarta, até as 11:59 da manha do 15/04/2020. A apresentação será apresentada durante a aula as 14:00 h.
No exercício anterior, planejamos um questionário para conhecer a situação dos professores do IME nesse processo de migração para um modelo não presencial de aulas.
A função do questionário é atingir muitas pessoas inicialmente e, a partir dessa "visão geral da situação", entender melhor as necessidades d@s professor@s e identificar problemas mais específicos, principalmente aqueles com maiores dificuldades. Para isso vamos escolher alg(uns/umas) professor@s e entrevista-l@s.
Um segundo objetivo (mas não menos importante) desse trabalho é contribuir para o desenvolvimento de sua habilidade de trabalhar em grupo para que, idealmente, todos de seu grupo se sintam engajados e parte integrante de um "time". Acreditamos que isso venha a melhorar não apenas a sua experiência de trabalho mas todo o seu aprendizado. Para começar esse processo, gostaríamos de reforçar o conceito de ética como explicado pelo Prof. Clóvis nessa .
Objetivo
Nessa etapa você vai preparar o roteiro para entrevistar um professor do IME. Os professores a serem entrevistados serão identificados a partir da análise dos resultados dos questionários individuais sendo respondidos. O objetivo da entrevista é identificar as necessidades de cada professor para ajustar suas aulas para um modelo à distância.
Esse mesmo roteiro deverá ser seguido por cada membro do seu time na próxima etapa (Parte C), cujo objetivo é conduzir a entrevista e construir os mapas de empatia.
Cuidados
Lembre-se que o objetivo da sua entrevista é investigar e compreender os problemas do entrevistado e o que eles estão fazendo para dar continuidade à sua disciplina. Alguns professores podem, inclusive, ter decidido não continuar dando aulas à distância durante a quarentena. Procure imaginar questões para descobrir os problemas e necessidades individuais e não "sugerir" problemas genéricos ou muito específicos (como passar a lista de chamada).
Lembre-se que procuramos empatizar com o usuário(a). Isso significa não apenas entender como ele(a) ministra as aulas mas por que ela(e) o faz desse jeito, e os sentimentos envolvidos como gostos, desejos, etc. Esse documento pode lhe ajudar a entender o processo de Entrevista para Empatia.
O que você deve fazer
Crie um roteiro definindo o que o entrevistador deve fazer e como conduzir a entrevista. Imagine por exemplo que o entrevistador desconhece o propósito da entrevista e o roteiro serve como "cola" para ele(a) conduzir uma boa entrevista e conseguir bons resultados.
O roteiro deve conter:
- Uma breve introdução explicando o contexto, tipo, objetivos, tempo estimado etc., da entrevista.
- Explicar como o entrevistador deve se conduzir: fatores éticos como respeito, cortesia, dar liberdade do entrevistado abandonar a entrevista a qualquer instante, etc.
- Definir as etapas e o que deve ser feito em cada etapa: apresentação (bom dia, nós somos), introdução (motivação, objetivos, conduta, etc), etc, etc, conclusão (obrigado e até logo).
Obviamente em algum lugar do roteiro devem aparecer as questões, organizadas segundo algum critério que o roteiro também deve revelar. De novo, não se esqueça de explorar os "por que's" e "sentimentos".
O que você deve entregar
Seu grupo deve preparar uma apresentação (PowerPoint ou similar) de 10 minutos que será apresentada na aula de 4a-feira, 15 de abril. Entregue uma versão PDF de sua apresentação até duas horas antes da apresentação. Um integrante do time será sorteado para apresentar.
Sugestão para organizar a sua apresentação
Prepare sua apresentação para durar 10 minutos +/- 1 minuto. O conteúdo pode seguir a seguinte estrutura:
- Introdução
- Identificação dos membros do grupo
- Descrição do trabalho
- Apresentação do problema: contexto, motivação, definição, objetivos. Conte uma estória.
- Descrição da metodologia: onde estamos, para onde vamos, como chegamos lá?
- Roteiro da entrevista.
- Próximos passos.
Avaliação da parte B
A avaliação desse trabalho será dividida em duas partes:
- nota individual do(a) apresentador(a);
- nota do grupo pelo conteúdo da apresentação.
Mais detalhes sobre cada uma serão descritos abaixo:
Nota do grupo
- 15% Qualidade dos slides (capricho)
- Não deve abusar de texto
- Clareza e organização do conteúdo
- 15% Apresentação do problema
- 20% Metodologia
- Planejamento da entrevista
- 10% Instruções para o entrevistador
- 20% Definição das etapas da entrevista
- 20% Qualidade das Questões
Nota do(a) apresentador(a)
- 10%: Uso do Tempo: pratique bastante para garantir que sua apresentação tenha de 9 a 11 minutos.
- 30%: Segurança ao expor: conhece o que tem nos slides, fala sem ler seu conteúdo.
- 30%: Clareza na exposição: falar de forma clara, contínua, encadeia o final de um slide e o começo do outro.
- 30%: Conhecimento do trabalho: demonstra domínio sobre detalhes do trabalho.
Dica: Pratique, pratique e pratique sua apresentação. Várias e várias e várias vezes.