Postagem do Exercício Coca-Cola Zero Açúcar - Previsão de Demanda
Condições de conclusão
Aberto: domingo, 3 set. 2017, 10:30
Vencimento: quinta-feira, 26 set. 2019, 08:10
Lembrando: grupos de até 6 pessoas. Basta que apenas um aluno do grupo poste o exercício. Não se esqueçam de colocar o nome de todos os participantes no trabalho.
A Coca Zero foi uma das principais
responsáveis pelo bom resultado global da empresa entre janeiro e
março de 2007 (o lucro cresceu 14% e o faturamento aumentou 17% no período). O último lançamento a apresentar
performance tão excepcional foi a Diet Coke, em 1982.
Depois de anos de pesquisa, chegou-se a
uma fórmula com uma combinação de adoçantes que não deixa o gosto
residual das versões diet e light
tradicionais. Sucesso do novo refrigerante da Coca-Cola: união de produto e imagem desejados pelos consumidores.
Em sua
estratégia de marketing, o desafio da empresa foi eliminar antigos focos de resistência. Maior problema dos produtos diet
e light: sempre tiveram pouco sucesso entre os jovens e o público masculino,
uma vez que esse tipo de produto é associado a mulheres com idade entre 30 e 45
anos.
As latas
da Zero (o nome é o mesmo em todo o mundo), de cor preta e tipologia mais moderna, lembravam
as das bebidas energéticas.
2016: A Coca-Cola estreou a sua nova versão da Coca Zero, batizada de Coca-Cola Zero Sugar.
O lançamento da Coca é uma
tentativa de reformular não apenas o gosto, mas também a marca “zero”, com o mote “tastes more like
Coke
and
looks more like
Coke”.
Um dos
motivos da mudança é fazer o consumidor comprar “uma Coca que tem zero açúcar”,
o que é conceitualmente diferente de se comprar “uma Coca Zero”.
Em abril de 2016, a Coca-Cola já havia anunciado a unificação global de seu design e embalagens, em feito inédito em seus 130 anos
de história. Em janeiro,
mudou radicalmente seu slogan depois de sete anos: de “Open Happiness” para “Taste
the
Feeling”.
Questões:
1) Se você fosse responsável pelo lançamento do novo produto, como teria feito para estimar o potencial total do mercado brasileiro de refrigerantes sem açúcar? Apresente os cálculos e o tamanho do mercado.
2) Como poderia ter sido feita uma pesquisa para definir mercado-alvo, embalagem e apelos de comunicação?