Estudo de Caso Amazon
De acordo com o artigo Inside Amazon: Wrestling Big Ideas in a Bruising Workplace publicado em 2015, a Amazon supostamente estaria conduzindo um experimento para ver quanto se pode exigir dos analistas e executivos com intenção de levá-los a alcançar suas ambições.
No mesmo contexto, em resposta ao artigo acima citado, Jeff Bezos (CEO da Amazon) argumenta dizendo que a Amazon não iria tolerar as “práticas de gestão chocantemente insensíveis” descritas no artigo.
A revista Exame resumiu o ocorrido em uma notícia divulgada em 2015 com o título “Funcionários da Amazon relatam pressão e metas impossíveis”.
Após a leitura dos artigos, comente sobre as seguintes questões:
1) No site http://www.amazon.jobs/principles estão explícitos os princípios de liderança que os funcionários da Amazon devem ter no dia a dia de trabalho.
· Obsessão pelo cliente
· Senso de Dono
· Inventar e Simplificar
· Estar Certo, e Muito
· Contratar e Desenvolver os Melhores
· Insistir nos Mais Altos Padrões
· Pensar Grande
· Estar Pronto para Agir
· Frugalidade
· Aprender e Ser Curioso
· Conquistar Confiança
· Mergulhar Profundamente
· Manter-se Firme; Discordar e Assumir o Compromisso
· Entregar Resultados
a) Você concorda com tais princípios? Existe algum que poderia piorar a produtividade de um funcionário no longo prazo? De que forma?
b) Em sua opinião, dependendo da maneira que um líder conduz os princípios citados acima, algum deles podem se tornar não éticos em situações extremas? Comente.
c) Quais os cuidados que o CEO da Amazon deve tomar ao incentivar os líderes a “cobrarem” os funcionários para que eles sejam conduzidos por tais princípios?
Seguem os artigos para leitura:
New York Times
Jeff Bezos and Amazon Employees Join Debate Over Its Culture
Revista Exame:
Funcionários da Amazon relatam pressão e metas impossíveis
Site da Amazon:
Princípios de Liderança da Amazon
- 28 agosto 2018, 09:29 AM