Prova final
Prova Biologia Evolutiva
Orientação para realização da prova.
§ A prova deve ser feita individualmente e com consulta a todo material que julgar necessário. Todas as referências usadas, incluindo páginas na internet, devem ser citadas.
§ Fiquem atentos ao limite de espaço dado para as respostas.
§ A prova deve ser entregue via moodle. Um arquivo gerado em editor de texto e salvo como pdf é ideal.
§ Se necessário desenvolva os argumentos usando notação matemática, para tornar o raciocínio mais claro.
§ Inclua em suas respostas citações apropriadas. Não é necessário se restringir às referências usadas ao longo do curso. As palavras referentes às referências não devem ser contadas no cálculo do número de palavras da resposta.
§ Serão atribuídos pontos para precisão conceitual, bom uso de exemplos e clareza na forma de desenvolvimento do argumento e qualidade da redação. Busque desenvolver sua resposta como se você estivesse redigindo uma seção para um livro didático que tem como público um aluno de graduação que já fez uma disciplina básica em biologia evolutiva.
1. Um conceito recorrente ao longo do curso foi o do tamanho populacional efetivo (Ne). Imagine que você foi convidado para dar uma aula sobre esse conceito num curso avançado de graduação. O seu desafio será redigir um texto que será distribuído para os alunos nessa aula. Entretanto, há um aspecto importante de seu texto, que dará a ele um elemento de originalidade. Além de cobrir os conceitos básicos, tais como a definição formal do Ne (o que é, como fatores tais como razões sexuais e oscilação temporal o afetam, como medi-lo a partir dos dados genéticos) você tentará passar aos alunos os desafios referentes à compreensão de Ne que estudos recentes tem revelado (os artigos vistos no curso de autoria de Prugnolle, Romiguier, Corbett-Detig, Karasov todos entram nessa categoria).
A ideia é mostrar que longe de
ser um tema “estagnado” e com as questões “já resolvidas”, há importantes
desafios no ar, tanto em referência à sua interpretação, a compreensão dos
fatores que o moldam e sua relevância evolutiva.
A minha expectativa é que vocês busquem uma forma de integrar os conteúdos dos trabalhos que lemos para contar uma estória sobre o que evolucionistas estão pensando sobre o Ne, os desafios em sua aplicação, a relevância de compreendê-lo, sua interação com outros processos e seu papel no campo da biologia evolutiva. Será fundamental integrar os conteúdos dos papers que lemos em sua narrativa.
Não há um único modo de ter sucesso nessa
empreitada, pois o tema é amplo e cada um pode identificar um caminho distinto
para desenvolvê-lo. O desafio é vocês buscarem, em nossas muitas discussões, os
elementos que gerem uma narrativa coesa sobre o tema. Faça um esforço para redigir um texto que
flua, conectando os temas. Um pequeno resumo de cada paper colado
sequencialmente não atingirá essa meta por si só. Use ilustrações e esquemas,
conforme julgar apropriado. Esquemas originais de sua autoria, capazes de integrar
ideias de diferentes papers, serão particularmente bem-vindos (considere o
esquema que vimos no review de Ellegren e Galtier, integrando vários fatores
que moldam o tamanho efetivo, como um bom exemplo). [Máximo: 800 palavras, peso 2]
2. Utilizando as respostas do Jonathan e do Tim como ponto de partida, encontre um tema a respeito do qual você você pode apresentar novas ideias e revisar recentes achados. Seu texto pode tratar do que foi publicado sobre a questão (quais respostas já foram encontradas, como avançam o conhecimento em relação aos artigos), assim como pode ser uma descrição de uma análise futura a ser feita, motivada pelos papers (e pelas respostas que eles nos deram). Nesse caso, você pode descrever a questão que identificou, porque ela é relevante e brevemente traçar a estratégia a ser usada para ataca-la. Ao fazer esse texto você deve se referir à bibliografia consultada. Muitas dicas interessantes estão contidas nas repostas que eles nos deram. [Máximo: 400 palavras, peso 1]