Avaliação de projeto de estudo de mercado
Roteiro de estudo de mercado
1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO
- definição
- usos do produto
- características técnicas
- componentes do produto
-forma de apresentação do produto
2- ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE EMPRESA E CONSUMIDOR
- área geográfica alvo
- consumo (dos sobre quanto, como é consumido, evolução de consumo)
- características do consumidor (escolaridade, idade, sexo, estrutura da família, nível de renda e variáveis relevantes que possam influir no consumo);
- comportamento do consumidor (sensibilidade do consumidor em relação a preço, qualidade, forma de apresentação, crédito, propaganda, confiabilidade, políticas de manutenção e aspectos relacionados à criação de valor);
- como o produto é distribuído?
3- ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
- nível de oferta dos concorrentes
- tecnologia dos concorrentes
- estrutura econômico-financeira dos concorrentes
- recursos humanos e seu papel no negócio
4- ESTRUTURA DE MERCADO
- fatias de mercado dos concorrentes
- formas de competição
- preços praticados (impostos, forma de pagamento, impostos envolvidos)
5- OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
- Substitutibilidade do produto
- Fornecedores envolvidos
- Papel do governo como regulador do negócio proposto (normas envolvidas)
6- DESENVOLVIMENTO DE REGRESSÃO PARA PREVISÃO DA DEMANDA
7 – FONTES UTILIZADAS NO TRABALHO