Concurso 3DUI - tarefa 2
Olá pessoal. Obrigado pela participação na tarefa 1.
Agora, leia a descrição para o desafio deste ano: http://ieeevr.org/2019/contribute/3dui-contest.html
Basicamente, uma proposta válida implementa uma escape room utilizando apenas objetos hápticos passivos. Em linhas gerais, um objeto háptico passivo não simula forças no usuário. Um exemplo é uma bola de basquete, que permite ao usuário sentir seu peso, textura, pressão e, aliado a um sistema de detecção ou rastreamento de objetos (via câmeras, marcadores, etc), torna possível sentir seus aspectos sensoriais em um cenário de realidade virtual / mista. Outro exemplo pode ser um objeto que representa os aspectos físicos de uma maçaneta, que permite ao usuário abrir uma porta virtual com movimentos naturais.
A segunda tarefa aos voluntários é:
- Que objetos reais podem ser utilizados como hápticos passivos interessantes no contexto de uma Escape Room (ex: arco e flecha) ?
- Que dispositivos de baixo custo podem ser utilizados como sensores para esses objetos hápticos (exemplo: um mouse convencional pode ser usado para detectar o movimento planar de um objeto)
- a descrição menciona os sentidos olfativo e gustativo, raramente explorados em RV/RA. Você consegue imaginar objetos que explorem esses aspectos de maneira criativa e segura ?
- e no caso de objetos montáveis, algum exemplo vem à mente ?
Enviem as respostas em forma de texto. Lembrem-se, trata-se de uma tarefa opcional para quem deseja participar conosco da construção de nossa proposta e, possivelmente, do nosso time.
Obrigado