Programação
-
Nesta primeira aula, o docente se apresentou, falando como as suas carreiras se conectam com o campo de estudo das negociações internacionais e também onde atua profissionalmente.
Foi apresentado o conteúdo do programa, a relevância que o tema das negociações, no âmbito internacional, ganhou nas últimas décadas para países como o Brasil, e como tais negociações tornaram-se mais complexas, ao envolver temáticas diferentes (cruzadas) e atores de distintas naturezas e preferências.
Apresenta conceitos básicos das negociações, com ênfase no tipo do objeto em negociação, discutindo elementos como: tangibilidade, integralidade, proporcionalidade, obtenção de ganhos.
A leitura recomendada é: Oliveira, Amâncio & Onuki, Janina. Negociações internacionais – teoria e técnicas. In: Ayerbe, Luis Fernando & Bojikian, Neusa (orgs.). Negociações econômicas internacionais. Abordagens, atores e perspectivas desde o Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2012, pp. 11-32.
-
Nessa aula foi apresentado os tipos de negociadores e suas estratégias e apoios. É importante identificá-los em uma negociação para que a conclusão seja conforme o esperado.
-
-
Esta aula tem como objetivo apresentar os principais modelos e técnicas de barganha num processo de negociação.
-
-
Primeira Avaliação constituída por questões objetivas e dissertativas referentes ao conteúdo apresentado até o momento.
-