Agenda do Curso
-
Bem vindo à disciplina Educaçao científica na Sociedade de Risco. O curso será estruturado em duas partes complementares, a saber: Bases sócio-antropológicas da Sociedade de Risco; Sociedade de riscos e o ensino das ciências. A parte 1 tomará as obras "Sociedade de Risco, rumo a uma nova modernidade" de Ulrich Beck e "As Consequências da Modernidade" de Antony Giddens como base das aulas. A parte 2 será baseado em artigos mais recentes sobre educação científica. Na primeira parte, os textos a serem lidos têm tradução em português. Na segunda parte, a maioria das referencias será em inglês.
As aulas acontecerão em ambiente virtual acessível por meio deste ambiente Moodle, de forma síncrono, das 8:30h as 12:00h, sendo que a participação ativa dos estudantes será ponto importante. Para os alunos que puderem e quiserem, uma sala será reservada na Faculdade de Educação para participação física, onde eu estarei. As atividades síncronas serão acompanhadas, na maioria das vezes, por algum tipo de atividade assíncrona proposta por meio da Plataforma E-disciplina. A dinâmica da disciplina e forma de avaliação serão detalhada nesta aula de apresentação.
-
Aqui incluímos alguns textos de extras que podem auxiliar na leitura dos textos principais indicados para cada semana.
-
Aaron Wildavsky e Mary Douglas, Risco e cultura: Um ensaio sobre a seleção de riscos tecnológicos e ambientais
-
-
-
Material de apoio para a discussão em sala de aula
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
-
-
Material de apoio para discussão em sala de aula
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
Aqui vc encontrará questões para refletir sobre as leituras do capítulo
-
Escreva em 300 palavras elabore um reflexão sobre O "Fim do Consenso em Torno do Progresso"
-
-
-
Textos de apoio para as discussões das aulas
-
questões para complementar a leitura dos texto a ser discutido na aula
-
Em 300 palavras elabore um reflexão sobre o conceito de Segurança Ontológica na Sociedade de Risco
-
-
-
Textos de apoio para as discussões das aulas
-
questões para complementar a leitura dos texto a ser discutido na aula de 17 de março
-
Em 300 palavras, disserte sobre como deveria ser a condução do carro de Jagrená
-
-
-
material para a semana 5
-
material para a semana 5
-
material semana 5
-
material semana 5
-
Não Haverá aula
-
Prezados/as alunos/as
Estou bem gripado e gostaria de adiar o início da aula para as 9:00h
até amanhã
-
-
-
Em 300 palavras, como vc avalia a perspectiva de riscos locais e globais equal a importância desta diferenciação na educação científica?
-
-
caros/as, segue o capítulo do ESERA que mencionei hoje na aula e que contém resultados do questionário sobre percepção de risco.
-
-
Em 300 palavras, qual teu entendimentos sobre "Wicked Problems" e como eles diferem da maneira tradicional de propor e resolver problemas no ensino de ciências.
-
-
Poste aqui sua proposta para o trabalho final a ser desenvolvido na forma de uma dissertação de cerca de 9 páginas
-
-
-
Poste aqui o trabalho final da disciplina, entre 3500 e 4.000 palavras, até o dia 15 de agosto
-
De maneira opcional, poste aqui seus comentários sobre a disciplina
-