• Avaliação: resumo dos textos indicados para leitura em cada aula, questões elaboradas para os textos indicados em cada aula, participação em aula, ensaio, seminários (todo mundo tem que ler os textos do seminário!).

    Resumo: deve ter uma página, com letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5, 3cm de margem. Se houver mais de uma página, só a primeira será considerada.

    Questões: As questões serão usadas como ponto de partida para debate. Elas podem trazer discussões e críticas, ou dúvidas sobre conceitos e procedimentos apresentados do texto. Não há limite mínimo ou máximo para número de questões.

    Ensaio: deve ter de oito a 15 páginas (sem as referências), letra Times New Roman 12, espaço duplo, margens de 3cm. Se houver mais do que 15 páginas, apenas as 15 primeiras serão consideradas.

    OS TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DESTAS NORMAS SERÃO DEVOLVIDOS PARA REELABORAÇÃO


    Temas sugeridos para ensaios (mas vocês podem sugerir outros)

    1 – Etologia, desenvolvimento, aprendizagem e escola

    2 – Redes sociais e desenvolvimento humano

    3 – Neurônios espelho e desenvolvimento

    4 – Imitação neonatal

    5 – Bem-estar animal, aprendizagem e comportamento social

    6 – Cognição corporeada, situada e distribuída

    7 – Socialidade e evolução da inteligência

    8 – Aprendizagem social em não humanos (aves, primatas, cães, elefantes, golfinhos)

    9 – Aprendizagem social e aquisição da linguagem

    10 – Contribuições da abordagem de sistemas em desenvolvimento para a aprendizagem

    12 – Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento

    13 – Comportamento pró social: desenvolvimento, origens evolutivas, psicologia comparada

    15 – Empatia pela perspectiva etológica

    16 – Brincadeira e aprendizagem (em humanos e não-humanos)

    17 - Aprendizagem social, etologia e pensamento decolonial