Programação

  • Aula 1 - Considerações sobre Epistemologia

    LEITURAS BÁSICAS:

    • BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: Edusp, 1980.
    • CUPANI, A. e PIETROCOLA, M. A Relevância da Epistemologia de Mario Bunge para o Ensino de Ciências. In: Cadernos Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, vol 19, n.1, edição especial, 2002.
     

    MATERIAL VÍDEOS AULAS:


  • Aula 2 - A problemática do conhecimento científico e suas peculiaridades em relação ao filosófico, religioso e ao senso comum

    LEITURA BÁSICA:

    • KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora perspectiva, 1992.
    • BAKER, C R, & BETTNER, M S. (1997). Interpretive and critical research in accounting: a commentary on its absence from mainstream accounting research. Critical Perspectives on Accounting, 8(4), 293-310.
    • CHALMERS, A. A Fabricação da Ciência. São Paulo: Editora UNESP, 1994.
    • MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

     ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:

    • Resenha
    • Seminário


  • Aula 3 - Os paradigmas quantitativo e qualitativo de investigação científica e as reflexões críticas acerca da produção científica

    Os paradigmas quantitativo e qualitativo de investigação científica e as reflexões críticas acerca da produção científica das áreas das Ciências Sociais Aplicadas

    LEITURA BÁSICA:

    • FREITAS, H., MOSCAROLA, J. Análise de dados quantitativos & qualitativos: casos aplicados usando o sphinx. Porto Alegre: Sphinx, 2000.
    • GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas , v. 35, n. 2, mar-abr, p.57-63, 1995.
    • GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 

    ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:

    • Resenha
    • Seminário

  • Aula 4 - Os fundamentos metodológicos para elaboração de projeto estrutural de pesquisa

    LEITURA BÁSICA:

    • HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
    • POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2006.
    • POPPER, K. O Mito do Contexto. Lisboa: Edições 70, 2009.
    • SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
    • PAGLIARUSSI, M. S. (2020). A organização temática da seção de estudos anteriores em artigos científicos. Revista De Contabilidade E Organizações, 14, e169787. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.169787

     

    ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:

    • Resenha
    • Seminário


  • Aula 5 - Abordagens metodológicas: positivista; funcionalista; sistêmica; estruturalista; fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética

    LEITURA BÁSICA:

    • ZANCHET, A., MARQUES, C., MARTINS, A. G. Epistemologia das Abordagens Metodológicas na Pesquisa Contábil: do Normativismo ao Positivismo Working Paper: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ1737.pdf
    • NERSESSIAN, N. J. Creating Scientific Concepts. Cambridge: MIT Press, 2008.

    ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:
    • Resenha sobre Epistemologia e a pesquisa em contabilidade
    • Seminário

  • Aula 6 - Estratégias de Pesquisa: bibliográfica; documental; experimental; levantamento; pesquisa ex-post-facto; estudo de caso; pesquisa etnográfica e pesquisa-ação

    LEITURA BÁSICA:

    • CAMPBELL, D. T., STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais da pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979.
    • THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
    • TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
    • YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

     

    ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:

    • Resenha sobre Epistemologia e a pesquisa em contabilidade
    • Seminário


  • Aula 7 - Técnicas para coleta de evidências, dados e informações: observação; observação participante; questionário; escalas de atitudes; entrevista; focus group; análise de conteúdo; análise do discurso e história de vida

    LEITURA BÁSICA:

    • FREITAS, H., MOSCAROLA, J. Análise de dados quantitativos & qualitativos: casos aplicados usando o sphinx. Porto Alegre: Sphinx, 2000.
    • FREITAS, H. & JANISSEK, R. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, seqüenciais e recorrentes para exploração de dados qualitativos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
    • GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas , v. 35, n. 2, mar-abr, p.57-63, 1995.
    • GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
    • THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
    • TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
    • YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

     ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:

    • Resenha
    • Seminário


  • Aula 8 - Discussão e avaliação crítica do processo de investigação científico.

     LEITURA BÁSICA:

    •  BAUM, J. A. C. Free-Riding on Power Laws: questioning the validity of the Impact Factor as a measure of research quality in organization studies. First Published July 1, 2011 Other, Volume: 18 issue: 4, page(s): 449-466 - https://doi.org/10.1177/1350508411403531
    • ECO, U. Como se faz uma Tese. São Paulo: Perspectiva, 1988
    • EISENHARDT, K. M. Building Theories From Case Study Research. The Academy of Management Review. Oct. 1989, Vol. 14. No 4 – 532-550.
    • SANTANA, C. M. Produção do conhecimento em contabilidade social no Brasil (1990 a 2003): abordagem bibliométrica. São Paulo, 2004. 292p. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
    • THEÓPHILO, C. R. Pesquisa em contabilidade no Brasil: Uma análise crítico-epistemológica. 2004. 212p. Tese (Doutorado) – Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
    • THEÓPHILO, C. R. Uma abordagem epistemológica da pesquisa em Contabilidade. São Paulo, 2000. 131p. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

     

    ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES:

    • Resenha
    • Seminário

  • Projetos Estrutural de Tese

    Projeto Estrutural (Slides)

    O aluno deverá elaborar um "projeto estrutural", contendo os principais elementos para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa (tese).

    Na Introdução é esperado que os autores apresentem, não necessariamente na ordem a seguir:

    ·          O (s) objetivo (s) do tese

    ·          A lacuna identificada na literatura que está sendo preenchida pela tese

    ·          Justificativas para a importância da lacuna

    ·          Explicações a respeito de como a tese preenche a lacuna

    ·          Uma breve descrição dos aspectos metodológicos

    ·          Uma síntese dos resultados e suas implicações teóricas inovadoras

    O Referencial teórico pode ser estruturado de forma diferente, dependendo se o estudo faz uso de estratégia quantitativa ou qualitativa. Para estudos quantitativos, o referencial teórico poderia incluir, não necessariamente nessa ordem:

    ·          Uma síntese dos estudos anteriores diretamente relacionados ao fenômeno de pesquisa, com destaque para as lacunas no conhecimento

    ·          A apresentação da(s) teoria(s) que sustenta(m) o estudo, com ênfase na definição dos seus principais conceitos e as relações causais esperadas entre eles

    ·          O desenvolvimento de hipóteses

    Estudos qualitativos podem usar uma estrutura um pouco diferente, no sentido de que a escolha por abordagens qualitativas usualmente se dá quando existem poucos estudos anteriores sobre o fenômeno de interesse ou quando os estudos existentes se mostram inadequados para entender o fenômeno. Deste modo, o referencial teórico em estudos qualitativos pode enfatizar a apresentação do quadro teórico de referência, deixando a literatura teórico-empírica para ser confrontada na seção de resultados e discussão. É importante enfatizar que a seção teórica deve ampliar o conhecimento a respeito do fenômeno, e não repetir a apresentação de teorias já publicadas em outras pesquisas.

    A seção de Metodologia deve apresentar informações detalhadas o suficiente para permitir que o estudo seja reproduzido. A ênfase deve ser colocada na descrição de como o estudo foi realizado, e sugerimos fortemente evitar o uso de taxonomias que não permitem entender ao leitor o que efetivamente foi realizado.

    A combinação das seções de Resultados e Discussão é frequentemente apropriada, de modo que se espera que os autores explorem o significado dos resultados obtidos, e não apenas os apresentem de forma estanque. O contraste com a literatura é importante, mas recomendamos evitar o uso extensivo de citações e discussão de artigos já publicados. É fundamental discutir as limitações do estudo, as ameaças à robustez dos resultados e os eventuais procedimentos que tenham sido adotados para limitar o impacto de tais ameaças.

    A seção Conclusão deve enfatizar o significado dos resultados, e não repetir a sua apresentação. É esperado que os autores discutam as implicações teóricas dos resultados obtidos, no sentido de destacar como os autores esperam que a pesquisa futura seja impactada pelos resultados obtidos na pesquisas, e quais oportunidades de pesquisa se abrem a partir dos resultados encontrados. A seção de conclusão deve obrigatoriamente incluir uma discussão das implicações práticas dos resultados obtidos com o estudo.



  • Ensaio Teórico - Até 23 de maio [15 dias após] a última aula