Programação

  • Página de introdução do curso. Regras Gerais, Métodos Utilizados.

    • Parte de uma palestra do Prof. Dr. Clovis de Barros Filho da  Escola de Comunicações e Artes da USP sobre autodescobrimento, felicidade e viver uma vida que vale a pena ser vivida. Atenção: No contexto da palestra há algumas palavras de baixo calão, mas a mensagem é muito boa.

    • Parte de uma palestra do Prof. Dr. Clovis de Barros Filho da  Escola de Comunicações e Artes da USP sobre motivação para estudar, desafios e perseverança. Atenção: No contexto da palestra há algumas palavras de baixo calão, mas a mensagem é muito boa.

  • Destaque

    Teorica clássica da Radiação Eletromagnética e sua interação com a matéria; Espalhamento e Absorção de Radiação por átomos clássicos

    • Vídeo Aula do Prof. Walter Lewin sobre modelo clássico do átomo e interação radiação-matéria

    • Vídeo aula em português do Prof. Vanderley Bagnato sobre o modelo clássico do átomo e interação da radiação com a matéria. Essa dedução é um pouco diferente daquela feita em sala, mas são equivalente. 

    • Simulação da universidade do Colorado/USA mostrando o perfil de radiação emitida por uma carga pontual. Requer JAVA instalado.

    • Nesta atividade você deverá fazer as deduções pedidas no arquivo anexo. Deverá digitalizar o arquivo (limite de tamanho de 20MB) com o trabalho e adicioná-lo aqui até o dia 26/02. a nota da mesma será utilizada para compor a nota de atividades do curso (30% na nota final).

    • Este questionário é constituído por 16 questões de múltipla escolha sobre onda eletromagnéticas.  Poderá ser respondido  ate dia 28 de fevereiro, mas quando iniciar o processo terá uma hora para responder o questionário inteiro. Serão permitidas duas tentativas, sendo que na segunda haverá uma penalidade de 50% da nota. 

    • Lista de exercícios sobre interação de radiação com a matéria. Deverá se entregue até 14/03 às 23:55 em arquivo eletrônico de no máximo 20MB. A nota atribuída a essa lista fará parte da nota de atividades. Para responder a lista você só precisa do conteúdo as notas de aula, mas se quiser se aprofundar você pode usar a seguinte bibliografia (disponível na biblioteca). 


      1.  Apostila de introdução à Física Moderna - Prof. Silvestre Ragusa - Páginas 78 a 95. 
      2. Física Moderna 1 - Prof. Vanderlei Salvador Bagnato - Capítulo IV - Interação do campo eletromagnética com o sistema atômico, 
      3. Introduction to Electrodynamics. David J. Griffiths. Capítulo 9. Tópico 9.4.3. The frequency dependence of permittivity. Pág 398 - 404.