Programação

  • MATERIAL DE APOIO - POLÍTICAS AMBIENTAIS DA USP

  • MATERIAL DE APOIO: FICHA DE INDICADORES E DOCUMENTOS DE TURMAS ANTERIORES

  • ETAPA I

    Na ETAPA I, os alunos (em grupos de 2 alunos) irão propor um sistema de indicadores para a Política Ambiental da USP. Esse sistema será composto pela escolha de um modelo (sistema) de indicadores socioambientais, assim como dos próprios indicadores.

    O contexto para desenvolvimento desses indicadores está exposto na Política Ambiental da USP:

    Artigo 11 - Os Planos de Gestão Ambiental Temáticos são instrumentos de implementação das Políticas Ambientais Temáticas da USP, que inclui o seguinte conteúdo mínimo:

    I - introdução;

    II - diagnósticos e legislações ambientais existentes sobre os respectivos temas;

    III - metas e ações;

    IV - indicadores;

    V - formas de monitoramento, avaliação e revisão.

    Parágrafo único - Cada Política Ambiental Temática descrita no artigo 2º desta Resolução terá o seu respectivo Plano de Gestão Ambiental Temático.

    Artigo 2º – As Políticas Ambientais Temáticas e o Plano de Gestão Ambiental da USP composto pelos Planos Ambientais Temáticos versarão sobre os seguintes temas:

    I - administração;

    II - água e efluentes;

    III - áreas verdes e reservas ecológicas;

    IV - edificações sustentáveis;

    V- educação ambiental;

    VI - emissões de gases do efeito estufa e gases poluentes;

    VII - energia;

    VIII - gestão de fauna;

    IX - mobilidade;

    X - resíduos;

    XI - uso e ocupação territorial.

     

    Portanto, cada grupo terá que escolher e justificar um modelo de indicadores socioambientais e propor o conjunto de indicadores que podem ser utilizados para monitorar a Política Ambiental da USP. Nessa parte, os alunos devem considerar as definições, princípios e objetivos da Política Ambiental da USP, assim como de cada Política Ambiental Temática da USP.

    Ao final primeira Etapa I será realizada a Oficina de Trabalho 1 entre os grupos para se chegar a consenso entre modelo e indicadores a serem utilizados.


  • ETAPA II

    Na ETAPA II, os alunos, nos mesmos grupos, deverão escolher[1] uma das Políticas Ambientais Temáticas da USP e desenvolver 2 itens do sistema de gestão do Plano Diretor Ambiental, especificamente para a Política Temática escolhida.

    Os 2 itens do sistema de Gestão do Plano Diretor Ambiental estão descritos no Artigo 14 da Política Ambiental da USP:

    Artigo 14 - Os Planos Diretores Ambientais dos campi têm o seguinte conteúdo mínimo:

    [...]

    V– sistema de gestão do Plano Diretor Ambiental:

    [...]

    b) indicadores locais e procedimentos para acompanhamento;

    c) formas de monitoramento e avaliação.

    Ainda na etapa II, os grupos, deverão levantar os dados em um dos Campi (estudo de caso) da USP para preencher os indicadores locais propostos anteriormente.

    A etapa II será finalizada com uma Oficina de Trabalho 2, na qual os grupos que estiverem trabalhando na mesma Política Temática trocarão informações sobre:

    a) os indicadores locais propostos, assim como os procedimentos para acompanhamento;

    b) as formas de monitoramento e avaliação propostas;

    c) os resultados para os indicadores no estudo de caso.



    [1] Máximo de três grupos para cada Política Temática.


  • ETAPA III

    Na ETAPA III os grupos farão uma reflexão dos resultados da etapa II, devendo rever, onde necessário, os indicadores, forma de medição, monitoramento e os resultados do estudo de caso.


  • ETAPA IV

    A ETAPA IV será uma retroalimentação da etapa I. Nessa seção da disciplina os alunos deverão discutir e propor a conexão entre os indicadores locais dos Campi e a Política da USP, ou seja, deverão apresentar como os indicadores locais (nível Campus) poderão ser agregados para alimentarem o sistema geral de indicadores da USP.

    Os indicadores da Política Ambiental da USP propostos na etapa I deverão ser revistos e ao final dessa etapa haverá a última Oficina de Trabalho 3 para definir, consensualmente, os indicadores da Política Ambiental da USP (nível USP e nível campi).


  • AULA 1 (17/02)

    Apresentação do programa (objetivos, metodologia e avaliação) e apresentação do projeto a ser executado. Conformação de grupos de trabalho e escolha dos Planos Ambientais Temáticos.

  • AULA 2 (24/02)

    Aula expositiva-dialogada sobre modelos de indicadores ambientais. Palestra sobre a Política Ambiental da USP.

  • AULA 3 (02/03)

    Trabalho em grupo: ETAPA I. Orientação do professor.

  • PARCIAL DO PRODUTO 1 (04/03)

    Documento contendo o modelo de indicadores e justificativa.


  • AULA 4 (09/03)

  • AULA 5 (16/03)

    Oficina de Trabalho 1: oficina entre os grupos para se chegar a consenso entre modelo e indicadores a serem utilizados

  • PRODUTO I (18/03)

    PRODUTO 1 (resultados da ETAPA 1): Entrega de um documento contendo o modelo de sistema de indicadores e os indicadores para a Política Ambiental da USP.


    Critérios que serão considerados na avaliação:

    - Formatação do documento (10%)

    - Conteúdo de contextualização (30%): Introdução, objetivos e caracterização do objeto.

    - Conteúdo de resultados (60%): Modelo de indicadores com justificativa e indicadores para a Política Ambiental da USP.



  • AULA 6 (30/03)

    Trabalho em grupo: ETAPA II.

  • AULA 7 (06/04)

    Trabalho em grupo: ETAPA II. Orientação do professor.

  • AULA 8 (13/04)

    Trabalho em grupo: ETAPA II. Orientação do professor.

  • PARCIAL DO PRODUTO 2 (15/04)

    Documento contendo:

    a) os indicadores propostos para os campi, específicos para a Política Ambiental temática escolhida pelo grupo;

    b) as formas de monitoramento e avaliação propostas;


  • AULA 9 (20/04)

    Trabalho em grupo: ETAPA II. Orientação do professor.

  • AULA 10 (27/04)

    Trabalho em grupo: ETAPA II. Orientação do professor.

  • PRODUTO 2 (29/04)

    PRODUTO 2: Entrega de um documento contendo os resultados da ETAPA I, já revisados após a Oficina de Trabalho 1 (adicionar um item de justificativa das alterações) somados aos resultados da ETAPA II, sejam eles:

    a) os indicadores propostos para os campi, específicos para a Política Ambiental temática escolhida pelo grupo;

    b) as formas de monitoramento e avaliação propostas;

    c) os resultados para os indicadores no estudo de caso (campus a ser escolhido pelo grupo).


    Critérios que serão considerados na avaliação:

    - Formatação do documento (10%)

    - Conteúdo de contextualização (20%): Introdução, objetivos e caracterização do objeto.

    - Conteúdo de resultados (70%): Modelo de indicadores com justificativa e indicadores para a Política Ambiental da USP, assim como os indicadores com procedimentos de acompanhamento e as formas de monitoramento e avaliação para as Políticas Ambientais Temáticas no nível de campus. Além disso, deverá ser apresentado também um estudo de caso, como forma de validação dos indicadores propostos para os Planos Diretores Ambientais, em um campus da USP.


  • AULA 11 (04/05)

    Oficina de Trabalho 2: Essa oficina será composta por 2 etapas:


    Etapa 1: os grupos que estiverem trabalhando na mesma Política Temática farão uma autoavaliação de seus indicadores, utilizando os critérios estabelecidos na FICHA DE AVALIAÇÃO DOS INDICADORES. A ficha deve ser preenchida para todos os indicadores propostos por cada grupo (Cada membro do tema deve dar uma nota de 1 a 9 para cada critério. Deve ser preenchida a média entre as notas dos membros do tema). Além disso, essa etapa é um oportunidade para que os grupos que estão trabalhando com a mesma política troquem informações sobre:

    a) os indicadores locais propostos;

    b) as formas de monitoramento e avaliação propostas;

    c) as fontes de dados e os resultados para os indicadores no estudo de caso.


    Etapa 2: Em plenária serão discutidas as definições para permanência/mudança/exclusão dos indicadores.


  • AULA 12 (11/05)

    Trabalho em grupo: ETAPA III. Orientação do professor.

  • AULA 13 (18/05)

    Semana da Engenharia Ambiental (Presença obrigatória nas atividades do evento no horário da disciplina)

  • AULA 14 (25/05)

    Trabalho em grupo: ETAPA IV. Orientação do professor

  • PRODUTO 3 (08/06)

    Entrega de um documento similar ao PRODUTO 2, revisado após a oficina de trabalho 2  para correção dos problemas identificados (adicionar item de avaliação dos indicadores + lista final dos indicadores + ficha de Quiroga para cada indicador).


    Critérios que serão considerados na avaliação:

    - Formatação do documento (10%)

    - Conteúdo de contextualização (20%): Introdução, objetivos e caracterização do objeto.

    - Conteúdo de resultados (70%): Modelo de indicadores com justificativa e indicadores para a Política Ambiental da USP, assim como os indicadores e as formas de monitoramento e avaliação para as Políticas Ambientais Temáticas no nível de campus. Além disso, deverá ser apresentado também um estudo de caso, como forma de validação dos indicadores propostos para os Planos Diretores Ambientais, em um campus da USP.



  • AULA 15 (01/06)

    Trabalho em grupo: ETAPA IV. Orientação do professor.

  • AULA 16 (08/06)

    Trabalho em grupo: ETAPA IV. Orientação do professor.                                                                                                                                    

  • AULA 17 (15/06)

    Oficina de Trabalho 3: Oficina para definir, consensualmente, os indicadores da Política Ambiental da USP (nível USP e nível campi)

  • PRODUTO 4 (29/06)

    Entrega de um documento apresentando como os indicadores locais (nível Campus, somente da Política Ambiental Temática do grupo) poderão ser agregados para alimentarem o sistema geral de indicadores da USP.

    Os indicadores da Política Ambiental da USP propostos na etapa I deverão ser revistos.


    Critérios que serão considerados na avaliação:

    - Conteúdo de resultados (100%): forma de agregação dos indicadores e coerência das propostas com o modelo de indicadores escolhidos, com a Política Ambiental da USP e com a Política Ambiental Temática do grupo.


  • AULA 18 (22/06)

    Trabalho em grupo: elaboração do relatório final. Orientação do Professor.

  • PRODUTO 5 (29/06)

    PRODUTO 5 (Relatório final): deverá apresentar o sistema de indicadores para a Política Ambiental da USP, contendo: o modelo de indicadores, os indicadores locais para os campi (somente para o tema do grupo), os indicadores gerais da Política Ambiental da USP, a forma de integração dos indicadores locais (somente para o tema do grupo) com os indicadores gerais da USP e o estudo de caso como validação dos indicadores (cálculo dos indicadores locais para o tema do grupo) mais o(s) indicador(es) geral(is) da Política Ambiental da USP.

    - Formatação do documento (10%)

    - Conteúdo de contextualização (20%): Introdução, objetivos e caracterização do objeto.

    - Conteúdo de resultados (70%):

     

    A entrega final deve conter no mínimo[1]:

    a.             Folha de apresentação.

    b.             Equipe

    c.             Resumo executivo

    d.             Sumário

    e.             Introdução

    f.               Caracterização do objeto

    g.             Objetivos

    h.             Metodologia

    i.               Resultados

    j.               Discussões dos resultados

    k.             Considerações finais (Conclusões, recomendações).

    l.               Referências



    [1] Texto de apoio: ABNT NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação – Terceira Edição. Válido a partir de 17.04.2011

     


  • AULA 19 (29/06)

    Discussão dos resultados e aprendizados da disciplina.

    Obs.: Essa aula poderá ser substituída por elaboração conjunta de um livro com os resultados dos grupos.

  • Avaliações e pesos

    PRODUTO 1 (incluindo a parcial)

    20%

    PRODUTO 2 (incluindo a parcial)

    15%

    PRODUTO 3 (incluindo a parcial)

    10%

    PRODUTO 4

    0%

    Participação (discussões em aula e oficinas de trabalho)

    10%

    PRODUTO 5

    45%

    Total

    100%