Programação
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Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura
Código: SHS0614
Duração: Semestral
Créditos Aula: 3
Carga horária total: 45h
Justificativa: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.
Critério de avaliação:
5% - Avaliação texto 1
5% - Avaliação textos 2 e 3
5% - Exercício Vídeo Oceanos
5% - Exercício "Indicadores"
10% - Exercício "Cidades Sustentáveis"
70% - Relatório final (trabalho final escrito)
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Grupos:
1 - Bruna, Luisa, Ana Carol.
2 - Andressa, Mateus, Soyani.
3 - Carolina H., Luiz Felipe, Tiago Hindi.
4 - Alex, Anna, Lamarques.
Etapas e data de entrega:
1 - Importância das Áreas verdes (28/03);
2 - Caracterização da área (estudo de caso e diagnóstico) (18/04);
3 - Boas práticas (30/05),
4 - Proposta (relatório final) (27/06).
Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).
Qualquer dúvida, entrem em contato conosco: Prof. Tadeu (tmalheiros@usp.br) ou Maria Paula (mpyoshii@usp.br).
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Grupos:
5 - Carol K., Rhuara, Sofia (Chaminé).
6 - Ana Flávia Z., Ana Paula, Felipe (SESC).
7 - Vivian e Thaís (Chaminé).
8 - Amanda, Analee, Lucas (Chaminé).
9 - Beatriz C., Leandro, Janaína (SESC).
Etapas e data de entrega:
1 -Problematização local (28/03);
2 - Boas práticas (global e local) (18/04);
3 - Estudo de caso (30/05),
4 - Proposta (relatório final) (27/06).
Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).
Qualquer dúvida, entrem em contato conosco: Prof. Tadeu (tmalheiros@usp.br) ou Maria Paula (mpyoshii@usp.br).
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10 - Elis, Ana Flávia S., Débora (Chaminé).
11 - Maurício, Ana Leopoldina, João (SESC).
12 - Barbara, Marina U., Nayara (Chaminé).
13 - Marina D., Beatriz M., Caio, Antônio (SESC).
Durante o atendimento aos grupos do dia 14/03, por sugestão dos alunos, ficou acordada a extensão das áreas de estudo, sendo elas:
Chaminé: partindo do Mercado Municipal até a rotatória da Educativa.
SESC: partindo do SESC até o Restaurante Casa Branca.
Etapas e data de entrega:
1 -Problematização (28/03);
2 - Boas práticas (global e local) (18/04);
3 - Estudo de caso (30/05),
4 - Proposta (relatório final) (27/06).
Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).
Qualquer dúvida, entrem em contato conosco: Prof. Tadeu (tmalheiros@usp.br) ou Maria Paula (mpyoshii@usp.br).
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Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina
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- Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.
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- Continuação da apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
- Vídeo 1: "Metrópole do futuro".
A aplicação do vídeo “Metrópole do futuro” propicia discussão do texto didático, e trará essa problemática para o contexto real ao trabalhar as questões no município de São Paulo e Grande SP.
Atividade realizada: aplicação da ferramenta P.E.I.R. com base no que foi apresentado no vídeo.
Para leitura:
Livro: Educação ambiental e sustentabilidade / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental ; editores Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicioni. Barueri : Manole, 2011, 2009, c 2005.
Capítulo: 4.
Livro: Saneamento, saúde e ambiente : fundamentos para um desenvolvimento sustentável / editado por Arlindo Philippi Jr. Barueri : Manole, USP, 2005.
Capítulo 1.
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- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”
Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.
Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).
- Vídeo 2: “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo.
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- Atividade orientada: atendimento aos grupos.
Tema 1: 09:30 - 10:00
Tema 2: 10:00 - 10:30
Tema 3: 10:30 - 11:00
Questionário de Sustentabilidade
https://docs.google.com/forms/d/1DrBeS0q7pqAyQQ6G-hENm_3LCiM_zCLdhcT3EKS7oHY/viewform?c=0&w=1
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- Atividade de campo
Entrega da 1ª etapa dos Projetos da disciplina (Problematização [contexto] e objetivos).
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- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias”
Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias. A aula expositiva trabalhará a importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil. Além disso, serão trabalhadas as etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.
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- Saneamento Ambiental em pequenas comunidades e áreas pobres.
- Projeto PROBE (UNESCO-IHE).
- Participação e Mobilização Social.
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- Drenagem Urbana e Áreas verdes
- Exercício "Cidades Sustentáveis"
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- Atividade orientada: Atendimento aos grupos.
Grupos
Horário
Áreas verdes (Grupos 1, 2, 3 e 4)
9h30 – 10h10
Mobilidade
SESC (Grupos 6 e 9)
10h10 – 10h50
Pq. Chaminé (Grupos 5, 7 e 8)
10h50 – 11h30
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- Atividade orientada: Atendimento aos grupos.
Grupos
Horário
Drenagem Urbana
SESC (Grupos 11 e 13)
9h30 - 10h10
Pq. Chaminé (Grupos 10 e 12)
10h10 – 10h50
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- Texto "O prelúdio do desenvolvimento sustentável"
- Texto 3 "tese de doutorado - Carla Grigoletto Duarte"(pag 19 - 43)
- Apresentação de slides: “Sustentabilidade - avanços e desafios para concretização”
Nesta aula será trabalhada a noção de desenvolvimento e suas vertentes de forma a construir o conceito de desenvolvimento sustentável. Para tanto, serão trabalhados os principais marcos históricos e teóricos do desenvolvimento sustentável.
Os textos e o vídeo serão complementos introdutórios para a aula expositiva, trazendo elementos importantes para discussão, como a questão econômica, a mudança de postura das empresas em prol de um desenvolvimento com menor dano ao ambiente, inovações sustentáveis, fatos propulsores desta mudança de postura como a “curva de Kuznets”, os desafios deste novo modelo de desenvolvimento, entre outros.
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- Apresentação de slides: “Indicadores de Sustentabilidade”
A aula trata do tema tema Indicadores de Sustentabilidade, destacando tópicos como: sistemas de informação para o DS, lentes da sustentabilidade, armadilhas no uso dos indicadores, entre outros. Além disso, será apresentada a metodologia GeoCidades aplicado ao caso do município de São Paulo.
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Workshop Interdisciplinar das Disciplinas Optativas - IAU
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- Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade
Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.
Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).
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- Gestão Ambiental (Gestão municipal e legislações).
- Entrega da 3ª etapa dos Projetos da disciplina (anexar a ficha do(s) indicador(es) construído(s) para o projeto). -
- Atividade orientada: Atendimento aos grupos.
Grupos
Horário
Áreas verdes (Grupos 1, 2, 3 e 4)
9h30 – 10h10
Mobilidade
SESC (Grupos 6 e 9)
10h10 – 10h50
Pq. Chaminé (Grupos 5, 7 e 8)
10h50 – 11h30
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- Atividade orientada: Atendimento aos grupos.
Grupos
Horário
Drenagem Urbana
SESC (Grupos 11 e 13)
9h30 - 10h10
Pq. Chaminé (Grupos 10 e 12)
10h10 – 10h50
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Atendimento aos grupos:
Atendimento aos Grupos:
Grupo 1
8h30 – 8h45
Grupo 2
8h45 – 9h00
Grupo 3
9h00 – 9h15
Grupo 4
9h15 – 9h30
Grupo 5
9h30 – 9h45
Grupo 6
9h45 – 10h00
Grupo 7
10h00 – 10h15
Grupo 8
10h15 – 10h30
Grupo 9
10h30 – 10h45
Grupo 10
10h45 – 11h00
Grupo 11
11h00 – 11h15
Grupo 12
11h15 – 11h30
Grupo 13
11h30 – 11h45
Discussão de fechamento dos projetos da disciplina.
- Entrega do relatório final dos Projetos da disciplina.