Programação

  • Informações gerais da disciplina

    Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura

    Código: SHS0614

    Duração: Semestral

    Créditos Aula: 3

    Carga horária total: 45h

    Justificativa: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a  atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

    Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.

    Critério de avaliação:

    5% - Avaliação texto 1

    5% - Avaliação textos 2 e 3

    5% - Exercício Vídeo Oceanos

    5% - Exercício "Indicadores"

    10% - Exercício "Cidades Sustentáveis"

    70% - Relatório final  (trabalho final escrito)

     

  • Tema 1 - Áreas Verdes

    Grupos:

    1 - Bruna, Luisa, Ana Carol.

    2 - Andressa, Mateus, Soyani.

    3 - Carolina H., Luiz Felipe, Tiago Hindi.

    4 - Alex, Anna, Lamarques.


    Etapas e data de entrega:

    1 - Importância das Áreas verdes (28/03);

    2 - Caracterização da área (estudo de caso e diagnóstico) (18/04);

    3 - Boas práticas (30/05),

    4 - Proposta (relatório final) (27/06).


    Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).

    Qualquer dúvida, entrem em contato conosco: Prof. Tadeu (tmalheiros@usp.br) ou Maria Paula (mpyoshii@usp.br).

  • Tema 2 - Mobilidade (Ciclovia)

    Grupos:

    5 - Carol K., Rhuara, Sofia (Chaminé).

    6 - Ana Flávia Z., Ana Paula, Felipe (SESC).

    7 - Vivian e Thaís (Chaminé).

    8 - Amanda, Analee, Lucas (Chaminé).

    9 - Beatriz C., Leandro, Janaína (SESC).


    Etapas e data de entrega:

    1 -Problematização local (28/03);

    2 - Boas práticas (global e local) (18/04);

    3 - Estudo de caso (30/05),

    4 - Proposta (relatório final) (27/06).


    Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).


    Qualquer dúvida, entrem em contato conosco: Prof. Tadeu (tmalheiros@usp.br) ou Maria Paula (mpyoshii@usp.br).

  • Tema 3 - Fundo de Vale (Drenagem Urbana)

    10 - Elis, Ana Flávia S., Débora (Chaminé).

    11 - Maurício, Ana Leopoldina, João (SESC).

    12 - Barbara, Marina U., Nayara (Chaminé).

    13 - Marina D., Beatriz M., Caio, Antônio (SESC).


    Durante o atendimento aos grupos do dia 14/03, por sugestão dos alunos, ficou acordada a extensão das áreas de estudo, sendo elas:

    Chaminé: partindo do Mercado Municipal até a rotatória da Educativa.

    SESC: partindo do SESC até o Restaurante Casa Branca.


    Etapas e data de entrega:

    1 -Problematização  (28/03);

    2 - Boas práticas (global e local) (18/04);

    3 - Estudo de caso (30/05),

    4 - Proposta (relatório final) (27/06).


    Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).


    Qualquer dúvida, entrem em contato conosco: Prof. Tadeu (tmalheiros@usp.br) ou Maria Paula (mpyoshii@usp.br).




  • Aula 1 - 15 de fevereiro

    Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina

  • Aula 2 - 22 de fevereiro

    - Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.


  • Aula 3 - 29 de fevereiro

    -  Continuação da apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    - Vídeo 1: "Metrópole do futuro". 

    A aplicação do vídeo “Metrópole do futuro” propicia discussão do texto didático, e trará essa problemática para o contexto real ao trabalhar as questões no município de São Paulo e Grande SP.

    Atividade realizada: aplicação da ferramenta P.E.I.R. com base no que foi apresentado no vídeo.


    Para leitura:

    Livro: Educação ambiental e sustentabilidade / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental ; editores Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicioni. Barueri : Manole, 2011, 2009, c 2005.

    Capítulo: 4.


    Livro: Saneamentosaúde e ambiente : fundamentos para um desenvolvimento sustentável / editado por Arlindo Philippi Jr. Barueri : Manole, USP, 2005.

    Capítulo 1.

  • Aula 4 - 7 de março

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”

    Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.

    Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).

    - Vídeo 2:  “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo. 


    Quadro de apoio da atividade realizada

  • Aula 5 - 14 de março

     - Atividade orientada: atendimento aos grupos.


    Tema 1: 09:30 - 10:00

    Tema 2: 10:00 - 10:30

    Tema 3: 10:30 - 11:00




    Questionário de Sustentabilidade

    https://docs.google.com/forms/d/1DrBeS0q7pqAyQQ6G-hENm_3LCiM_zCLdhcT3EKS7oHY/viewform?c=0&w=1

  • Aula 6 - 28 de março

    - Atividade de campo 


    Entrega da 1ª etapa dos Projetos da disciplina (Problematização [contexto] e objetivos).


  • Aula 7 - 4 de abril

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias”

    Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias. A aula expositiva trabalhará a importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil. Além disso, serão trabalhadas as etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.




  • Aula 8 - 11 de abril

    - Saneamento Ambiental em pequenas comunidades e áreas pobres.

    - Projeto PROBE (UNESCO-IHE).

    - Participação e Mobilização Social.

  • Aula 9 - 18 de abril

    - Drenagem Urbana e Áreas verdes


    - Exercício "Cidades Sustentáveis"


  • Aula 10 - 25 de abril

    - Atividade orientada: Atendimento aos grupos.



    Grupos

    Horário

    Áreas verdes (Grupos 1, 2, 3 e 4)

    9h30 – 10h10

     

    Mobilidade

     

    SESC (Grupos 6 e 9)

    10h10 – 10h50

    Pq. Chaminé (Grupos 5, 7 e 8)

    10h50 – 11h30


  • Aula 11 - 2 de maio

    -  Atividade orientada: Atendimento aos grupos.


    Grupos

    Horário

    Drenagem Urbana

    SESC (Grupos 11 e 13)

    9h30 - 10h10

    Pq. Chaminé (Grupos 10 e 12)

    10h10 – 10h50


  • Aula 12 - 9 de maio

    - Texto  "O prelúdio do desenvolvimento sustentável"

    - Texto 3 "tese de doutorado - Carla Grigoletto Duarte"(pag 19 - 43)  

    - Apresentação de slides: “Sustentabilidade - avanços e desafios para concretização”

    Nesta aula será trabalhada a noção de desenvolvimento e suas vertentes de forma a construir o conceito de desenvolvimento sustentável. Para tanto, serão trabalhados os principais marcos históricos e teóricos do desenvolvimento sustentável.

    Os textos e o vídeo serão complementos introdutórios para a aula expositiva, trazendo elementos importantes para discussão, como a questão econômica, a mudança de postura das empresas em prol de um desenvolvimento com menor dano ao ambiente, inovações sustentáveis, fatos propulsores desta mudança de postura como a “curva de Kuznets”, os desafios deste novo modelo de desenvolvimento, entre outros. 

  • Aula 13 - 16 de maio

    - Apresentação de slides: “Indicadores de Sustentabilidade”

    A aula trata do tema tema Indicadores de Sustentabilidade, destacando tópicos como: sistemas de informação para o DS, lentes da sustentabilidade, armadilhas no uso dos indicadores, entre outros. Além disso, será apresentada a metodologia GeoCidades aplicado ao caso do município de São Paulo. 

  • Aula 14 - 23 de maio

    Workshop Interdisciplinar das Disciplinas Optativas - IAU


     

  • Aula 15 - 30 de maio

    - Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade 

    Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.

    Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).

  • Aula 16 - 06 de junho

     - Gestão Ambiental (Gestão municipal e legislações).



    - Entrega da 3ª etapa dos Projetos da disciplina  (anexar a ficha do(s) indicador(es) construído(s) para o projeto). 

  • Aula 17 - 13 de junho

     - Atividade orientada: Atendimento aos grupos.



    Grupos

    Horário

    Áreas verdes (Grupos 1, 2, 3 e 4)

    9h30 – 10h10

     

    Mobilidade

     

    SESC (Grupos 6 e 9)

    10h10 – 10h50

    Pq. Chaminé (Grupos 5, 7 e 8)

    10h50 – 11h30



  • Aula 18 - 20 de junho

     - Atividade orientada: Atendimento aos grupos.


    Grupos

    Horário

    Drenagem Urbana

    SESC (Grupos 11 e 13)

    9h30 - 10h10

    Pq. Chaminé (Grupos 10 e 12)

    10h10 – 10h50


  • Aula 19 - 27 de junho

    Atendimento aos grupos:

    Atendimento aos Grupos:

    Grupo 1

    8h30 – 8h45

    Grupo 2

    8h45 – 9h00

    Grupo 3

    9h00 – 9h15

    Grupo 4

    9h15 – 9h30

    Grupo 5

    9h30 – 9h45

    Grupo 6

    9h45 – 10h00

    Grupo 7

    10h00 – 10h15

    Grupo 8

    10h15 – 10h30

    Grupo 9

    10h30 – 10h45

    Grupo 10

    10h45 – 11h00

    Grupo 11

    11h00 – 11h15

    Grupo 12

    11h15 – 11h30

    Grupo 13

    11h30 – 11h45



    Discussão de fechamento dos projetos da disciplina.



    - Entrega do relatório final dos Projetos da disciplina.