Opções de inscrição

Edição (2021.3): HRAC, ICB, Medicina e Odontologia

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo

                Ainda vivemos as consequências e as limitações da COVID-19 em diferentes aspectos da nossa vida, entre elas no ensino. O ano de 2020 exigiu uma rápida mobilização de nossos docentes e alunos para adaptarmos nossas atividades para um ambiente virtual, com todas as suas implicações pedagógicas e técnicas.

Apesar do desafio, foi possível obter resultados muito positivos. Entre eles, foi marcante a solidariedade e a troca de conhecimentos entre professores e alunos quanto ao uso de recursos e na dinâmica das aulas. O diálogo, a organização, o acolhimento e a formação atitudinal fizeram toda a diferença! Também foi um momento de reflexão sobre nossa atividade docente, em que os conteúdos, estratégias de ensino e avaliação foram repensados frente a estas mudanças, sempre tendo como referencial o nosso compromisso com a qualidade do ensino.  Agora, felizmente com a vacinação, há a expectativa de um futuro retorno às atividades didáticas presenciais, que certamente trarão consigo este legado vivenciado pela pandemia.

                A capacitação docente mostrou-se imprescindível. Em 2021 temos a oportunidade de dar um passo adiante, partindo desta rica experiência acumulada. O ambiente universitário é diverso por natureza, então esta troca de ideias e conhecimentos, respeitando e valorizando o contexto de cada professor, é um dos caminhos para este aprimoramento conjunto.

                Nesse sentido, a PRPG vem oferecer o ciclo “Ensino superior: compartilhando conhecimentos entre docentes USP”, numa edição especialmente voltada às(aos) professoras(es) – sejam recém-contratados ou com vários anos de atuação - das Faculdades de Odontologia (Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo), Medicina (São Paulo), Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais e Instituto de Ciências Biomédicas. Além dos conhecimentos em educação superior, este é mais um momento de interação entre as diferentes unidades USP, fomentando multidisciplinaridade e cooperação entre os nossos cursos de graduação e pós-graduação.

                São oferecidas 150 vagas (25 para cada Unidade) para docentes USP (e/ou credenciados em seus respectivos Programas de Pós-Graduação). O curso, gratuito e com certificação, conta com 5 encontros ao vivo (via Google Meet), das 14:00 hs às 17:00hs, entre 12/07/21 a 16/07/21 (veja programação).

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.