Kursthemen
-
Sejam muito bem-vind@s ao nosso ambiente virtual de MAT1500 - T42!Esperamos que estejam muito bem!Nossa disciplina tem periodicidade quinzenal, acontecendo às sextas-feiras, das 13h20min às 15h00min.Durante o primeiro semestre de 2021, nossos encontros serão nos seguintes dias:16 e 30 de abril de 202114 e 28 de abril de 202111 (transferido para o dia 18) e 25 de junho de 202116 e 30 de julho de 2021.Durante o segundo semestre de 2021, nossos encontros serão nos seguintes dias:20 de agosto de 2021 (transferido para o dia 27 de agosto de 2021)03 e 17 de setembro de 202101 e 15 de outubro de 202105 e 19 de novembro de 202103 e 17 de dezembro de 202107 e 14 de janeiro de 2022.Calendário oficial da USP para o ano de 2021: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2021.jsp.Bons estudos!Equipe MAT1500 - T42.
-
Concluído. Últimos arquivos inclusos: Vídeo e registro do chat da aula de 07 de janeiro de 2022 (encontro 17 ou 9º encontro do 2º semestre de 2021 - penúltimo encontro do curso e último encontro síncrono), sexta-feira, e planilha com as notas finais individuais e frequência na disciplina.
-
Este vídeo foi premiado no III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, no âmbito de um projeto do GPIMEM, UNESP-Rio Claro, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba.
Para mais detalhes, acesse: https://www.festivalvideomat.com/copia-ii-festival
Vídeo "Mar de Lamas", no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RGKAKQfzJ8I
Deixe seu comentário, de forma a relacionar com o texto lido sobre sequências didáticas.
Bons estudos!
Finalizado em: 30 de maio de 2021, domingo.
-
Este fórum se destina a delinear um "quadro diagnóstico" e de aproximação do contexto, com o objetivo de aproximar os grupos de MAT1500-Turma 42 às escolas, alunos e professores aderentes à disciplina, possibilitando auferir elementos significativos para a elaboração dos projetos de estágio.
Cada grupo precisará se reunir com seus respectivos professores supervisores para discutir e caracterizar: (i) Território onde se localiza a instituição de ensino; (ii) contexto (p. ex. histórico, social, modalidade de ensino, tipo de escola, etc...); (iii) turmas-alunos e suas especificidades; (iv) como os estudantes das turmas selecionadas para a aplicação do projeto lidam com a matemática; (v) de que forma tem ocorrido o contato/acesso entre professor e alunos; (vi) o que costuma funcionar e o que não costuma funcionar para as aulas remotas e no período normal; (vii) o que tem funcionado e o que não tem funcionado em relação ao ensino-aprendizagem de matemática tanto no ensino remoto emergencial quanto no período normal; (viii) se há algum modelo pré-estabelecido para plano de aula e se existe a possibilidade de aplicação de sequências didáticas no planejamento pedagógico do docente (ix) qual material didático recomendado pela instituição e qual(is) o professor costuma utilizar para suas aulas; (x) se a escola/rede de ensino possui diversidade de livros paradidáticos para o ensino de matemática e se oferecem outros recursos educacionais para tanto; (xi) se há o incentivo por parte da instituição de ensino em elaborar projetos interdisciplinares e montar "feira de ciências"; e (xii) quais são os objetivos (geral e específicos) que os docentes supervisores almejam com o MAT1500.
Caso haja algum arquivo de modelo do planejamento do docente supervisor e/ou mesmo algum link para o documento curricular e Projeto Político Pedagógico da instituição, compartilhar também no fórum.
Para fazer o registro de todas as informações acima, cada grupo deverá abrir/acrescentar nesse fórum um tópico de discussão com o assunto/título "Número e nome do grupo - docente supervisor - nome da escola", e colocar no espaço "Mensagem" o nome dos integrantes do grupo e a descrição completa de cada um dos itens (de i a xii) expostos anteriormente.
Para que não haja repetição de informação, os grupos em que há subdivisão em outros dois grupos, deverão fazer em conjunto essa atividade do fórum como apenas um único grupo, especificando no campo "Mensagem" qual estudante faz parte de qual subgrupo.
Essa atividade deverá ser realizada até às 23h59min do dia 17 de junho de 2021, quinta-feira.
Finalizado em: 17 de junho de 2021, quinta-feira.
-
Este fórum se destina a fazer uma resenha crítica sobre o texto "Explorando erros na resolução de equações: um caminho para a formação do professor de Matemática" (disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6290952/mod_resource/content/1/Explorando_erros_na_resolu%C3%A7%C3%A3o_de_equa%C3%A7%C3%B5es_um_caminho_Alessandro_e_Tha%C3%ADsa.pdf), de Alessandro Jacques Ribeiro e Thaísa Muller, salientando as principais ideias apresentadas no texto a respeito da análise de erros e dos procedimentos de formulação de hipóteses.
Para fazer o registro da atividade requisitada acima, cada estudante deverá abrir/acrescentar nesse fórum um tópico de discussão com o assunto/título "Nome completo e número USP - resenha crítica do ''Explorando erros na resolução de equações'", e colocar no espaço "Mensagem" a resenha crítica solicitada.
Essa atividade deverá ser realizada até às 23h59min do dia 24 de junho de 2021, quinta-feira.
Bons estudos!
Finalizado em: 24 de junho de 2021, quinta-feira.
-
Este fórum se destina à análise, reflexão e discussão sobre duas importantes questões apresentadas a seguir, tendo por base a leitura do texto "Explorando erros na resolução de equações: um caminho para a formação do professor de Matemática" e o que foi apresentado na aula de 18/06/2021, sexta-feira:
1) Como você definiria o erro no processo de ensino-aprendizagem de matemática?
2) No cotidiano da sala de aula, como reconhecer e utilizar o erro no processo de ensino-aprendizagem?
Para fazer o registro da atividade requisitada acima, cada estudante deverá abrir/acrescentar nesse fórum um tópico de discussão com o assunto/título "Nome completo e número USP - respostas sobre análise de erros e formulação de hipóteses", e colocar no espaço "Mensagem" as respostas das perguntas solicitadas.
Essa atividade deverá ser realizada até às 23h59min do dia 24 de junho de 2021, quinta-feira.
Bons estudos!
Finalizado em: 24 de junho de 2021, quinta-feira.
-
Registros das análises feitas pelos grupos do plano de aula do Grupo 1A (Profa. Amanda, tema Quadriláteros): Ana Carolina, Gabriela, Rafael e Thauany.
Link de acesso ao plano de aula: https://docs.google.com/document/d/1UnuDd0576ZYRBinCLm8iIYnenyhGfsj-0dhBSx0X-B4/edit
Finalizada em: 17 de setembro de 2021, sexta-feira. -
Registros das análises feitas pelos grupos do Plano de Aula do Grupo 1B (Prof. Rodrigo, tema Estatística): Beatriz, Lucca, Paulo, Roberto e Yasmin.
Link de acesso direto ao plano de aula: https://docs.google.com/document/d/1kYQhXLjQNEkSHj-3NNbPlnRuOqjxI822McQHGfUINiI/edit
Finalizada em: 17 de setembro de 2021, sexta-feira. -
Este fórum se destina à realização e discussão acerca da Tarefa 1 (slide 16), contida no .ppt "Do planejamento à orquestração de discussões matemáticas dinâmicas para a aprendizagem da matemática" (2017), da Professora Alexandra Pinheiro, Doutoranda da Universidade de Lisboa - Portugal, disponível em nossa página do curso no e-disciplinas pelo link https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6656853/mod_resource/content/1/MAT1500_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_Alexandra_Pinheiro.pdf.
Para fazer o registro da atividade requisitada acima, cada grupo deverá abrir/acrescentar nesse fórum um tópico de discussão com o assunto/título "Nome do grupo, conforme consta no Padlet - respostas e considerações sobre a tarefa 1 do .ppt da Professora Alexandra Pinheiro", e colocar no espaço "Mensagem" o nome completo e número USP de todos os integrantes do grupo e as respostas e considerações do que consta na tarefa. O fórum está habilitado para incluir arquivos de diversos tipos (desde .pdf até vídeo e áudio - limite máximo: 100 Mb no total).
Essa atividade deverá ser realizada até às 23h59min do dia 25 de outubro de 2021, segunda-feira.
Bons estudos!
Finalizado em: 25 de outubro de 2021, segunda-feira. -
Este fórum se destina à realização e discussão acerca da Tarefa 2 (slide 20), contida no .ppt "Do planejamento à orquestração de discussões matemáticas dinâmicas para a aprendizagem da matemática" (2017), da Professora Alexandra Pinheiro, Doutoranda da Universidade de Lisboa - Portugal, disponível em nossa página do curso no e-disciplinas pelo link https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6656853/mod_resource/content/1/MAT1500_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_Alexandra_Pinheiro.pdf.
Para fazer o registro da atividade requisitada acima, cada grupo deverá abrir/acrescentar nesse fórum um tópico de discussão com o assunto/título "Nome do grupo, conforme consta no Padlet - respostas e considerações sobre a tarefa 2 do .ppt da Professora Alexandra Pinheiro", e colocar no espaço "Mensagem" o nome completo e número USP de todos os integrantes do grupo e as respostas e considerações do que consta na tarefa. O fórum está habilitado para incluir arquivos de diversos tipos (desde .pdf até vídeo e áudio - limite máximo: 100 Mb no total).
Essa atividade deverá ser realizada até às 23h59min do dia 25 de outubro de 2021, segunda-feira.
Bons estudos!
Finalizado em: 25 de outubro de 2021, segunda-feira. -
Este fórum se destina à realização e discussão acerca das atividades contidas no texto "Tarefa – Exploração com números. Tarefa – Uma outra visão de padrão", oriundas da oficina "Do planejamento à orquestração de discussões matemáticas: dinâmicas para a aprendizagem da matemática" (2017), da Professora Alexandra Pinheiro, Doutoranda da Universidade de Lisboa - Portugal, disponível em nossa página do curso no e-disciplinas pelo seguinte link de acesso direto: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6656822/mod_resource/content/1/MAT1500_Tarefas_n%C3%BAmeros_padr%C3%B5es.pdf.
Para fazer o registro da atividade requisitada acima, cada grupo deverá abrir/acrescentar nesse fórum um tópico de discussão com o assunto/título "Nome do grupo, conforme consta no Padlet - respostas e considerações sobre o texto '"Tarefa – Exploração com números. Tarefa – Uma outra visão de padrão.'(2017), da oficina da Professora Alexandra Pinheiro", e colocar no espaço "Mensagem" o nome completo e número USP de todos os integrantes do grupo e as respostas e considerações do que consta na tarefa. O fórum está habilitado para incluir arquivos de diversos tipos (desde .pdf até vídeo e áudio - limite máximo: 100 Mb no total).
Essa atividade deverá ser realizada até às 09h00min do dia 22 de novembro de 2021, segunda-feira.
Bons estudos!
Finalizado em: 22 de novembro de 2021, segunda-feira. -
Fazer a leitura atenta da primeira parte (p. 5-61) do e-book do link: https://drive.google.com/file/d/1QNw8Owk3j0Aw7QE_K_hWw8Lwfx79SffG/view (também pode ser acessado o arquivo pelo documento em anexo neste espaço).
Após a leitura, responda as questões abaixo por escrito e faça a entrega enviando um arquivo .docx ou .pdf.
Questões orientadoras de leitura:
1) Com base no texto, discorra sobre "Sequência Didática", destacando os elementos mais significativos para você.
2) Pensando na sua futura prática como professor(a), quais dúvidas e/ou questionamentos surgiram com a leitura do texto? E o que você considera que essa leitura acrescentou? Comente.
Boa leitura!
Finalizada em: 07 de maio de 2021, sexta-feira.
-
Preencher até às 20h00min do dia 17 de maio de 2021, segunda-feira.
Finalizado em: 17 de maio de 2021, segunda-feira.
-
Planilha com as principais informações sobre os docentes aderentes ao projeto de MAT1500 - Turma 42, supervisores dos projetos e práticas de estágio nas escolas participantes do programa.
Última atualização: 18 de novembro de 2021, quinta-feira - Versão definitiva. -
Formulário para reagrupamento dos estudantes do Grupo 4 - Grupo Prof. Nilo.
Cada estudante deverá escolher - conforme sua preferência - 2 escolas/docentes diferentes dentre 5 opções disponíveis.
A data máxima para preenchimento deste formulário é até às 16h00min do dia 28 de maio de 2021, sexta-feira.
Finalizada em: 28 de maior de 2021, sexta-feira.
-
Arquivo onde está contido a planilha com a divisão dos grupos de estágio de MAT1500 - Turma 42 e também as orientações e recomendações para gerência dos projetos de estágio.
Última atualização: 22 de novembro de 2021, segunda-feira - Versão definitiva. -
Planilha com a distribuição de educadores responsáveis por cada grupo de MAT1500 - Turma 42. Essa divisão entre educadores se faz importante para organização gerencial dos trabalhos e também para que haja um direcionamento mais atencioso e focado nas necessidades de cada grupo.
Última atualização: 13 de julho de 2021, terça-feira - Versão definitiva.
-
Pasta contendo os modelos de fichas de estágio (relatos e horas) e a planilha com as propostas de atividades de estágio, do 1º semestre de 2021, com orientações.
Observação: A planilha de referência de atividades para a contabilização das horas de estágio do 1º semestre será válida para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2021.
-
Pasta contendo os modelos de fichas de estágio (relatos e horas) e a planilha com as propostas de atividades de estágio, do 2º semestre de 2021, com orientações.
Observação: Até o mês de outubro de 2021, a planilha de referência de atividades para a contabilização das horas de estágio será a do 1º semestre de 2021. Já para os meses de novembro e dezembro de 2021, a planilha de referência de atividades para a contabilização das horas de estágio será a do 2º semestre de 2021.
-
Aos/As estudantes que optaram e possuem a possibilidade/disponibilidade de exercerem as práticas de estágio de forma presencial, nesta pasta se encontram as diretrizes e documentos necessários para cumprimento das normas dispostas na Resolução CoG 8118 - DOE 27/08/2021.
Tanto o termo de compromisso quanto o despacho do Diretor do IME-USP devem estar assinados e constar uma cópia para a direção responsável da escola aderente ao projeto de MAT1500 - Turma 42 - 2021, ao/à docente supervisor/a (lista de e-mail dos/as docentes supervisores/as: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1MdULrIU1UqtzqoztZD-hD3BVmXDhwt3RxE5dSUJrKPw/edit#gid=1586846031), à professora Ana Paula Jahn (e-mail institucional oficial da professora: http://anajahn@ime.usp.br) e ao Diretor do IME-USP (e-mail da Assistência Acadêmica do IME-USP, que assessora a Direção do IME-USP: http://ataac@ime.usp.br), podendo ser feito essa entrega por e-mail.
Esses documentos devem ser enviados aos/às responsáveis supracitados/as até às 23h59min do dia 03 de dezembro de 2021, sexta-feira. -
Pasta contendo os materiais substanciais que fazem parte das atuais diretrizes educacionais do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo e complementos.
-
Encerrada em: 27 de outubro de 2021, quarta-feira.
-
Encerrada em: 27 de outubro de 2021, quarta-feira.
-
Este formulário tem por objetivo fazer uma pesquisa acerca da modalidade de estágio exercida pelos estudantes da turma 42 da disciplina MAT1500 - Projetos de estágio.
O presente formulário deverá ser respondido individualmente por cada estudante da turma até às 23h55min do dia 13 de outubro de 2021, segunda-feira.
Contamos com a colaboração de todo mundo!
Equipe MAT1500.
-
Os conteúdos desta pasta também podem ser acessados através do seguinte link: https://drive.google.
com/file/d/1P_ .9AFXzNYayp9zl28L1RUFWg__YGsB_ D/view?usp=sharing Nela contém:1) Documento com as diretrizes e recomendações para os grupos que optaram pela proposta de relatório formal/portfólio.2) Material de apoio/referência para a elaboração do relatório formal/portfólio.3) Documento com as diretrizes e recomendações sobre a produção do trabalho final no formato audiovisual.4) Ficha de apoio para os grupos que optaram pela produção audiovisual (os grupos deverão depositar no espaço próprio disponível aqui no e-disciplinas em https://edisciplinas.usp.br/mod/assign/view.php?id=3992417, até às 23h59min do dia 09 de dezembro de 2021, quinta-feira).5) Pasta contendo o vídeo da aula do dia 03 de dezembro de 2021, sexta-feira, e registro do chat referente ao vídeo. -
A avaliação incluiu essencialmente:
1) Cumprimento das horas e qualidade dos relatos/relatórios individuais das atividades.
2) Qualidade dos planos de aula elaborados pelos grupos.
3) Entrega das atividades individuais no e-disciplinas/Moodle.
4) Relatórios com a apreciação dos educadores sobre o andamento dos grupos (em particular, considerando a participação/contribuição de cada um para o seu grupo).
5) Qualidade do trabalho final (incluindo participação individual na apresentação).
6) Participação nos encontros síncronos da disciplina.
-
-
Encontro 01 - Apresentação da Disciplina e da Turma - 16/04/2021 - Primeiro encontro do 1º semestre de 2021
Este primeiro encontro é destinado à apresentação da disciplina e de seu funcionamento, bem como para a apresentação dos(as) licenciados(as) da turma.
1) Link do Mentimeter: https://www.menti.com/dso64s3i8i.
2) Link do Jamboard: https://jamboard.google.com/d/1_2SleSvFnjJ1vlyV8j7AHZfF18HD3fWQcLImij00r5I/viewer?ts=60860977&f=0.
3) Link do questionário inicial: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAMAACsxB79UM1ZHNVlZQUk0RkJWVjJIVUFCUFdXOElXWC4u.
Bons estudos! -
Encontros 02 e 03 - Apresentação dos(as) Professores(as) - 30/04/2021 e 14/05/2021 - Segundo e terceiro encontro do 1º semestre de 2021
Tanto o segundo encontro (30/04/2021) quanto o terceiro encontro (14/05/2021) serão destinados à apresentação dos(as) professores(as) das escolas parceiras, que serão supervisores(as) de estágio dos(as) licenciandos(as).
Após a apresentação desses(as) professores(as) e um momento de conversas informais com eles(as), cada licenciando(a) indicará o(a) professor(a) de sua escolha, em 2 (duas) opções (primeira/predileção e segunda/alternativa), em um formulário específico a isso.
Antes do término do terceiro encontro, haverá uma discussão inicial acerca do texto "Metodologias ativas: sequências didáticas", com um olhar voltado à prática docente.
Bons estudos!
-
Última atualização: 18 de novembro de 2021, quinta-feira - Versão definitiva.
-
Encontro 04 - Discussão de texto/vídeo e primeiras atividades de estágio - 28/05/2021 - Quarto encontro do 1º semestre
Este quarto encontro está organizado em 2 momentos:
1) Momento inicial (das 13h20min às 14h10min): discussão coletiva (com toda a turma) sobre o texto (pp. 5-61 do livro "Metodologias ativas: sequências didáticas"), a partir das respostas às questões propostas.
2) Momento final (das 14h10min às 15h00min): discussão em grupo com cada professor(a) supervisor(a) para aproximação do contexto da escola e da(s) turma(s), visando organização das primeiras atividades de estágio.
Para fomentar a discussão inicial, além da leitura já realizada, será usado o vídeo "Mar de Lama" (disponível a seguir e também pelo link de acesso na Web: https://www.youtube.com/watch?v=RGKAKQfzJ8I) para refletir sobre o projeto e suas etapas de planejamento, bem como o papel do professor em sua elaboração e ao longo de seu desenvolvimento.
Deixe um comentário sobre o vídeo no Fórum criado no e-disciplinas para essa finalidade.Bons estudos!
Aviso urgente e importante: Devido ao declínio do professor Nilo Gonçalves Barbedo, da EMEF Desembargador Amorim Lima, no projeto de MAT1500, pela nova função que a ele foi atribuída na DRE Butantã, aos estudantes do Grupo 4 - Grupo Prof. Nilo se solicita que, individualmente, respondam às questões elaboradas no formulário "Seleção EXTRA e URGENTE de Escolas/Docentes - MAT1500 - Turma 42 - Grupo Prof. Nilo" aqui disponível, com o objetivo de se agilizar o reagrupamento para as atividades de estágio.
Cada estudante deverá escolher - conforme sua preferência - 2 escolas/docentes diferentes dentre 5 opções listadas no formulário citado anteriormente.
A data máxima para preenchimento desse formulário é até às 16h00min do dia 28 de maio de 2021, sexta-feira.
-
Formulário para reagrupamento dos estudantes do Grupo 4 - Grupo Prof. Nilo.
Cada estudante deverá escolher - conforme sua preferência - 2 escolas/docentes diferentes dentre 5 opções disponíveis.
A data máxima para preenchimento deste formulário é até às 16h00min do dia 28 de maio de 2021, sexta-feira.
-
Última atualização: 18 de novembro de 2021, quinta-feira - Versão definitiva.
-
Última atualização: 22 de novembro de 2021, segunda-feira - Versão definitiva.
-
Encontros 05 e 06 - Análise de erros e formulação de hipóteses e discussões sobre os estágios - 18/06/2021 e 25/06/2021 - Quinto e sexto encontro do 1º semestre
Este quinto encontro será organizado em 2 momentos:
1) Momento inicial (das 13h20min às 14h30min): - [Quinto e sexto encontro (18/06/2021 e 25/06/2021)]. /*Esta etapa será dada continuação no nosso sexto encontro, no dia 25/06/2021, sexta-feira, que tem como objetivo discutir as análises do texto proposto a seguir conjuntamente com os resultados obtidos nas análises da apresentação em .pdf sob o título "MAT1500 - T42 - Análise de Erros", disponível neste espaço*/
- Abordagem acerca do erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática na educação básica.
- O erro e o processo de formulação de hipóteses - Prova Brasil.
- Orientações para a próxima atividade.
Para sedimentar as discussões e concepções sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática escolar e o processo de formulação de hipóteses, neste espaço está disponibilizado o texto "Explorando erros na resolução de equações: um caminho para a formação do professor de Matemática", de Alessandro Jacques Ribeiro e Thaísa Muller, o qual deverá ser lido, elaborado uma resenha crítica a discutir as principais ideias apresentadas no texto a respeito da análise de erros e dos procedimentos de formulação de hipóteses, devendo ser respondido até às 23h59min do dia 24 de junho de 2021, quinta-feira.
Há também um outro fórum disponível no e-disciplinas com duas importantes questões de reflexão para serem analisadas e respondidas, tendo por base o texto "Explorando erros na resolução de equações: um caminho para a formação do professor de Matemática" e o que será apresentado em aula, para ser respondido até às 23h59min do dia 24 de junho de 2021, quinta-feira:
i) Como você definiria o erro no processo de ensino-aprendizagem de matemática?
ii) No cotidiano da sala de aula, como reconhecer e utilizar o erro no processo de ensino-aprendizagem?
2) Momento final (das 14h30min às 15h00min): descrição sobre os procedimentos gerenciais das práticas de estágio referentes à disciplina. - [Quinto encontro (18/06/2021)]. /*Esta etapa será realizada apenas nesse quinto encontro*/
Bons estudos!-
Planilha com a distribuição de educadores responsáveis por cada grupo de MAT1500 - Turma 42. Essa divisão entre educadores se faz importante para organização gerencial dos trabalhos e também para que haja um direcionamento mais atencioso e focado nas necessidades de cada grupo.
Última atualização: 13 de julho de 2021, terça-feira - Versão definitiva.
-
Versão definitiva.
Observação: Esta planilha de atividades para a contabilização das horas de estágio será válida para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2021.
-
Padlet para compartilhamento das atividades de planejamento e práticas de estágio realizadas pelos grupos de MAT1500-T42-2021
-
Encontro 07 - Discussões sobre os estágios e reflexão sobre "contextualização" no ensino de matemática - 16/07/2021 - Sétimo encontro do 1º semestre
Este sétimo encontro está organizado em 2 momentos:
1) Momento inicial (das 13h20min às 14h45min): discussão sobre "contextualização" no ensino de Matemática.
i)
ii) Trecho das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, baseadas nos princípios da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDBEN 96: "As políticas públicas orientadoras de currículo, elaboradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996 tratam da contextualização como princípio pedagógico e consideram que é na:
[...] dinâmica de contextualização/descontextualização que o aluno constrói conhecimento com significado, nisso se identificando com as situações que lhe são apresentadas, seja em seu contexto escolar, seja no exercício de sua plena cidadania. A contextualização não pode ser feita de maneira ingênua, visto que ela será fundamental para as aprendizagens a serem realizadas – o professor precisa antecipar os conteúdos que são objetos de aprendizagem. Em outras palavras, a contextualização aparece não como uma forma de 'ilustrar' o enunciado de um problema, mas como uma maneira de dar sentido ao conhecimento matemático na escola"(BRASIL, 2006, p. 83 apud REIS; NEHRING, 2017, p. 2).
BRASIL. MEC. SEB. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: REIS, A. Q. M.; NEHRING, C. M. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 339-364, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/viewFile/31841/pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.
/*Observações:
a) Para mais informações acerca das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, consulte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf.
b) Para conhecer melhor a LDBEN 96, acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.*/iii) Palestra "O diálogo da Matemática com as demais áreas do conhecimento", do Prof. Me. Ernani Nagy de Moraes (EA-FEUSP), pelo CAEM-IME-USP (disponível a seguir e também pelo link de acesso na Web: https://www.youtube.com/watchv=PImiXgS9un0&list=PLLASc9MQOzZZ4ixymWxyOAQhfDNjpOiTp)
2) Momento final (das 14h45min às 15h00min): discussão/explicação sobre a entrega e apresentação das tarefas/atividades para validação de horas de estágio (preenchimento e entrega das fichas de horas e dos relatos de atividade do estágio).
Bons estudos!
-
Aqui devem ser enviadas a ficha mensal de horas e os relatos (ficha ou áudio ou vídeo), referente às atividades realizadas no 1º semestre de 2021.
Data de entrega: até às 23h59min de 17/08/2021, terça-feira.
-
Pasta contendo os modelos de fichas de estágio (relatos e horas) e a planilha com as propostas de atividades de estágio, do 1º semestre de 2021, com orientações.
Observação: A planilha de referência de atividades para a contabilização das horas de estágio do 1º semestre será válida para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2021.
-
Entregar até às 23h59min do dia 17 de agosto de 2021, terça-feira.
-
Entregar até às 23h59min do dia 17 de agosto de 2021, terça-feira.
-
-
Encontro 08 - 30/07/2021 - Apresentações e discussões dos trabalhos de estágio realizados no primeiro semestre - Oitavo e último encontro do 1º semestre de 2021
Este oitavo encontro é destinado para que cada grupo apresente concisamente um pequeno quadro do contexto da escola e da turma em que exercem as ações de estágio, a atividade diagnóstica desenvolvida (mesmo que a aplicação dela ocorra no segundo semestre) e os futuros planejamentos a incluir o plano de aula em que será trabalhado os resultados da atividade diagnóstica.
Caso a atividade diagnóstica não tenha sido realizada, esse plano de aula anteriormente mencionado pode ser elaborado, levando-se em conta experiências empíricas sobre o assunto tratado.
Cada grupo terá no máximo 10 minutos para fazer sua apresentação, sendo a plataforma e o modelo de apresentação de livre escolha dos ministrantes, desde que seja possível visualizá-la pela tela a ser transmitida no Google meet (link está disponível na seção "Geral", aqui no e-disciplinas) de nossa aula.
Bons estudos!
-
-
Encontro 09 - Avaliação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática - 27/08/2021 - Primeiro encontro do 2º semestre de 2021
Neste nono encontro, teremos:
- Retomada das aulas e boas-vindas ao segundo semestre letivo de 2021.
- Orientações sobre as atividades no semestre corrente e datas importantes.
- Leituras sobre avaliação da aprendizagem (geral e específica à matemática) e análise crítica sobre os conceitos, tendo um olhar especial voltado ao ensino-aprendizado de matemática - levantamento das ideias/concepções da turma e d@s professor@s supervisor@s.
- Discussão sobre os Planos de Aula elaborados pelos grupo.
Link de acesso direto ao Ciclo de Diálogos "Há uma forma matemática de estar no mundo", preparado em uma parceria entre IME-USP e FEUSP para celebrar o centenário do nascimento de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997): http://www4.fe.usp.br/ciclo-de-dialogos-ha-uma-forma-matematica-de-estar-no-mundo.
Bons estudos! -
Encontros 10 e 11 - Atividade sobre Avaliação da Aprendizagem - 17/09/2021 e 01/10/2021 - Segundo e terceiro encontro do 2º semestre de 2021
Neste décimo encontro, faremos um trabalho em grupo (TG)/uma atividade em grupo sobre o tema "Avaliação nos processos de ensino e aprendizagem de matemática".
Cada grupo ficará responsável por apresentar um tópico específico, elaborado com base nas leituras propostas (Buriasco e Luckesi) e nas discussões já realizadas no encontro anterior. /*Esta etapa terá continuação no nosso décimo primeiro encontro, no dia 01/10/2021, sexta-feira, iniciando pelo terceiro tópico "Como avaliar? Ou, então: quais métodos, procedimentos e/ou instrumentos de avaliação podem ser utilizados?"*/
Segue a distribuição dos tópicos por grupo:
1) Por que avaliar? Ou, de outro modo: quais as funções da avaliação dos processos de ensino e aprendizagem de matemática? - Grupo Profa. Anna Cecília - [Décimo encontro (17/09/2021)].
2) O que avaliar? - Grupo 1A, Profa. Priscila - [Décimo encontro (17/09/2021)].
3) Como avaliar? Ou, então: quais métodos, procedimentos e/ou instrumentos de avaliação podem ser utilizados? - Grupo 1B, Profa. Priscila - [Décimo primeiro encontro (01/10/2021)].
4) Quando avaliar? - Grupo 1B, Profa. Amanda - [Décimo primeiro encontro (01/10/2021)].
5) Rever a proposta de avaliação no Plano de Aula 01 do Grupo “Quadriláteros” - Grupo 1A, Profa. Amanda - [Décimo primeiro encontro (01/10/2021)].
Link de acesso direto ao Plano de Aula 01: https://docs.google.com/document/d/1UnuDd0576ZYRBinCLm8iIYnenyhGfsj-0dhBSx0X-B4/edit
6) Rever a proposta de avaliação no Plano de Aula 02 do Grupo “Estatística” - Grupo 1B, Prof. Rodrigo ("ex-grupo" Profa. Gilda) - [Décimo primeiro encontro (01/10/2021)].
Link de acesso direto ao Plano de Aula 02: https://docs.google.com/document/d/1kYQhXLjQNEkSHj-3NNbPlnRuOqjxI822McQHGfUINiI/edit7) Discutir/analisar a seguinte situação: Um(a) professor(a) de Matemática realizou testes e provas em um bimestre e um(a) estudante obteve as seguintes notas/valores (escala de 0,0 a 10,0): 2 (dois), 4,5 (quatro e meio) e 8,5 (oito e meio). Como o(a) professor(a) poderia avaliar esse(a) estudante? - Grupo 1A, Prof. Rodrigo - [Décimo primeiro encontro (01/10/2021)].
Materiais adicionais de referência:
I) Link de acesso direto às informações sobre o curso "100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie", da FEUSP: http://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=5745
II) Entrevista com o professor Cipriano Carlos Luckesi à revista Nova Escola acerca da avaliação da aprendizagem escolar: https://novaescola.org.br/conteudo/190/cipriano-carlos-luckesi-qualidade-aprendizado
III) Vídeo "grading in math class" (disponível a seguir e também pelo link de acesso na Web: https://www.youtube.com/watch?v=lV9pAx_enE8), do canal PED Brasil:
Boas leituras, bons estudos e boa preparação para esse TG! -
Aqui devem ser enviadas a ficha mensal de horas e os relatos (ficha ou áudio ou vídeo), referente às atividades realizadas no 2º semestre de 2021.
Data de entrega: até às 23h59min de 04/01/2022, terça-feira.
-
Pasta contendo os modelos de fichas de estágio (relatos e horas) e a planilha com as propostas de atividades de estágio, do 2º semestre de 2021, com orientações.
Observação: Até o mês de outubro de 2021, a planilha de referência de atividades para a contabilização das horas de estágio será a do 1º semestre de 2021. Já para os meses de novembro e dezembro de 2021, a planilha de referência de atividades para a contabilização das horas de estágio será a do 2º semestre de 2021.
-
Data de entrega: até às 23h59min de 04/01/2022, terça-feira.
-
Data de entrega: até às 23h59min de 04/01/2022, terça-feira.
-
Data de entrega: até às 23h59min de 04/01/2022, terça-feira.
-
Data de entrega: até às 23h59min de 04/01/2022, terça-feira.
-
Data de entrega: até às 23h59min de 04/01/2022, terça-feira.
-
-
Encontros 12 e 13 - Atividade sobre plano de aula, "ensino exploratório" e as "5 práticas para orquestração de discussão matemática na sala de aula" de Stein et al. (2008) - 15/10/2021 e 05/11/2021 - Quarto e quinto encontro do 2º semestre de 2021
Durante o décimo segundo e décimo terceiro encontro, teremos:
- Sondagem com professores/as supervisores/as e estudantes acerca do quadro de contexto dos estágios e participação em atividades práticas de estágio no modelo remoto e presencial nas escolas aderentes do MAT1500 - T42. - [Décimo segundo encontro (15/10/2021)].
- Orientações e algumas recomendações sobre as atividades no semestre corrente. - [Décimo segundo encontro (15/10/2021)].
- Diretrizes das atividades a respeito do "ensino exploratório" e sobre as "5 práticas para orquestração de discussão matemática na sala de aula" de Stein et al. (2008). - [Décimo segundo e décimo terceiro encontro (15/10/2021 e 05/11/2021)].
- Procedimentos relativos às leituras dos textos-base "Do planejamento à orquestração de discussões matemáticas dinâmicas para aprendizagem da matemática" (2017), da Professora Alexandra Pinheiro, Doutoranda da Universidade de Lisboa - Portugal, e "Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios" (2011), de Ana Paula Canavarro, Professora da Universidade de Évora - Portugal. - [Décimo segundo e décimo terceiro encontro (15/10/2021 e 05/11/2021)].
Materiais extras de referência:
I) PISA 2022: Mathematics Framework - disponível em: https://pisa2022-maths.oecd.org/
II) Informações e inscrição para o 7º Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (MPEM), do IME-USP: https://www.ime.usp.br/pos-mpem/7-encontro/
III) Seminário do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (MPEM), do IME-USP, "Educação Matemática Inclusiva: do que, de quem e para quem se fala?" (disponível a seguir e também pelo link de acesso na Web: https://www.youtube.com/watch?v=nVKyE2VDvB0), ministrado no dia 07 de outubro de 2021 pela Professora Doutora Clélia Maria Ignatius Nogueira, do Corpo Permanente dos programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
IV) Informações sobre o I CIEMI – I Congresso Internacional de Educação Matemática Inclusiva que ocorrerá de forma online e inteiramente gratuito nos dias 18 e 19 de novembro de 2021: https://icidemi2021.wixsite.com/icidemi.
As conferências serão proferidas virtualmente pelos professores Ole Skovmose (Brasil), Paola Valério (Suécia), Teresa Assude (França) e Eric Flores (México), e a inscrição no evento é totalmente gratuita.
Para outras informações a respeito do I CIEMI, assista ao vídeo disponível no seguinte link de acesso direto: https://www.youtube.com/watch?v=SLc82MZOyl4.
.Boas leituras, bons estudos e boa preparação para essas atividades avaliativas!
-
Tarefa avaliativa a ser realizada em grupo.
-
Este formulário tem por objetivo avaliar o andamento das práticas de estágio diante das novas orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), devendo ser respondido individualmente por cada estudante da nossa turma de MAT1500 até às 23h55min do dia 27 de outubro de 2021, quarta-feira.
-
Este formulário tem por objetivo avaliar o calendário da disciplina devido às alterações ocorridas no calendário oficial da USP, na semana de 4-10 de outubro de 2021.
O presente formulário deverá ser respondido individualmente por cada estudante da nossa turma de MAT1500 até às 23h55min do dia 27 de outubro de 2021, quarta-feira. -
Versão definitiva.
Observação: Esta planilha de atividades para a contabilização das horas de estágio será válida para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2021.
-
Versão definitiva.
Observação: Esta planilha de atividades para a contabilização das horas de estágio será válida para os meses de novembro e dezembro de 2021.
-
Última atualização: 22 de novembro de 2021, segunda-feira - Versão definitiva.
-
Última atualização: 18 de novembro de 2021, quinta-feira - Versão definitiva.
-
Encontro 14 - Análise sobre padrões, generalizações e erro na matemática básica e discussão sobre prova, demonstração e argumentação lógica-dedutiva na matemática escolar - 19/11/2021 - Sexto encontro do 2º semestre de 2021
Durante o décimo quarto encontro teremos:
1) Momento inicial (das 13h20min às 14h10min).
i) Análise dos resultados e discussões dispostos no fórum sobre as atividades contidas no texto "Tarefa – Exploração com números. Tarefa – Uma outra visão de padrão" (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6656822/mod_resource/content/1/MAT1500_Tarefas_n%C3%BAmeros_padr%C3%B5es.pdf), da oficina da Professora Alexandra Pinheiro, Doutoranda da Universidade de Lisboa - Portugal: https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=3970425.
ii) Elucidação e contextualização sobre padrões, generalizações e análise de erro na matemática básica.
2) Momento final (das 14h10min às 15h00min).
i) Lançar luz sobre prova, demonstração e argumentação lógica-dedutiva na matemática escolar e discutir a respeito das suas significâncias para a construção do pensamento matemático formal e para as práticas docentes.
Para sedimentar o brainstorm e o debate proposto, disponibiliza-se a seguinte sequência de atividades e materiais:
1) Atividade no Mentimeter (nuvem de palavras): https://www.menti.com/tqn1o4jfce
2) Atividade no Forms 1 - Avaliação das resoluções das questões de Álgebra (seção 2 de 3 do formulário) e Geometria (seção 3 de 3 do formulário) assentadas no questionário do Projeto AprovaME: https://docs.google.com/forms/d/1KUDmzFN3rL-lMXqurXPlkgAdroOkTRX0gUj7SabaqpQ/viewform?edit_requested=true
Bons estudos!
-
Encontro 15 - Orientações acerca do trabalho final da disciplina e encaminhamentos para a finalização da disciplina - 03/12/2021 - Sétimo encontro do 2º semestre de 2021
Neste décimo quinto encontro, trataremos dos seguintes tópicos:
1) Orientações, recomendações e sugestões sobre o trabalho final da disciplina MAT1500-T42 como atividade de avaliação (incluindo definição do calendário/cronograma).
2) Atividade em grupo - planejamento do trabalho final MAT1500 - T42 (vídeo ou relatório final/portfólio).
Links de acesso às reuniões particulares dos grupos, para planejamento e organização do trabalho final da disciplina MAT1500 - T42:
Grupo A - Profa. Amanda: https://meet.google.com/wds-kjwm-tmx.
Grupo B - Profa. Amanda: https://meet.google.com/wds-kjwm-tmx.
Grupo da Profa. Lia (ex-Profa. Anna Cecília): https://meet.google.com/eoz-mfwb-nzb.
Grupo A - Profa. Priscila: https://meet.google.com/zxt-djaa-ffu.
Grupo B - Profa. Priscila: https://meet.google.com/zxt-djaa-ffu.
Grupo A (ex-grupo 6) - Prof. Rodrigo: http://meet.google.com/bha-tgah-tns.
Grupo B (ex-grupo 3) - Prof. Rodrigo (ex-Gilda): https://meet.google.com/ixm-rfha-nbn.
Bom trabalho e bons estudos!-
Destinada aos grupos que optaram pela elaboração do relatório formal/portfólio (composição formal - trabalho digitado no formato acadêmico da ABNT e apresentação).
Observação: O depósito do trabalho escrito formal deverá ser feito em .pdf ou em .doc ou em .docx, e a apresentação deverá ser depositada no formato .ppt ou .pptx ou em .pdf.
A escolha pelos formatos de arquivo supracitados tem por finalidade facilitar o acesso aos arquivos pela Equipe MAT1500 e para qualquer ajuste que os grupos que os submeteram necessitem fazê-lo. -
Aos grupos que optaram pela produção audiovisual como trabalho final da disciplina MAT1500 - T42, na URL https://www.festivalvideomat.com/_files/ugd/f89db3_54e791df79dd4df6b2f6b9ffd8f65188.pdf (e em arquivo .pdf em anexo neste ícone), encontram-se as diretrizes e recomendações sobre a formatação do trabalho final no formato audiovisual.
Além da formatação supracitada, a produção audiovisual deverá contemplar - adaptando à formatação orientada - as alíneas correspondente à seção "Em nosso caso, o portfólio deve [...]", do texto "Roteiro de elaboração para portfólio", disposto em arquivo .pdf anexado a este ícone.Observação: O depósito da produção audiovisual deverá ser feito no formato mp4.
A escolha pelo formato de arquivo citado anteriormente, tem por finalidade facilitar o acesso aos arquivos pela Equipe MAT1500 e para qualquer ajuste que os grupos que os submeteram necessitem fazê-lo. -
Aos grupos que optaram pela produção audiovisual como trabalho final, pede-se que um/a estudante por grupo deverá enviar a ficha em anexo ao presente espaço preenchida neste ícone de tarefa do e-disciplinas até às 23h59min de 09 de dezembro de 2021, quinta-feira.Assim, na próxima semana, a Equipe MAT1500 poderá oferecer sugestões/orientações que possam contribuir ao trabalho final audiovisual de vocês.Aproveita-se para compartilhar a página do Festival de Vídeos do GPIMEM da UNESP, com muitos vídeos disponíveis que podem inspirá-los/motivá-los: https://www.festivalvideomat.
com/festivais-e-v%C3%ADdeos .No sítio da Web, disponibiliza-se uma rica gama de dicas e materiais de apoio que podem ajudá-los nessa etapa final da disciplina, servindo como material de apoio: https://www.festivalvideomat.com/material-de-apoio.
-
-
Aqui devem ser depositados por 1 membro de cada grupo o trabalho final da disciplina.
Aos grupos que optaram pela produção audiovisual, lembrem-se que o depósito do vídeo deverá ser feito no formato mp4.
Aos grupos que optaram pelo portfólio/relatório formal/composição formal, por favor, lembrem-se de depositarem o trabalho escrito formal em .pdf ou em .doc ou em .docx, e a apresentação no formato .ppt ou .pptx ou em .pdf.
Conforme disposto em seção anterior e por recado enviado no ícone de Avisos, a escolha pelos formatos de arquivo supracitados tem por finalidade facilitar o acesso aos arquivos pela Equipe MAT1500 e para qualquer ajuste que os grupos que os submeteram necessitem fazê-lo.
Horário e data final de entrega: 23h59min de 07 de janeiro de 2022, sexta-feira.
-
Data máxima para o depósito: até às 23h59min de 07 de janeiro de 2021, sexta-feira.
-
-
Encontro 16 - Culminância, análise e discussão dos trabalhos finais da disciplina - 17/12/2021 - Oitavo encontro do 2º semestre de 2021
Em nosso décimo sexto encontro, teremos:- Apresentação dos trabalhos finais do Grupo A, da Profa. Priscila (produção audiovisual), do Grupo B, da Profa. Priscila (produção audiovisual) e do Grupo A, da Profa. Amanda (relatório formal/portfólio/composição formal).
- Como os quatro grupos anteriormente citados optaram pela produção audiovisual para o trabalho final, faz-se válido lembrar que os vídeos devem estar de acordo com as diretrizes dispostas em https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=3993293, tendo um espaço de 10 a 12 minutos após o fim de cada apresentação para adendos informativos, análises, comentários e possíveis discussões valorosas sobre o compartilhamento das atividades realizadas pelos quatro grupos supradescritos.
- Retomada das orientações e recomendações sobre a entrega dos trabalhos finais da disciplina (os quais devem ser submetidos no ícone de tarefa, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=87403#section-17) e sobre a entrega das fichas de estágio (horas e relatos) referentes ao 2º semestre de 2021 (as quais devem ser depositadas no ícone de tarefa, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=87403#section-13).
Boa apresentação aos expositores e um processo rico de aprendizado a todos/as nós! -
Encontro 17 - Continuidade da culminância, análise e discussão dos trabalhos finais da disciplina - 07/01/2022 - Nono encontro do 2º semestre de 2021 - Penúltimo encontro do curso
Em nosso décimo sétimo encontro, teremos:- Apresentação dos trabalhos finais do Grupo da Profa. Lia (ex-Anna Cecília),do Grupo B (ex-grupo 3/ex-Gilda), do Prof. Rodrigo (produção audiovisual), do Grupo B, da Profa. Amanda (produção audiovisual) e do Grupo A (ex-grupo 6), do Prof. Rodrigo (produção audiovisual).
Como os três grupos anteriormente citados optaram pela produção audiovisual para o trabalho final, faz-se válido lembrar que os vídeos devem estar de acordo com as diretrizes dispostas em https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=3993293, tendo um espaço de 10 a 12 minutos após o fim de cada apresentação para adendos informativos, análise, comentários e possíveis discussões valorosas sobre o compartilhamento das atividades realizadas pelos três grupos supradescritos. - Retomada das orientações e recomendações sobre a entrega dos trabalhos finais da disciplina (os quais devem ser submetidos no ícone de tarefa, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=87403#section-17) e sobre a entrega das fichas de estágio (horas e relatos) referentes ao 2º semestre de 2021 (as quais devem ser depositadas no ícone de tarefa, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=87403#section-13).
- Avaliação final do curso e auto avaliação.
Boa apresentação aos expositores e um processo rico de aprendizado a todos/as nós! - Apresentação dos trabalhos finais do Grupo da Profa. Lia (ex-Anna Cecília),do Grupo B (ex-grupo 3/ex-Gilda), do Prof. Rodrigo (produção audiovisual), do Grupo B, da Profa. Amanda (produção audiovisual) e do Grupo A (ex-grupo 6), do Prof. Rodrigo (produção audiovisual).
-
Encontro 18 - Devolutiva das atividades e avaliações e análise geral do curso - 14/01/2022 - Décimo e último encontro do 2º semestre de 2021 - Último encontro do curso
Neste décimo oitavo encontro (último encontro do 2º semestre de 2021 e do ano), trataremos dos seguintes tópicos:
- Devolutivas da avaliação final, das demais atividades e das horas consolidadas de estágio.
- Análise geral sobre o curso.
- Possível proposta de recuperação aos/às estudantes que não conseguiram contemplar os requisitos mínimos para a aprovação na disciplina (a combinar o caso, após análise cautelosa de cada situação).
Desejamos-lhes uma excelente finalização do curso e esperamos, de coração, que o curso tenha agregado valorosamente muito conhecimento e alegrias à turma como um todo!
Abraços, Equipe MAT1500-T42.-
A avaliação incluiu essencialmente:
1) Cumprimento das horas e qualidade dos relatos/relatórios individuais das atividades.
2) Qualidade dos planos de aula elaborados pelos grupos.
3) Entrega das atividades individuais no e-disciplinas/Moodle.
4) Relatórios com a apreciação dos educadores sobre o andamento dos grupos (em particular, considerando a participação/contribuição de cada um para o seu grupo).
5) Qualidade do trabalho final (incluindo participação individual na apresentação).
6) Participação nos encontros síncronos da disciplina.
- Devolutivas da avaliação final, das demais atividades e das horas consolidadas de estágio.
-