Programação

  • Geral

  • aula 1

    Apresentação do curso, organização da turma,

    Apresentação dos projetos dos alunos

    Favor enviar um breve resumo do projeto (duas páginas, no máximo)


    • aula 2

      Métodos quantitativos e qualitativos: especificidades de duas estratégias de Análise

      Mahoney, J. & Goertz, G. (2006) “A tale of two cultures” Political Analysis 14(2):227–249doi:10.1093/pan/mpj017

      Elizabeth Balbachevsky está convidando você para uma reunião Zoom agendada.


      Tópico: Aula 2: metodologia qualitativa e quantitativa

      Hora: 16 set 2020 09:00 AM São Paulo


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      https://us02web.zoom.us/j/81299391730?pwd=b3FQaFRLeXg5ZnB1N096ZHZSTGdjQT09


      ID da reunião: 812 9939 1730

      Senha de acesso: 183825

      Dispositivo móvel de um toque

      +13126266799,,81299391730#,,,,,,0#,,183825# Estados Unidos da América (Chicago)

      +13462487799,,81299391730#,,,,,,0#,,183825# Estados Unidos da América (Houston)


      Discar pelo seu local

              +1 312 626 6799 Estados Unidos da América (Chicago)

              +1 346 248 7799 Estados Unidos da América (Houston)

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              +1 669 900 9128 Estados Unidos da América (San Jose)

              +1 253 215 8782 Estados Unidos da América (Tacoma)

              +1 301 715 8592 Estados Unidos da América (Germantown)

      ID da reunião: 812 9939 1730

      Senha de acesso: 183825

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      • 21/09 aula 3

        Aula expositiva: Causalidade, condições necessárias e suficientes: avanços recentes



        • 23/09 aula 4

          Seminário: A questão da causalidade nas ciências sociais (discussão de texto)

          1.     Mahoney, J. (2008). “Toward a Unified Theory of Causality.” Comparative Political Studies 41(4–5): 412–436.

          Grzymala-Busse, A. (2011). “Time Will Tell? Temporality and the Analysis of Causal Mechanisms and Processes.” Comparative Political Studies 44(9): 1267–1297

          • 28/09 aula 5

            Aula expositiva: Estudo de caso: diferentes abordagens e estratégias

            Blatter, J. and Blume, T (2008). In Search of Co-variance, Causal Mechanisms or Congruence? Towards A Plural Understanding of Case Studies. Swiss Political Science Review 14(2): 315–56.

            Elizabeth Balbachevsky está convidando você para uma reunião Zoom agendada.


            Tópico: Aula 5: Estudo de caso: diferentes abordagens e estratégias

            Hora: 28 set 2020 09:00 AM São Paulo


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            https://us02web.zoom.us/j/87525913231?pwd=QlQ0YkpmMEtQTlE1VlE1UGg3cEZZZz09


            ID da reunião: 875 2591 3231

            Senha de acesso: 699143

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            +16699009128,,87525913231#,,,,,,0#,,699143# Estados Unidos da América (San Jose)

            +12532158782,,87525913231#,,,,,,0#,,699143# Estados Unidos da América (Tacoma)


            Discar pelo seu local

                    +1 669 900 9128 Estados Unidos da América (San Jose)

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            ID da reunião: 875 2591 3231

            Senha de acesso: 699143

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            • 30/09 Aula 6

              Seminário: análise dos projetos dos alunos: identificação de discussão da abordagem mais provável e implicações para a implementação da pesquisa

              Elizabeth Balbachevsky está convidando você para uma reunião Zoom agendada.


              Tópico: 30_09aula metodologia

              Hora: 30 set 2020 09:00 AM São Paulo


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              https://us02web.zoom.us/j/83601588840?pwd=WllvWisyYnlUb2VYK3lPa2IwRENqZz09


              ID da reunião: 836 0158 8840

              Senha de acesso: 563360

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              +12532158782,,83601588840#,,,,,,0#,,563360# Estados Unidos da América (Tacoma)

              +13017158592,,83601588840#,,,,,,0#,,563360# Estados Unidos da América (Germantown)


              Discar pelo seu local

                      +1 253 215 8782 Estados Unidos da América (Tacoma)

                      +1 301 715 8592 Estados Unidos da América (Germantown)

                      +1 312 626 6799 Estados Unidos da América (Chicago)

                      +1 346 248 7799 Estados Unidos da América (Houston)

                      +1 646 558 8656 Estados Unidos da América (New York)

                      +1 669 900 9128 Estados Unidos da América (San Jose)

              ID da reunião: 836 0158 8840

              Senha de acesso: 563360

              Localizar seu número local: https://us02web.zoom.us/u/kcYCCMzs7g


              • 05/10 Aula 7

                Aula expositiva: Mecanismos causais: conceito e relevância para análises de pequeno n

                Ylikoski, P. K., & Hedström, P. (2010). Causal Mechanisms in the Social Sciences. Annual Review of Sociology36, 49-67

                Assistam ao vídeo:



                • 07/10 Aula 8

                  Seminário: explorando mecanismos causais em pesquisas de pequeno n

                  Checkel, J. T. (2006). Tracing causal mechanisms. International Studies Review8(2), 362-370.

                  • 14/10 aula 9

                    Seminário: Explorando possíveis mecanismos causais para explicar a eleição de Bolsonaro

                    Como preparação, tente construir uma "linha do tempo", identificando os principais acontecimentos que viabilizaram a vitória de Bolsonaro.

                    Q: onde começa essa linha do tempo? 

                    Lembre-se que uma campanha nunca se desenvolve sozinha: ela é, em grande medida, moldada pelas demais campanhas...

                    • 19/10 Aula 10

                      Aula expositiva: Process tracing: definição, modelo lógico e variantes

                      1.     Trampusch, C., & Palier B. (2016). “Between X and Y: How Process Tracing Contributes to Opening the Black Box of Causality.” New Political Economy 21(5): 437–454.


                      • 21/10 Aula 11

                        Seminário: diferentes vertentes do process tracing

                        1.     Beach, D. & Pedersen, R. (2013) “The Three Different Variants of Process-Tracing and Their Uses” in __ Process tracing methods: foundations and guideline. Pp. 9-22 An Arbor: University of Michigan Press.

                        Discussão de projetos dos alunos: diferentes possibilidades de aplicação das estratégias de process-tracing

                        • 26/10 aula 12

                          Process-tracing: transformando observações em evidências

                          Beach, D. e Pederson, R. B. (2013) “Turning observations into evidences” in ___ Process-tracing methods: foundations and guidelines. Ann Arbor: The University of Michigan Press, pp. 120-143

                          • 28/10 aula 13

                            Seminário: process-tracing: uma aplicação:

                            Fairfield, T. (2013). Going where the money is: Strategies for taxing economic elites in unequal democracies. World Development47, 42-57.

                            • 04/11 Aula 14

                              Tracing a vitória de Bolsonaro: primeira apresentação dos trabalhos em grupo 

                              Discussão dos resultados

                              • 09/11 aula 15

                                Aula expositiva: análise de congruência: estratégias de seleção de casos e de teorias

                                Blatter, Joachim and Markus Haverland.2013. “Selecting theories and cases”. Designing Case Studies: explanatory approaches in Small-N Research. pp. 167-177 PalgraveMacmillan,

                                • 11/11 Aula 16

                                  Seminário: aplicação da análise de congruência: um exemplo

                                  Schimmelfennig, F. (2001). The community trap: Liberal norms, rhetorical action, and the eastern enlargement of the European Union. International organization, 47-80.

                                  • 16/11 aula 17

                                    Aula expositiva: Modelos analíticos centrados na co-variação: desenho tipológico

                                    Elman, C. (2005). Explanatory typologies in qualitative studies of international politics. International organization, 293-326

                                    • 18/11 aula 18

                                      Estratégias de seleção de casos na análise comparada

                                      Anckar, C. (2008). On the applicability of the most similar systems design and the most different systems design in comparative research. International Journal of Social Research Methodology11(5), 389-401.

                                      • 23/11 Aula 19

                                        Introdução à Análise Configuracional Comparada (QCA): métodos comparativos dicotomizados (csQCA)

                                        Schlosser, D., de Meur, G., Rihoux, B., & Ragin, C. (2009). Qualitative Comparative Analysis as an Approach. Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, 1-18.

                                        • 25/11 aula 20

                                          Limites do csQCA e refinamento da análise comparada: o recurso da multicotomização (mvQCA)

                                          Schneider, C. and Wagemann, C. (2012) Set-Theoretic Methods for the Social Sciences. Cambridge University Press. Pp1-24/ pp 251-310.

                                          • 30/11 aula 21

                                            Seminário: aplicando QCA na análise política

                                            Albala, A. (2018) Introduction: Political Parties and Social Movements in Latin America (2011–2016). In. Civil society and political representation in Latin America. Dordrecht: Springer Eds.

                                            • 02/12 Aula 22

                                              Seminário: Integrando abordagens (I) - Process tracing e QCA

                                              Beach, Derek, and Ingo Rohlfing. 2018. “Integrating Cross-Case Analyses and Process Tracing in Set-Theoretic Research: Strategies and Parameters of Debate.” Sociological Methods & Research 47(1): 3–36

                                              • 07/12 Aula 23

                                                Seminário: Integrando abordagens (II) – a escolha de casos

                                                Rohlfing, Ingo, and Carsten Q. Schneider. 2013. “Improving Research on Necessary Conditions: Formalized Case Selection for Process Tracing after QCA.” Political Research Quarterly: 220–235

                                                • 09/12 Aula 24

                                                  Combinando métodos: estratégias de métodos mistos e multi-métodos.

                                                  Seanwright, J. (2016) “Integrative Multi-Method Research”. In Multimethod in social Science: combining qualitative and quantitative tools. Cambridge: Cambridge University Press

                                                  • 14/12 Aula 25

                                                    Apresentação final dos trabalhos em grupo: explicando a vitória de Bolsonaro  (um exercício de process tracing)

                                                    • 16/12 Aula 26

                                                      Encerramento do curso: discussão dos temas de trabalho final