Programação

    • Objetivos do curso:

      Abordagens de n pequeno n sao estratégias de pesquisa bastante enraizadas na ciência política. Clássicos como State and social revolutions, de Theda Skocpol, ou o estudo de Lijphart sobre a democracia consorciativa podem ser citados como exemplos ilustres de uma longa lista de contribuições significativas produzidas por essa abordagem metodológica.

      Apesar de ser, aparentemente, simples; o sucesso dessas estratégias de pesquisa e a qualidade das inferências que elas permitem dependem, crucialmente, de uma clara discussão dos seus pressupostos metodológicos. O objetivo do curso é, portanto, fazer uma discussão de metodologia de pequeno n, focando no seu potencial de generalização teórica. Mais especificamente, o curso visa explorar em profundidade dois métodos de pesquisa nessa tradição: o process-tracing e o QCA.

      Organização do curso:

      O curso está organizado em aulas expositivas, seminários de discussão de texto e debates em classe. Os seminários têm por base artigos que exploram diferentes aspectos metodológicos da pesquisa de pequeno n, ou empregam essas metodologias em estudos. Espera-se que no seminário as(os) alunas(os) sejam capazes de reconstituir os passos de pesquisa descritos no artigo e a estratégia de apresentação dos resultados da pesquisa. Os debates focam a possibilidade de aplicação de aspectos metodológicos nos projetos individuais das(os) alunas(os)

      Avaliação:

      A avaliação do aproveitamento da aluna considerará sua participação, na entrega de um exercício realizado em grupo e um trabalho final. O trabalho em grupo constitui uma oportunidade para a aplicação da metodologia de process-tracing para a explicação de um evento; a eleição de Jair Bolsonaro. O segundo trabalho deverá elaborar a discussão metodológica que fundamenta seu projeto de dissertação/tese tomando como referência os temas trabalhados no curso.

      Forma de avaliação:

      1.     Trabalho desenvolvido em grupo: (20%):

      O trabalho consiste em deslindar a cadeia de eventos que, em conjunto, podem explicar a vitória de Bolsonaro na última eleição. A apresentação do trabalho deve ser feita em Poster (ou power-point) a ser compartilhado com os demais alunos da classe em apresentação na última aula do curso.

      2.     Trabalho final (80%)

      O trabalho final consiste na aplicação de aspectos metodológicos explorados no curso para o desenvolvimento da parte metodológica do projeto de pesquisa da(a) aluna(o)

      Instruções finais:
      1. As(Os) alunas(os) devem verificar todas as semanas as atividades atualizadas programadas para o curso, inclusive o endereço da sala de aula virtual (essa última informação será também enviada por email: fiquem atentas(os) ao seus emails <usp.br>
      2. Solicito que todas(os) também se inscrevam na plataforma Miro.com. Em alguns momentos vamos utilizar essa plataforma para nossas discussões 
  • aula 1

    Apresentação do curso, organização da turma,

    Apresentação dos projetos dos alunos

    Favor enviar um breve resumo do projeto (duas páginas, no máximo)


  • aula 2

    Métodos quantitativos e qualitativos: especificidades de duas estratégias de Análise

    Mahoney, J. & Goertz, G. (2006) “A tale of two cultures” Political Analysis 14(2):227–249doi:10.1093/pan/mpj017

    Elizabeth Balbachevsky está convidando você para uma reunião Zoom agendada.


    Tópico: Aula 2: metodologia qualitativa e quantitativa

    Hora: 16 set 2020 09:00 AM São Paulo


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    https://us02web.zoom.us/j/81299391730?pwd=b3FQaFRLeXg5ZnB1N096ZHZSTGdjQT09


    ID da reunião: 812 9939 1730

    Senha de acesso: 183825

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    ID da reunião: 812 9939 1730

    Senha de acesso: 183825

    Localizar seu número local: https://us02web.zoom.us/u/kdk7xWgxyX


  • 21/09 aula 3

    Aula expositiva: Causalidade, condições necessárias e suficientes: avanços recentes



  • 23/09 aula 4

    Seminário: A questão da causalidade nas ciências sociais (discussão de texto)

    1.     Mahoney, J. (2008). “Toward a Unified Theory of Causality.” Comparative Political Studies 41(4–5): 412–436.

    Grzymala-Busse, A. (2011). “Time Will Tell? Temporality and the Analysis of Causal Mechanisms and Processes.” Comparative Political Studies 44(9): 1267–1297

  • 28/09 aula 5

    Aula expositiva: Estudo de caso: diferentes abordagens e estratégias

    Blatter, J. and Blume, T (2008). In Search of Co-variance, Causal Mechanisms or Congruence? Towards A Plural Understanding of Case Studies. Swiss Political Science Review 14(2): 315–56.

    Elizabeth Balbachevsky está convidando você para uma reunião Zoom agendada.


    Tópico: Aula 5: Estudo de caso: diferentes abordagens e estratégias

    Hora: 28 set 2020 09:00 AM São Paulo


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  • 30/09 Aula 6

    Seminário: análise dos projetos dos alunos: identificação de discussão da abordagem mais provável e implicações para a implementação da pesquisa

    Elizabeth Balbachevsky está convidando você para uma reunião Zoom agendada.


    Tópico: 30_09aula metodologia

    Hora: 30 set 2020 09:00 AM São Paulo


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    Senha de acesso: 563360

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    ID da reunião: 836 0158 8840

    Senha de acesso: 563360

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  • 05/10 Aula 7

    Aula expositiva: Mecanismos causais: conceito e relevância para análises de pequeno n

    Ylikoski, P. K., & Hedström, P. (2010). Causal Mechanisms in the Social Sciences. Annual Review of Sociology36, 49-67

    Assistam ao vídeo:



  • 07/10 Aula 8

    Seminário: explorando mecanismos causais em pesquisas de pequeno n

    Checkel, J. T. (2006). Tracing causal mechanisms. International Studies Review8(2), 362-370.

  • 14/10 aula 9

    Seminário: Explorando possíveis mecanismos causais para explicar a eleição de Bolsonaro

    Como preparação, tente construir uma "linha do tempo", identificando os principais acontecimentos que viabilizaram a vitória de Bolsonaro.

    Q: onde começa essa linha do tempo? 

    Lembre-se que uma campanha nunca se desenvolve sozinha: ela é, em grande medida, moldada pelas demais campanhas...

  • 19/10 Aula 10

    Aula expositiva: Process tracing: definição, modelo lógico e variantes

    1.     Trampusch, C., & Palier B. (2016). “Between X and Y: How Process Tracing Contributes to Opening the Black Box of Causality.” New Political Economy 21(5): 437–454.


  • 21/10 Aula 11

    Seminário: diferentes vertentes do process tracing

    1.     Beach, D. & Pedersen, R. (2013) “The Three Different Variants of Process-Tracing and Their Uses” in __ Process tracing methods: foundations and guideline. Pp. 9-22 An Arbor: University of Michigan Press.

    Discussão de projetos dos alunos: diferentes possibilidades de aplicação das estratégias de process-tracing

  • 26/10 aula 12

    Process-tracing: transformando observações em evidências

    Beach, D. e Pederson, R. B. (2013) “Turning observations into evidences” in ___ Process-tracing methods: foundations and guidelines. Ann Arbor: The University of Michigan Press, pp. 120-143

  • 28/10 aula 13

    Seminário: process-tracing: uma aplicação:

    Fairfield, T. (2013). Going where the money is: Strategies for taxing economic elites in unequal democracies. World Development47, 42-57.

  • 04/11 Aula 14

    Tracing a vitória de Bolsonaro: primeira apresentação dos trabalhos em grupo 

    Discussão dos resultados

  • 09/11 aula 15

    Aula expositiva: análise de congruência: estratégias de seleção de casos e de teorias

    Blatter, Joachim and Markus Haverland.2013. “Selecting theories and cases”. Designing Case Studies: explanatory approaches in Small-N Research. pp. 167-177 PalgraveMacmillan,

  • 11/11 Aula 16

    Seminário: aplicação da análise de congruência: um exemplo

    Schimmelfennig, F. (2001). The community trap: Liberal norms, rhetorical action, and the eastern enlargement of the European Union. International organization, 47-80.

  • 16/11 aula 17

    Aula expositiva: Modelos analíticos centrados na co-variação: desenho tipológico

    Elman, C. (2005). Explanatory typologies in qualitative studies of international politics. International organization, 293-326

  • 18/11 aula 18

    Estratégias de seleção de casos na análise comparada

    Anckar, C. (2008). On the applicability of the most similar systems design and the most different systems design in comparative research. International Journal of Social Research Methodology11(5), 389-401.

  • 23/11 Aula 19

    Introdução à Análise Configuracional Comparada (QCA): métodos comparativos dicotomizados (csQCA)

    Schlosser, D., de Meur, G., Rihoux, B., & Ragin, C. (2009). Qualitative Comparative Analysis as an Approach. Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, 1-18.

  • 25/11 aula 20

    Limites do csQCA e refinamento da análise comparada: o recurso da multicotomização (mvQCA)

    Schneider, C. and Wagemann, C. (2012) Set-Theoretic Methods for the Social Sciences. Cambridge University Press. Pp1-24/ pp 251-310.

  • 30/11 aula 21

    Seminário: aplicando QCA na análise política

    Albala, A. (2018) Introduction: Political Parties and Social Movements in Latin America (2011–2016). In. Civil society and political representation in Latin America. Dordrecht: Springer Eds.

  • 02/12 Aula 22

    Seminário: Integrando abordagens (I) - Process tracing e QCA

    Beach, Derek, and Ingo Rohlfing. 2018. “Integrating Cross-Case Analyses and Process Tracing in Set-Theoretic Research: Strategies and Parameters of Debate.” Sociological Methods & Research 47(1): 3–36

  • 07/12 Aula 23

    Seminário: Integrando abordagens (II) – a escolha de casos

    Rohlfing, Ingo, and Carsten Q. Schneider. 2013. “Improving Research on Necessary Conditions: Formalized Case Selection for Process Tracing after QCA.” Political Research Quarterly: 220–235

  • 09/12 Aula 24

    Combinando métodos: estratégias de métodos mistos e multi-métodos.

    Seanwright, J. (2016) “Integrative Multi-Method Research”. In Multimethod in social Science: combining qualitative and quantitative tools. Cambridge: Cambridge University Press

  • 14/12 Aula 25

    Apresentação final dos trabalhos em grupo: explicando a vitória de Bolsonaro  (um exercício de process tracing)

  • 16/12 Aula 26

    Encerramento do curso: discussão dos temas de trabalho final