Kursthemen
-
-
Para aquelas(es) que optaram por não participar da mediação de debates, o trabalho final da disciplina será individual e consistirá em um texto reflexivo sobre um ou mais pontos abordados ao longo da disciplina. A ideia é que vocês não entreguem apenas um fichamento, mas apresentem as ideias centrais das(os) autoras(es) estudadas(os), indicando os questionamentos, incômodos, dúvidas, reflexões etc. que essas leituras (bem como as discussões que fizemos sobre elas) suscitaram. O formato é livre: pode ser, por exemplo, um ensaio, a análise de uma situação concreta, um pequeno artigo... Não há limite mínimo ou máximo de páginas.
Data de entrega: 01/12/2020
-
Leitura principal:
IBAÑEZ, T. O giro linguístico. In: _____. (Org.) Manual de análise do discurso em Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 19-49.
Leitura complementar:
Iniguez, L.(2004). A linguagem nas ciências sociais: fundamentos, conceitos e modelos. In L Iñiguez (Org.), Manual de análise do discurso em Ciências Sociais (pp. 50-104). Petrópolis: Vozes.
IBAÑEZ, Thomás. La construcción del conocimiento desde una perspectiva construccionista. In: MONTERO, Maritza. (Org.). Conocimiento, realidad e ideología. Caracas: Associación Venezoelana de Psicología Social – AVEPSO, 1994. p. 39-48.
-
Leitura principal:
RODRIGUES, Aroldo. Ciência e tecnologia a serviço do homem. [1985]. Psicol. Ciência e profissão, v. 5, n.1. Entrevista concedida à Revista Ciência e Profissão. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v5n1/07.pdf> . Acesso em: 05 set. 2020.
LANE, Silvia. Revendo a prática da Psicologia Social: entrevista. [1985]. Psicologia Ciência e Profissão, v. 5, n.1. Entrevista concedida à Revista Ciência e Profissão. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v5n1/08.pdf>. Acesso em: 05 set. 2020.
Leitura complementar:
CORDEIRO, Mariana Prioli. Psicologias sociais cientificista e crítica: um debate que continua. Psicologia: ciência e profissão, n.33, v. 3, 716-729, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v33n3/v33n3a15.pdf
IÑIGUEZ, Lupicínio. La Psicología Social como Crítica: continuismo, estabilidad y efervescencias tres décadas después de la Crisis. Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, v. 37, n. 2, p. 221-238, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/284/Resumenes/Resumen_28437204_1.pdf
LANE, S. T, M.; BOCK, A. M. B. Abrapso – uma história da Psicologia Social enquanto práxis. In: JACÓ, VILELA, A. M.; ROCHA, M. L.; MANCEBO, D. (Orgs.). Psicologia Social: relatos na América Latina. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 145-155.
RODRIGUES, A. The full cycle of an Interamerican journey in social psychology. In: LEVINE, R. V.; RODRIGUES, A.; ZELEZNY, L. Career Journeys in Social Psychology. NewYork: Taylor & Francis Group, 2008. p. 105-128.
-
Conversa com a Profa. Dra. Flavia Carvalhaes (UEL) e Prof. Dr. Alexandre Bonetti (UEL)
BALLESTRIN, L. América Latina e o Giro Decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, 2013.Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n11/04.pdf
-
Leitura principal:
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria Ator-Rede. Salvador, Bauru: EDUFBA, EDUSC, 2012 (Terceira fonte de incerteza: os objetos também agem).
Leitura complementar:
TIRADO-SERRANO, Francisco; DOMÈNECH-ARGEMÍ, Miquel. Asociaciones heterogéneas y actantes: El giro postsocial de la teoría del actor-red. Revista de Antropología Ibero-Americana, v. 1, n. esp., 2005. Disponível em: < http://www.aibr.org/antropologia/44nov/articulos/nov0512.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2010.
-
13/10 – Sociedade midiática e relações humanas: a mídia como construtora de problemas sociais - Discussão sobre a cobertura midiática da pandemia
Conversa com a Profa. Dra. Cláudia Malinverni
Leitura principal:
Malinverni, Cláudia, Cuenca, Angela Maria Belloni, & Brigagão, Jacqueline Isaac Machado. (2012). Epidemia midiática: produção de sentidos e configuração social da febre amarela na cobertura jornalística, 2007-2008. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 22(3), 853-872. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300002
Leitura complementar:
Hjarvard, S. (2015). Da Mediação à Midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, 2(3), 51-62. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/331
Malinverni, C. (2017). Uma epizootia, duas notícias: a febre amarela como epidemia e como não epidemia. RECIIS, 11(2), 1-9. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1339/2103
-
Leitura principal:
THOMPSON, John B. O eu e experiência num mundo mediado. In: _____. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. (p. 181-204)
Leitura complementar:
Arendt, Ronald J. J. (2007). Emoções e mídia. In Ana Maria Jacó-Vilela & Leny Sato (Orgs.), Diálogos em Psicologia Social (pp. 275-288). Porto Alegre, RS: ABRAPSO-SUL. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601.pdf
Guareschi, Pedrinho. Comunicação: um novo personagem dentro de casa. In: _____. Psicologia Social Crítica como prática de libertação. 3 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
Rosemberg, Fúlvia, & Andrade, Marcelo. (2007). Infância na mídia brasileira e ideologia. In Ana Maria Jacó-Vilela & Leny Sato (Orgs.), Diálogos em Psicologia Social (pp. 257-274). Porto Alegre, RS: ABRAPSO-SUL. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601.pdf
THOMPSON, John B. A reinvenção da publicidade. In: _____. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. (p. 205-228).
-
03/11- O fenômeno multidimensional da violência: aspectos individuais e coletivos e a questão de sua superação
Leitura principal:
MELLO, Sylvia Leser de. A violência urbana e a exclusão de jovens. In: SAWAIA, Bader. (Org.). As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 129-140.
Leitura complementar:
MINAYO, Maria Cecília de S.; SOUZA, E. R. de. Violência e saúde como um campo interdisciplinar e de ação coletiva. História, Ciência, Saúde – Manguinhos. N. 4, v. 3, p. 513-531, 1997-1998.
-
10/11 - O fenômeno multidimensional da violência: aspectos individuais e coletivos e a questão de sua superação
Leitura principal:
GALTUNG, Johan. Violência, paz e pesquisa para a paz. Organismo, v. 15, n. 28, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150546
(Versão original: GALTUNG, Johan. Violence, peace and peace research. Journal of Peace Research, 6(3)., 1969 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150546/147375)
Leitura complementar:
GALTUNG, Johan. Sobre la paz. Barcelona: Editorial Fontamara, 1985. (p. 27-45).
LOPES, Felipe T. P. Os conceitos de paz e violência cultural: Contribuições e limites da obra de Johan Galtung para a análise de conflitos violentos. Athenea Digital, v. 13, n. 2, 169-177, 2013. Disponível em: http://atheneadigital.net/article/view/v13-n2-tavares.
Dossiê sobre a obra de Galtung publicado na Organicom: Comunicação, estudos para a paz e violência organizacional. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/issue/view/10839 -
Leitura principal:
COIMBRA, Cecília M. B.; LOBO, Lilia F.; NASCIMENTO, Maria Lívia. Por uma invenção ética para os direitos humanos. Psicologia Clínica, v. 20, n. 2, p. 89-102, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652008000200007
Leitura complementar:
BICALHO, Pedro P. G.; CASSAL, Luan C. B.; MAGALHÃES, Kelly C.; GERALDINE, Janaína R. Formação em psicologia, direitos humanos e compromisso social: a produção micropolítica de novos sentidos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, n.2, v. 2, p. 20-35, 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2009/boletim2009-2/bicalho.pdf -
Leitura principal:
YAMAMOTO, Oswaldo H. 50 anos de profissão: responsabilidade social ou projeto ético-político? Psicologia: Ciência e Profissão, 32(n. esp.), 6-17, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500002
Leitura complementar:
SANTOS, B. S. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. In: SANTOS, B. S.; CHAUÍ, M. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez: 2013.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia e direitos humanos: subjetividade e exclusão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
SANTOS, B. S. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013.
-
01/12 – Desafios à Psicologia Social na investigação e intervenção sobre as relações intersubjetivas na contemporaneidade: cidadania, direitos humanos e diversidade
PAIVA, Ilana L.; YAMAMOTO, Oswaldo H. Os Novos Quixotes da Psicologia e a Prática Social no “Terceiro Setor”. Psicologia Política , n. 8, v. 16, p. 231 – 250, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2008000200004
YAMAMOTO, Oswaldo H. Questão social e políticas públicas: revendo o compromisso da Psicologia. In A. M. B. Bock (Org.), Psicologia e o compromisso social . 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 37-54.
Leitura complementar:
SAWAIA, Bader Burihan. Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e tranformação social. Psicol. Soc., Florianópolis , v. 21, n. 3, p. 364-372, Dec. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000300010&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Dec. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300010.Carone, Iray. Igualdade versus diferença: um tema do século In: Aquino, Júlio Groppa (1998). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.
Entrega dos trabalhos finais -
08/12 - Desafios à Psicologia Social na investigação e intervenção sobre as relações intersubjetivas na contemporaneidade: cidadania, direitos humanos e diversidade
Conversa com o Prof. Dr. Roberth Tavanti -