Programação
-
Aula introdutória:
Apresentação do curso
Introdução à Antropologia: escolas teóricas e principais autores
-
Um pequeno vídeo sobre o que é a Antropologia e para que serve o seu estudo
-
Volume 1 completo, da obra de Spencer
-
Livro completo de Lewis Morgan.
-
Escolas teóricas e autores de referência
-
Em razão da Semana Jurídica da FDRP, nesta aula damos boas vindas aos alunos e apresentamos o programa do curso (que ainda estava em construção). O programa atualizado já está disponível.
-
Nesta gravação concentramos as aulas ministradas ao vivo nos dias 28 de agosto e 04 de setembro.
O tema introduz as principais escolas teóricas da Antropologia e seus métodos.
-
A expressão dos estudos antropológicos
-
Um dos métodos mais utilizados na Antropologia é o denominado "observação participante". A etnografia é o resultado, a expressão desses estudos.
-
Arquivo em formato epub
-
Com base no texto "Etnografia não é método", de Mariza Peirano, nesta aula alinhavamos os elementos introdutórios da disciplina: as referências teóricas (interdisciplinares) e os procedimentos metodológicos (empíricos) que resultam em uma etnografia. O quatro textos trabalhados neste módulo serão objeto de nossa primeira atividade avaliativa, que será desenvolvida em grupo.
-
Conferência com Lucas Bulgarelli
A Interlocução entre Políticas Públicas, Estado e Movimentos Sociais a partir do estudo das lutas LGBTI no Brasil
-
Obra coletiva organizada por José Sérgio Leite Lopes e Beatriz Heredia
-
Grupos com até 5 pessoas para realização de atividades
-
Encontro com o Professor Lucas Bulgarelli.
Desafios da etnografia no movimento social LGBTQI
-
Conferência com Profa. Dra. Flávia Pasqualin
Quando o amor se torna assunto de Estado: brasileiras envolvidas com muçulmanos estrangeiros via Internet.
-
A pesquisa da profa. Flávia Pasqualin aborda as questões culturais envolvidas em casamentos interétnicos entre brasileiras e homens islâmicos.
-
Debate com a turma acerca dos temas tratados por Geertz, especialmente sobre questões relativas às teorias e métodos da Antropologia (Capítulo 01), e sobre o estado da arte dos estudos antropológicos sobre cultura, religião e seus elementos simbólicos.
-
Conferência de Ana Letícia Fiori
Um crime e suas repercussões: o julgamento do "caso Aline" no Tribunal do Júri e outras esferas narrativas
-
Leitura para aprofundamento e debate sobre etnografia jurídica junto ao tribunal do júri.
-
Relato da etnografia do júri, ocorrido em 2009, do "Caso Aline", que julgou crime de estupro seguido de homicídio na cidade de Ouro Preto-MG.
-
Debate sobre o texto "Etnografias dissonantes do tribunal do júri", de Ana Lúcia Pastore, com a colaboração da doutoranda Gabriela Perissinotto
-
Conferência com Profa. Camila Motta
Corpo, mente e coração: uma etnografia sobre saúde mental em comunidades islâmicas brasileiras
-
Palestra e debate com a Profa. Camila Motta.
-
-
Conferência de Beatriz Accioly Lins
"A lei é dura, mas é a lei: Direito e manuseio na prática"
-
Capítulo 02 do livro de Beatriz Accioly
-
Obra completa de Michael Lipskt. Vamos ler a Introdução.
-
Livro completo
-
Obra completa
-
Artigo da Bia Accioly publicado na Revista Marie Claire
-
Livro completo sobre o Caso "Angela Diniz"
-
-
Conferência com Sara Vieira Antunes:
Medida de segurança: dimensões múltiplas da loucura e do crime
-
Conferência de Betânia de Oliveira Almeida de Andrade
"Esperteza" e "bom comportamento" na execução penal
-
Para atribuição da nota de aproveitamento da disciplina, os alunos deverão apresentar o relato etnográfico de uma audiência, realizada de forma remota, e de um juri. Os vídeos estão disponibizados neste módulo.
Os relatos deverão se orientar pelos seguintes critérios:
1. Deve conter entre cinco a dez páginas;
2. Formato Abnt;
3. Necessário apresentar uma introdução; a metodologia; o desenvolvimento; conclusão e a bibliografia de referência (apenas a que foi mencionada no relato);
4. Na introdução: apresentar o contexto da disciplina de antropologia na formação do aluno, a relevância da observação da prática judicial, o lugar do aluno de direito na pesquisa antropológica, etc.;
5. Na metodologia: descrever como foi desenvolvido no processo de observação? Foi realizada uma etnografia, ou uma netnografia?
6. No desenvolvimento: será apresentado o relato das observações com foco naquilo que causou maior estranhamento, que pode ser aspectos relativos a detalhes de comportamento, expressões, posturas, vestimentas, rituais, linguagem ou linguagens empregadas, etc.
7. Por último, as conclusões: Aqui pode ser destacada a subjetividade do olhar crítico do pesquisador, parte do trabalho onde o aluno pode destacar o que esperava encontrar vs. aquilo que, de fato, encontrou.
8. Para subsidiar o relato, os alunos tem à disposição a bibiligrafia do curso relativa à etnografia e à observações etnográficas realizadas em tribunais de júri.