Discussão da prova: solução de dúvidas e importância prática dos temas tratados.
Conversa com Rafael Ruas Martins (Amata): hoje começamos a fazer contato com tecnologias LiDAR, uma inovação dentre muitas outras que têm surgido na área de sensoriamento remoto. Mas, antes de entrarmos nos detalhes dessas tecnologias, vamos aproveitar o privilégio, agora às 14:30, de uma conversa com um experiente profissional da área de Sistemas de Informação Geográfica. Rafael é analista sênior de geoprocessamento, sensoriamento remoto e cadastro florestal na Amata, uma empresa que maneja florestas para abastecer o mercado com madeiras de espécies nativas, e com madeira de reflorestamentos de pinus e eucalipto . Vamos aproveitar para conhecer melhor os desafios que os profissionais dessa área enfrentam e qual a importância desse profissional para a gestão florestal.
Introdução ao LiDAR: Buscaremos justificativas para o estudo das novas tecnologias de sensoriamento remoto, apresentando exemplos da sua aplicação na gestão de recursos florestal (clique AQUI para download da apresentação usada pelo professor).
Dinâmica: primeiro contato com dados LiDAR, e trabalho em grupo para exploração dos dados e determinação de diferentes medidas requeridas para cada grupo.
Explore o repositório OpenTopography de dados LiDAR com centenas de opções para download gratuito. Clique em Data, Data Catalog e depois clique no botão "Point Cloud" da opção 207 - White Canyon and Hite, Lake Powell, Utah. Agora, no mapa, clique no botão à esquerda "Select a Region" (o cursor muda para uma cruz) e dentro do polígono avermelhado, escolha um retângulo na parte superior à direita que inclua as encostas do Narrow Canyon próximo a "Mille Craig Bend". Confira se o número de pontos está entre 2 e três milhões; marque a opção "Point cloud data in LAZ format"; desmarque "Calculate TIN"; marque "Generate 3D point cloud browser visualization"; preencha os três campos do bloco "job description"; e finalmente clique em "Submit". Após alguns minutos, na página "Point cloud job results", clique em "View 3D point cloud in your browser". Você obterá algo parecido com a seguinte figura:
Dinâmica
Dados LiDAR podem ser explorados e analisados com a ajuda de diferentes programas. Este será o primeiro contato direto de vocês com esse tipo de dado. Então, optamos pelo uso de um visualizador que, além de nos oferecer a renderização 3D dos pontos LiDAR, também nos disponibiliza ferramentas para a medição de elementos presentes na imagem. O renderizador escolhido é o Potree e o link para os dados renderizados pelo Potree é: http://luizestraviz.com/potree/esalq.html
Sala 1 Qual a largura, altura, profundidade e área transversal do prédio que aparece na cena?
Sala 2 Qual a diferença da altura média das palmeiras que aparecem na frente do prédio com as que aparecem atrás?
Sala 3 Qual a altura e a área transversal da caixa d'água, e qual a distância da cumeeira dessa caixa até a cumeeira do prédio?
Agrupe-se em uma das salas, e juntamente com as demais pessoas da sala explore os recursos oferecidos pelo visualizador. Depois de familiarizar-se com o visualizador, e com as ferramentas disponíveis, responda às questões atribuídas à sua sala. Importante: use projeção ortográfica para obter as medidas. Os dados LiDAR deste exercício foram extraídos de um levantamento feito no campus da ESALQ em 22/Jun/2018. Gentilmente conduzido pelo Prof. Eben Broadbent, da Universidade da Flórida, esse levantamento usou o mesmo drone e recursos demonstrados no dia de campo da Conferência Silvilaser 2019. Assista ao videoclipe que registra as atividades desse dia:
Field Trip Silvilaser 2019 mobile terrestrial and drone LiDAR scanning Foz do Iguaçu, PR em 09/out/2019