22Set
Aula 05
Para ótimos locais, intervenções florestais podem considerar duas alternativas.
(clique aqui para acessar o Google Meet desta aula)
Agenda
- Uma rápida revisão de princípios de inventário florestal apresentados na aula passada: dois exemplos disponibilizados no final daquela aula.
- Síntese da videoaula sobre Critérios de Avaliação de Projetos: destaque às fórmulas básicas da Matemática Financeira, às fórmulas usadas para calcular o valor presente de séries de pagamentos perpétuas (anuais e perpétuas), e à fórmula de Faustmann (que se baseia na fórmula do valor presente de uma série periódica perpétua) que é também conhecida como a fórmula do Valor Esperado da Terra (VET).
- Ciclos de produção florestal podem ser ótimos tanto do ponto de vista volumétrico como econômico: como visto na videoaula, dois princípios básicos ajudam a(o) gestor(a) florestal a definir a duração ótima do ciclo de produção de um plantio florestal:
- o critério volumétrico (que se baseia na escolha de idades que maximizam o incremente médio anual - IMA), e
- o critério econômico que segue a lógica da escolha da idade que maximiza o valor da terra, segundo o princípio de Faustmann (ou fórmula do VET - valor esperado da terra).
- Existe uma idade de colheita florestal que seja ótima tanto do ponto de vista volumétrico como econômico? Veremos que sim, e que uma demonstração mais rigorosa se encontra publicada por nós em um artigo publicado na revista Scientia Forestalis. O interessante nessa discussão é conhecer as condições que precisam acontecer para que isso seja possível.
- Dinâmica: quatro questões são apresentadas para discussão em grupo. Essas questões fazem parte do Estudo Dirigido no. que precisa ser resolvido individualmente.
Relembrando as fórmulas dos critérios de avaliação de projetos
Ao tomar decisões, o(a) gestor(a) florestal se pauta por critérios de otimização. Muitas vezes esses critérios serão econômicos e o ótimo procurará expressar o melhor retorno financeiro possível sobre os investimentos. Assim sendo, é necessário relembrar conceitos que já estudamos no curso de Economia de Recursos Florestais. Os vídeos abaixo nos ajudarão nessa tarefa. Você deve escolher entre (i) o vídeo específico sobre Critérios de Avaliação de Projetos, ou (ii) a série completa de quatro vídeos que apresenta as fórmulas básicas da Matemática Financeira e os Critérios de Avaliação de Projetos.
Critérios financeiros
de avaliação de projetosPlaylist com a série
completa (4 vídeos)Definindo a idade ótima da colheita florestal
Esta videoaula discute um dos mais importantes problemas da gestão florestal. Colocado na forma de uma pergunta, as árvores já estão maduras para colheita? Ou ainda, como se determina a duração de um ciclo de produção florestal? Assista o vídeo e responda as questões de assimilação de conteúdo disponíveis no link que encabeça esta seção. O material usado no vídeo está disponível em duas partes. Para acessar a apresentação referente à primeira parte, que se concentra nos métodos volumétrico e econômico de determinação da idade ótima, clique AQUI. Para acesso ao material que ilustra a explicação sobre as condições para que ótimo volumétrico e econômico sejam iguais, clique AQUI.
Definindo a duração
ótima do ciclo de
produção florestal
- A possibilidade de rotações economicamente ótimas (máximo VET) serem iguais ou mais longas que rotações volumetricamente ótimas (máximo IMA) é apresentado no seguinte artigo: Rodriguez, L.C.E; Bueno, A.R.S.; Rodrigues, F. (1997) Rotações de eucaliptos mais longas: análise volumétrica e econômica. Scientia Forestalis. Piracicaba. (51):15-28.
- Para acessar a planilha que permite estudar as questões apresentadas na videoaula e no artigo, clique AQUI
Dinâmica
As seguintes planilhas Excel serão usadas para os estudos em grupo, e usam a fórmula de Faustmann (ou do Valor Esperado da Terra, VET) para:
- entender a relação entre retorno financeiro (juros), valor da terra e valor do arrendamento.
- entender como retorno financeiro (juros) e preço da produção (madeira) afetam a duração do ciclo florestal economicamente ótimo.
Anotem as questões que serão propostas durante a aula, escolham uma das salas para estudar em grupo e retornem para apresentação dos resultados.
Sala 1 Sala 2 Sala 3