01Dez
Aula 15
Uma nova formulação que inclui múltiplas metas,
e uma planilha com macros que geram as formulações aprendidas neste curso.
(clique aqui acessar o Google Meet desta aula)
Agenda
- Esta aula termina o bloco de ferramentas baseadas em programação linear, e encerra o curso de Gestão de Recursos Florestais. Destinaremos um momento para a avaliação da disciplina. Faremos a avaliação de disciplinas requerida pela ESALQ (ADG Discente/Docente), e logo em seguida retomaremos a agenda de hoje.
- Aprendemos na aula passada a usar variáveis endógenas para estabelecer fluxos anuais de produção relativamente estáveis dentro de margens em torno da média anual de produção; e para controlar o estoque de madeira em pé e a área por classe de idade em um determinado ano do horizonte de planejamento. Nesta aula, (i) incluiremos variáveis endógenas no modelo de ordenamento da produção para também controlar a área colhida anualmente; (ii) veremos como a técnica de formulação programação por metas nos ajuda a conciliar vários objetivos ao mesmo tempo; e (iii) aprenderemos a usar uma planilha especialmente desenvolvida para nos ajudar a gerar as formulações que aprendemos neste curso. As atividades (i) e (ii) serão apoiadas pela planilha MS-Excel, já usada nas aulas anteriores (hoje usaremos as abas OrdenaComControleDeÁrea e PlanoPorMetas). Uma seção especial nesta página é dedicada à terceira atividade (iii) e servirá de apoio para as explicações que o professor apresentará durante a aula.
- Dinâmica: reunidos em grupos, resolveremos as duas novas formulações usando o Solver do Excel e o lpsolve. Também será requerido a cada grupo que opere a planilha geradora de formulações segundo instruções específicas que o professor disponibilizará durante a aula.
Reúna-se com os seus colegas numa das salas virtuais de estudo listadas abaixo, e siga as instruções de trabalho sugeridas pelo professor.
Sala 1 Sala 2 Sala 3 Minimização dos desvios em torno das metas de produção - versão programação por metas (goal programming) da formulação básica de P.L. para gestão florestal
\( \begin{align*} Min \ \ Z & = TPVa + TPVb + \sum_{t} (Pa_{t} + Pb_{t}) & \\ subject \ \ to: & & \\ & (\sum_{i} \sum_{k} D_{ik} X_{ik}) - TPVa + TPVb & = TPVgoal \\ & \sum_{k} X_{ik} & \leq A_i \ \ (i = 1, 2, \cdots N) \\ & (\sum_{i} \sum_{k} v_{ikt} X_{ik}) - P_t & = 0 \ \ (t = 1, 2, \cdots T) \\ & P_t - Pa_{t} + Pb_{t} & = Pgoal_{t} \ \ (t = 1, 2, \cdots T) \\ & X_{ik} \geq 0 & \\ \end{align*} \)
Uma ferramenta para apoio à formulação do modelo de PL para Gestão Florestal
Um sistema para a formulação de planos ótimos de gestão para plantios florestais
As seguintes planilhas podem ser usadas para formular diferentes versões do modelo básico de planejamento florestal com programação linear:
MatrizFormatador.xlsmMatrizConstrutor.xlsm
Mensagem de final de curso
Muitas vezes, no meio de um curso, nos perguntamos para que serve o que estamos estudando. Pode ser que você esteja se perguntando isso agora, enquanto aprendemos uma nova ferramenta matemática com enorme potencial para nos ajudar, que permite resolver problemas difíceis, mas que parece igualmente difícil. De certa forma, ao avançarmos no desenvolvimento de novas habilidades, acabamos nos expondo a conteúdos cada vez menos triviais e que são resultado da evolução das ciências.
Acompanhar essa evolução não é fácil, mas consola saber que muitas dessas novas soluções foram desenvolvidas por pessoas como nós. São idéias, conceitos ou invenções transformadoras, no âmbito profissional e pessoal, e que precisam ser assimiladas para podermos apreciar o quanto temos evoluído na solução de problemas cada vez mais difíceis.
Para inspirar-nos um pouco sobre os desafios que virão pela frente, sugiro, como atividade complementar, uma reflexão sobre a forma como a humanidade vem se transformando. Para isso, vamos assistir a uma palestra que nos oferece uma visão bastante plausível do futuro. O vídeo abaixo dá acesso a uma palestra do economista americano Jeremy Rifkin (curto CV em português), também conhecido pela sua atividade como sociólogo, escritor, conferencista, consultor político e ativista, oferece uma profunda e detalhada descrição da atual transição pela qual passa a humanidade.
O vídeo é longo (mais de uma hora) e está legendado. Programe-se para dedicar umas duas horas a esse vídeo. Faça apontamentos, enquanto assiste, e procure responder as seguintes perguntas:
- Quais são as três revoluções industriais às quais o palestrante se refere?
- Quais são os três pilares citados pelo palestrante que mudam e geram cada uma das três revoluções?
- Como as atuais gerações (milênios) poderão usar as suas habilidades para encarar essa revolução?
A atual revolução industrial:
mudanças e oportunidades