Programação

  • Aula 11

    Resolução dos problemas da Lista de Exercícios

    (clique aqui acessar o Google Meet desta aula)


    • Para resolver o quiz proposto neste estudo dirigido, reuna-se com os seus colegas nas salas virtuais e, com o apoio do roteiro de formulação, converta o seguinte enunciado em um problema de programação linear.


      Três artesãos – João, Mário e Paulo – capacitam jovens de uma comunidade carente em três ofícios: Cerâmica, Marcenaria e Tecelagem. Cada artesão domina com maestria os três ofícios. O tempo dedicado mensalmente pelo João, Mário e Paulo ao projeto varia, e não pode superar as 530, 800 e 400 horas, respectivamente. Dependendo do ofício, os três cobram o mesmo valor por hora lecionada: R 100/h de aula de cerâmica, R 75/h de aula de marcenaria e R 25/h de aula de tecelagem. Mensalmente, a comunidade deseja oferecer pelo menos 600 horas de aula em oficinas de Cerâmica, 400 horas em oficinas de Marcenaria, e 200 horas em oficinas de Tecelagem. O governo do estado paga o salário dos artesãos, mas a comunidade deve arcar com o custo do material consumido durante as aulas, que não é cobrado dos alunos. Esse material custa em média à comunidade R 21,50 por hora de aula em Cerâmica, R 51,50 por hora de aula em Marcenaria e R 11,50 por hora de aula em Tecelagem. A comunidade tem em caixa no máximo R 18000, R 24000 e R 8000 para custear mensalmente o material consumido nos cursos de Cerâmica, Marcenaria e Tecelagem, respectivamente.

      • Procure a alocação de horas entre os três artesãos que resulta no menor custo de contratação desses profissionais, de tal forma que, tomando como base o tempo máximo disponível de cada um, os três ofereçam mensalmente a mesma proporção de aulas (Qual é o valor dessa proporção e quantas horas de aula cada um oferecerá?).
      • Procure a alocação de horas entre os três artesãos que resulta no menor custo de contratação desses profissionais, de tal forma que os três ofereçam mensalmente exatamente o mesmo número de horas de aula (Qual o total de horas de cada artesão, e que proporção do seu tempo disponível isso representa?). 
      Sala 1
      Sala 2
      Sala 3