• Aula 3

    Tabelas e gráficos de frequência

    (clique aqui para acessar a Google Meet desta aula)


    • Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada .
      A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.

      Boa aula!


    • Introdução ao uso de planilhas - Parte III

      A planilha Excel é nossa ferramenta básica de trabalho, e esta videoaula dá continuidade à introdução sobre planilhas iniciada na aula passada.  Seguiremos usando uma versão atualizada da planilha usada na vídeo-aulas (clique AQUI para download dessa planilha, caso não tenha ainda feito isso ainda). A planilha apresenta dados climatológicos diários extraídos da Série de Dados Climatológicos do Campus Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba.  Nesta videoaula, aprendemos a classificar, filtrar e aplicar certas fórmulas em tabelas contendo milhares de dados. Assista a videoaula e responda este estudo dirigido Q04.

      Explorando dados
      em grandes tabelas



    • Introdução ao uso de planilhas - Parte IV

      Neste bloco, nos aprofundamos em dois recursos muito uteis do Excel, a tabela dinâmica e o gráfico dinâmico.  Esses recursos oferecem poderosas ferramentas de análise exploratória de dados, pois permitem o rápido e flexível agrupamento de dados para fins de cálculo de frequências e outras estatísticas básicas. Assista às videoaulas e responda o estudo dirigido Q05 (Atenção: este Quiz tem duas páginas).

      Usando o recurso
      Tabela Dinâmica
      Usando o recurso
      Gráfico Dinâmico



    • Dinâmica em Sala de Aula

      Parte I - exercício individual

      Visite as seguintes páginas web:

      Qual página web atraiu mais a sua atenção? Como você acha que a apresentação contribuiu para você achar os temas escolhidos mais interessantes? Manifeste a sua opinião durante a discussão em sala com todos os colegas.


      Parte II - exercício em grupo
      Caso não tenha ainda a planilha de dados climáticos de Piracicaba no seu computador, faça o download clicando AQUI. Em seguida, entre numa das seguintes salas e com a ajuda dos seus colegas respondam às questões deste estudo dirigido Q06 (clique no ícone acima para acessar as questões).

      Sala 1 Sala 2 Sala 3
      Parte III - para refletir

      O gráfico abaixo apresenta a série histórica de ocorrência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Pacífico na costa do Peru) e La Niña (resfriamento das águas do Pacífico na costa do Peru). Como você organizaria os dados para explorar uma eventual correlação entre esses fenômenos e as variáveis climáticas medidas em Piracicaba?


      A tabela abaixo agrupa os fenômenos El Niño e La Niña quanto à sua intensidade.


      Fonte: https://ggweather.com/enso/oni.htm